08/08/2023

Volta às aulas: Unoeste recepciona calouros e veteranos

No primeiro dia, os sentimentos de empolgação, entusiasmo e alegria eram compartilhados pelos estudantes nos campi 1 e 2 de Prudente; qualidade no ensino e tecnologia de ponta permanecem sendo foco da universidade

Nos dois campi de Prudente, Sucesso do Aluno preparou recepção calorosa aos estudantes com a distribuição de sorvete, algodão-doce e pipoca (Foto: Emerson Sanchez)

A primeira segunda-feira de agosto (7) foi dia de muitos estudantes da Unoeste voltarem às aulas, e de outros iniciarem o curso superior que sempre sonhou. Após as férias de julho, a comunidade acadêmica movimentou os campi de Presidente Prudente, Jaú e Guarujá que retomaram as atividades dando início ao segundo semestre letivo. Para muitos estudantes, a volta às aulas é motivo de grande expectativa para reencontrar os colegas de turma e professores. Nos campi de Prudente, os sentimentos de empolgação, entusiasmo e alegria também eram perceptíveis nos corredores e rodas de conversa.

Considerada a 2ª melhor universidade particular do estado de São Paulo, conforme a mais recente avaliação do IGC/MEC (Índice Geral de Cursos do Ministério da Educação), mais de 16 mil pessoas, entre estudantes veteranos e calouros, além de funcionários, foram recebidos neste segundo semestre em que o foco da Unoeste continua sendo a qualidade do ensino somada à tecnologia de ponta que fazem toda a diferença para uma formação mais completa do aluno. As parcerias com empresas e instituições da região também continuam, visando proporcionar aos estudantes uma formação antenada às demandas do mercado de trabalho.

No campus 1, a movimentação foi intensa desde as primeiras horas da manhã. No caso do curso de Medicina, a recepção aos calouros e familiares ocorreu no Teatro César Cava. Direção, coordenação e corpo docente do curso deram as boas-vindas na tradicional cerimônia do jaleco. O diretor da Faculdade de Medicina, Dr. Murilo de Oliveira Lima Carapeba, recepcionou os calouros da 57ª turma, e pediu para que aproveitem ao máximo da faculdade que dispõe de uma estrutura de ponta e conta com os melhores professores especialistas, mestres, doutores e pós-doutores na área médica.

“Vocês podem ter certeza que o investimento que a gente faz é pra oferecer sempre o melhor a cada um de vocês, tanto na parte dos professores quanto no ensino e na área de tecnologia. Eu garanto que após conhecerem a faculdade, sairão daqui impressionados com tudo o que a Unoeste tem a oferecer. Sejam bem-vindos e saibam que todos têm a total liberdade de chegarem a qualquer um dos professores, em especial a professora Sueli [Cristina Schadeck Zago] do 1º termo, aos coordenadores do curso e até a mim, quando tiverem algum tipo de problema. Mais uma vez: somos uma família. Que todos façam um ótimo curso e que cada um tenha aqui a melhor experiência da vida de vocês”, discursou o Dr. Murilo.

Além das atividades realizadas no palco, que contou com apresentação cultural, considerações gerais do curso, cerimônia do jaleco, culto ecumênico e apresentação do Diretório Acadêmico e da Atlética Medicina, também houve tour institucional pelos principais laboratórios da Faculdade de Medicina no campus 1, além da Sala Betha e Arena Lab.

Felicidade em família

O calouro Santiago Hernandes Soriano, de 18 anos, trouxe parte da família que mora em Presidente Venceslau para acompanhar a aula inaugural da Faculdade de Medicina. Acompanhado dos pais Marcelo Augusto Fontolan Soriano e Karine Hernandes Soriano, e da avó Gleydis Hernandes, estava entusiasmado em começar essa nova etapa de vida. Ele também se surpreendeu com a estrutura da faculdade. “É muito gratificante poder contar com toda essa estrutura que a Unoeste pode oferecer com diversas tecnologias e aprendizado que vai agregar na minha formação profissional. Estou muito feliz por essa longa caminhada de estudo e aprendizado, e agora é partir pra mais, estudar e buscar o conhecimento que a universidade pode me proporcionar”.

A mãe se emocionou bastante ao ver o filho de jaleco pela primeira vez. “Eu fiquei muito emocionada, agradeço a Deus por todo aprendizado que ele teve nesse decorrer de estudos pra chegar até aqui. Fiquei muito contente com a apresentação, com o que a faculdade vai proporcionar a ele. Escolhemos essa universidade pelo que a gente ouviu e sabe da grandiosidade de tudo que com certeza ela poderá oferecer para a vida profissional do nosso filho. Daqui a seis anos, se Deus quiser, um futuro médico na família”, comemorava. A avó do Santiago também era só alegria. “É muito orgulho que sinto dele, por isso estou aqui também. Foi muito emocionante e gratificante vê-lo participar desse momento. Que Deus abençoe esse futuro primeiro médico da minha família”, completava.

Teatro César Cava ficou lotado na aula inaugural da Faculdade de Medicina onde é realizada a tradicional cerimônia do jaleco (Foto: Ector Gervasoni)

 

Recepção calorosa

Tanto no campus 1 quanto no campus 2, as aulas presenciais dos cursos de graduação movimentaram os corredores e dependências da universidade. O Sucesso do Aluno, departamento que já atendia no campus 2 mas que foi totalmente reestruturado seguindo um método de trabalho baseado no PAPSA, o Programa de Acolhimento, Permanência e Sucesso do Aluno, promoveu uma recepção calorosa com a distribuição de sorvete, algodão-doce e pipoca. A ação rolou durante todo o intervalo no teatro de arena, no campus 1, e em frente ao bloco B3, no campus 2.

O calouro de Direito, o estudante Samuel Amaral Moura, morador de Presidente Prudente, diz ter se encontrado já no primeiro dia de aula.  Inclusive ele trancou outra graduação que chegou a cursar um semestre, para fazer a faculdade que lida com as legislações vigentes no país em diversas esferas, entre elas civil, penal e trabalhista. “Algumas palestras motivadoras me fizeram enxergar que não era exatamente na área da saúde que meu perfil se encaixava. Então eu troquei de curso porque eu gosto muito de leitura, processo e legislação trabalhista. O site da Unoeste trazia muitas informações do tipo em que eu falei: ‘é isso que eu quero’. Futuramente eu pretendo atuar como analista tributário”, dizia otimista.

Já a Daniele Silva Ribeiro, estudante do 4º termo de Agronomia, estava animada com a volta às aulas, mesmo sendo esta já a sua segunda faculdade. “A empolgação é como se eu tivesse no 1º termo, coração até fica acelerado porque estou realizando um sonho. Então a cada semestre é como se fosse o primeiro. A motivação, empolgação, força e determinação me dão gás para seguir em frente para mais um semestre”.

A Daniele já é formada em Arquitetura e Urbanismo. Concluiu o curso na Unoeste em 2020. Dois anos depois voltou para os bancos da faculdade mirando na área onde sempre quis estar. “A arquitetura era mais um sonho do meu pai. Na época, eu fiz o que ele queria após o ensino médio, a gente fica meio influenciado pela decisão dos pais. Mas aí eu sou bem determinada, esperei, conclui o curso e me formei. No final do curso engravidei, tive meu filho e não desisti. Hoje estou aqui na Agronomia realizando meu sonho, inclusive já sou estagiária na área. E a Unoeste é fantástica em termos de estrutura: os laboratórios, essa possibilidade de área verde que temos aqui na faculdade agrega muito no nosso currículo e nas aulas práticas e teóricas”, elogiou.

Veteranos também demonstravam felicidade pelos corredores do campus 2. É o caso do estudante do 10º termo de Engenharia Civil, Gabriel da Silva Paiva, também de Prudente. “É meu último termo na graduação e pra mim é uma sensação diferente porque foi muita luta até aqui. E o sentimento é de gratidão porque a estrutura da Unoeste é uma das melhores do país. Eu tenho muito orgulho de ser prudentino e ter essa instituição aqui na nossa cidade. Eu acho que é fundamental para o crescimento da cidade e pra mim também enquanto cidadão, profissional”, diz o rapaz que já atua profissionalmente na área de engenharia e que não pretende parar de estudar após a aprovação no Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).

“Eu já passei por estágio que a Unoeste te direciona, então já estou bem colocado no mercado. Mas eu pretendo continuar na universidade e investir nos campos de pesquisa, mestrado, doutorado, enfim. Até porque a nossa cidade precisa mais de pesquisa científica na área de engenharia, desse campo mais elaborado. Então ao passo em que estarei trabalhando, continuarei aqui dentro estudando como já é hoje”, finalizou.

Vestibular Unoeste

Ainda dá tempo de você estudar na 2ª melhor universidade do estado de São Paulo. Saiba mais no site do vestibular

 


Legenda: Nos dois campi de Prudente, Sucesso do Aluno preparou recepção calorosa aos estudantes com a distribuição de sorvete, algodão-doce e pipoca
Créditos: Emerson Sanchez
Legenda: Teatro César Cava ficou lotado na aula inaugural da Faculdade de Medicina onde é realizada a tradicional cerimônia do jaleco
Créditos: Ector Gervasoni