03/02/2020

Volta às aulas: calouros e veteranos agitam campi da Unoeste

Calouros relatam boas expectativas e demonstram satisfação com a estrutura da universidade

Foto: Ector Gervasoni

Recepção aos pais e calouros da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente

 

O dia 3 de fevereiro de 2020 é, sem dúvida, um marco na vida dos novos universitários que tiveram o primeiro dia de aula na Unoeste. Misturas de sentimentos tomam conta nessa data, e não só dos estudantes, mas também dos pais e familiares, que fazem parte dessa conquista.

Nesta segunda-feira, calouros e veteranos retomam o brilho dos campi da maior universidade do oeste paulista, movimentando todos os espaços acadêmicos com o mesmo objetivo: a transformação por meio do conhecimento. 

No campus I, o curso de Estética e Cosmética está mais animado com a turma que acaba de ingressar no período da manhã. Após conhecerem parte da estrutura do campus I, onde permanecerão pelos próximos três anos, as calouras saíram juntas para o intervalo e o clima já era de amizade entre todas. “Até agora estamos gostando de tudo que vimos”, relatam. Larissa Lippi conta que pesquisou antes sobre o curso e viu que era isso mesmo que queria. Ainda é tudo novo, mas Ana Beatriz Butter revela mais interesse na estética corporal, enquanto Juliana Lourenço tem preferência pela facial. Mas, elas sabem que tudo pode mudar durante a graduação...

A futura esteticista Maria Gabriela Martins veio para o seu primeiro dia de aula acompanhada do namorado, Jonas Marcelino, que também é aluno da Unoeste, no 5º termo de Engenharia Elétrica, curso oferecido no campus II. “Ainda estou um pouco impressionada com o tamanho da universidade. Estou adorando”, relata a ingressante.

Para as mães Rosiane Boscoli Lanza e Andreia Lessa, que participaram da programação de recepção dos pais e calouros da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp), o momento é “único”. Elas acompanharam os filhos que além da amizade também têm outra coisa em comum: o nome. Os dois são João Pedro. Rosiane conta que já formou um filho em Medicina na Unoeste e conhece a qualidade do ensino. “Minha expectativa é que o João siga os passos do irmão, pois hoje ele está muito bem na profissão, já concluindo a residência médica”. Por outro lado, Andreia ressalta que o João Pedro Lessa e Silva será o primeiro médico da família, e já é motivo de muito orgulho.

Luiz Henrique Tomazeti também é aluno do 1º termo de Medicina e esteve acompanhado da mãe, Ludmila Bertoni. Para o jovem de 19 anos, o primeiro dia na universidade está sendo “demais”. “Sensação única! E sei que estou num curso espetacular. É só o começo!”, afirmou o futuro médico logo após a cerimônia do jaleco, momento que registra a primeira vez dos estudantes com este acessório que, a partir de agora, se torna a “segunda pele” deles enquanto alunos e profissionais.

Em uma área ainda predominantemente masculina, o 1º termo do bacharelado em Ciência da Computação da Faculdade de Informática (Fipp) está mais colorido com as presenças de Beatriz Rodrigues de Souza, Marina Zeni Oliveira Marques Calderan e Luana Vitória Selles Souza. “Vim da capital paulista no ano passado e desde então comecei a pesquisar as instituições em que poderia estudar. Conheci a Unoeste durante essa procura, vi que é uma excelente universidade”, conta Beatriz.

Marina tem primos que estudam aqui e seus próprios pais se formaram na Unoeste. Ela mudou-se da cidade de Ibirá (SP) para estudar. “Foi mais fácil escolher porque tenho familiares que conhecem aqui”, ressalta. No caso da Luana, a decisão pelo curso foi na Etec de Presidente Venceslau, pois teve três professores que fizeram Fipp e a estimularam. “Como eu já me interessava pela área e os meus professores também sempre falavam do curso, eu fiquei ainda mais empolgada”, revela.

No campus II, o regentense Lucas Carvalho Canziani e calouro do curso de Direito conta ter definido essa área de estudo ainda criança e que desde a adolescência havia escolhido a Unoeste, onde estudaram os seus tios e seu avô, o economista Éder Canziani, que lecionou em diferentes cursos. Quando fazia o ensino médio teve sua escolha pela universidade reforçada quando profissionais da equipe de marketing estiveram lá para divulgar os cursos.

Nesta segunda-feira, primeiro dia de aula, Lucas disse que já tinha visitado a Unoeste algumas vezes, geralmente na companhia de seu avô, mas agora fazer parte da instituição como estudante é uma satisfação. Os motivos: o ensino de qualidade, a ampla e moderna infraestrutura e o fato de a Unoeste ser reconhecida nacionalmente. “Desde sempre eu foquei aqui os estudos para a minha formação. Nunca pensei em outra instituição”, afirmou.

Moradora de Presidente Prudente e oriunda do Colégio Cooperativo, onde recebeu informações sobre a Unoeste em ação de divulgação do curso de Medicina Veterinária, Giovanna Gutierre Pardo está entre os calouros do curso de Psicologia. “Meu pai, Fabiano de Oliveira Pardo, fez Direito aqui e dá aulas na pós-graduação. Várias pessoas da família e amigos se formaram ou estudam aqui. Fiz uma pesquisa com estudantes e ex-alunos da Psicologia. Tudo isso me mostrou o quanto a Unoeste é excelente”, comentou.

Formado em Direito, Juliano Gazoni ingressou agora na Unoeste para fazer Gastronomia, pelo seu gosto com a culinária e por incentivo de amigos. Fez a primeira aula na disciplina História da Gastronomia, com o professor doutor Tchiago Inague, sendo possível ter uma visão geral e reafirmar a boa qualidade do curso. Elogiou os laboratórios e disse que a Unoeste tem um dos melhores cursos de Gastronomia do Brasil, já que tem ido a diferentes regiões do país como músico e cantor da dupla prudentina João Marcelo e Juliano.

Raul Vasconcelos Donadão, de Pirapozinho, ingressou no curso de Medicina Veterinária e contou que seu interesse sempre foi estudar na Unoeste, como uma das melhores instituições do país. “A estrutura é ótima, tudo é muito bom”, pontuou, levando sua condição de intimidade familiar com a universidade na qual seu irmão Vitor fez Sistemas de Informação e sua irmã Isabela fez Medicina Veterinária e agora está fazendo aprimoramento (residência) no Hospital Veterinário da Unoeste.


Legenda: Recepção aos pais e calouros da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente
Créditos: Ector Gervasoni
Legenda: Opinião da turma do 1º termo do curso de Estética e Cosmética é unanime sobre o primeiro dia de aula: “estamos adorando”
Créditos: Mariana Tavares