Votação da comunidade acadêmica define o tema do Enepe 2023
Com 56,55% dos votos, escolha recaiu sobre Inteligência humana e artificial: impacto na formação e sociedade
Enepe 2023: tema atual que põe em relevo as inteligências humana e artificial (Foto: Divulgação)
O núcleo executivo de organização do Enepe 2023 – Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão – anuncia o resultado da votação pela comunidade acadêmica da Unoeste e a definição do tema do megaevento que acontece anualmente em outubro. Com mais de 550 votantes, entre quatro sugestões, 315 (o que representa 56,55% dos votantes) escolheram o tema “Inteligência humana e artificial: impacto na formação e sociedade”.
Os votos foram de 451 alunos (80,97%) e 106 professores (19,3%), totalizando 557. O segundo tema mais votado foi “Desafios da formação frente às inovações tecnológicas”, com 119 votos (21,36%); seguido de “Aprendizagem continuada e desenvolvimento social” com 76 votos (13,64%) e “Formação e tecnologia no desenvolvimento social” com 47 votos (8,44%).
O tema norteia as atividades do Enepe que neste ano ocorre com o 28º Encontro Anual de Pesquisa Institucional e Iniciação Cientifica (Enapi), incluindo o 21º Encontro Anual de Extensão (Enaext) e o 20º Encontro Anual de Ensino Superior (Enaens). A abertura geral e as dos três eventos serão presenciais, no formato talk-show. Para as demais atividades foi adotado o modelo hibrido: algumas presenciais e outras on-line.
As primeiras definições foram tomadas em reunião no dia 7 deste mês, quando ocorreu a sugestão dos temas colocados em votação no ambiente virtual Aprender. A próxima reunião será no dia 11 de abril, com a previsão de que no dia 14 do mesmo mês serão abertas as inscrições para estudantes, professores e profissionais com formação superior, vinculados ou não a instituições de ensino superior.
A organização do Enepe está elaborando a programação que estará definida em breve. Estão envolvidos vários setores das Unoeste, com a coordenação do núcleo executivo formado pelo responsável pela Coordenadoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPDI) Dr. Jair Garcia Junior; pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi; e pró-reitor acadêmico Dr. José Eduardo Creste.