04/12/2023

Vestibular de Medicina atrai candidatos de várias cidades

Aprovados terão prazo de até dois dias úteis para efetivação da matrícula após a publicação do resultado

Centenas de pessoas concorriam a uma das 105 vagas ofertadas num dos cursos mais disputados do Brasil (Foto: Ector Gervasoni)

Um domingo de muitas expectativas, ansiedade, confiança e, que no final das contas, pode ser um divisor de águas na vida de quem enxerga nos estudos a melhor forma de ser bem sucedido profissionalmente. Assim foi o 3 de dezembro para todos os inscritos que participaram do vestibular da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp/Unoeste). Candidatos de vários estados movimentaram o campus 2 da Unoeste, local onde a prova foi aplicada, a fim de conquistarem uma das 105 vagas ofertadas num dos cursos mais disputados do Brasil e avaliado com 4 estrelas no Guia da Faculdade 2023.

Nesta edição, o vestibular da Medicina na universidade que é conceito máximo (Nota 5) no Ministério da Educação (MEC), atraiu candidatos dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Norte e São Paulo. Da região de Prudente, participaram candidatos que vieram das cidades de Álvares Machado, Presidente Venceslau, Regente Feijó, entre outras. Mas tanto os candidatos da região, quanto os que residem em outras federações relatam terem ficado impressionados com a infraestrutura da Unoeste.

 Candidatos de fora

No caso da Faculdade de Medicina, o ensino de qualidade, a formação profissional com responsabilidade, a estrutura altamente tecnológica e uma gama de laboratórios de aprendizagem são atrativos para muitos candidatos que estão mais distantes da capital do oeste paulista. É o caso do estudante Ruan Ferreira de Souza Vasconcelos, de 17 anos. Ele veio de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Percorreu mais de 3.200 quilômetros só para prestar a prova na Unoeste. Chegou ao campus 2 acompanhado do tio Altair Zampieri, que é empresário em Prudente no ramo de churrascaria. 

“Outro tio meu se formou na Unoeste, ele me indicou, disse que a faculdade é muito boa, que aqui tudo é ótimo. Eu quero prestar para passar esse ano, e a escolha da medicina é porque eu tenho um ‘bocado’ de médico na família, meu tio, meu avô, e eu amo essa área. Se eu passar vou me mudar pra cá e ser feliz aqui na Unoeste”, disse, em sotaque característico de nordestino. O tio prometeu que se ele passar, hospedagem garantida pelos próximos seis anos ele já tem. “Vai ser uma felicidade muito grande porque minhas duas filhas fizeram Medicina na Unoeste e estão muito bem encaminhadas, graças a Deus. E eu falei pra ele, vem pra Prudente que não tem igual à Unoeste. Vou acomodá-lo na minha casa e ele vai ficar tranquilo”.

De São Paulo, capital, a candidata Ana Beatriz Castilho, de 17 anos, veio acompanhada da irmã Ana Clara, da mãe Rosimeri Castilho e do mascotinho da família, o cachorrinho Romeu da raça spitz alemão. “A minha ansiedade está muito forte, eu venho estudando muito desde o início do ano, buscando um resultado. Apesar de estar um pouco nervosa hoje, vou respirar fundo e fazer minha parte. Se for pra ser vai ser. E quero que seja porque tenho uma prima que fez Medicina na Unoeste e que veio me falar no ano passado o quanto a faculdade é boa, de excelência, estrutura diferenciada. Comecei então a pesquisar por fora e eu vi que os resultados eram realmente bons. Então se eu passar, em janeiro já venho morar aqui”, fala entusiasmada.

E a família dela estava unida pra dar apoios moral e emocional que são essenciais nessa fase da vida. “O apoio da família é tudo, a gente coloca Deus à frente e a família vem dando todo o amparo que ela precisa. Por isso estamos aqui, inclusive o Romeu que faz parte da família e é o apoio emocional de todos nós”, brincou a mãe. “Eu já tenho um filho que estuda fora, tenho a Ana que daqui há dois anos também estará prestando vestibular. Mas se a Ana Beatriz conseguir aquilo que ela quer a gente vai lutar, conciliar, com amor tudo dá certo”.

Indecisa entre medicina e engenharia civil durante todo o ensino médio, a Luísa Frederico Makita bateu o martelo recentemente e optou pela área médica. Ela é da cidade de Primeiro de Maio, no Paraná, a 70 quilômetros de Londrina, e viajou 137 quilômetros junto coma mãe para realizar esse sonho cada vez mais próximo. “Espero que dê tudo certo, que eu seja aprovada na Unoeste porque é uma universidade muito boa e com estrutura excelente. E se eu passar, já vou efetivar a matrícula”. A mãe completou: “Eu fico muito orgulhosa, pra mim é uma satisfação ver ela também seguindo a área da saúde”, disse a mãe Camila Frederico que é farmacêutica. 

De Apucarana, também no Paraná, a Maria Theresa Manini de Souza, de 17 anos, veio com os pais Helena e Carolino, ambos formados há mais de 20 anos na Unoeste nos cursos de Direito e Agronomia, respectivamente. A jovem estava empolgada para a prova, já que se passar vai fazer o que mais gosta. “Eu acho um curso muito nobre e acho muito legal ajudar pessoas. Eu fiz cursinho e estou confiante”. O pai estava confiante na vitória dela. “Já passamos por isso um dia e agora estamos aqui junto com ela, torcendo para que consiga fazer uma boa prova, e se Deus quiser para não perder nenhum ano da vida porque quanto mais cedo sair da faculdade, mais cedo chega o futuro melhor”.

Recepcionado pelo tio Altair que mora em Prudente, o candidato Ruan Vasconcelos veio de Mossoró, no Rio Grande do Norte, prestar a prova na Unoeste (Foto: Ector Gervasoni)

De Araraquara, veio a Athina Lupo, de 17 anos, acompanhada da mãe Altiva Lupo Nascimento. Foram cerca de 750 quilômetros rodados com muita expectativa trazida na bagagem. “De todas as carreiras na área da saúde, a medicina é a maneira mais direita de cuidar do bem-estar das pessoas. Porque a medicina não ensina só operação, práticas de hospital. É também a medicina familiar, é o cuidado com o psicológico do paciente. Eu gosto disso. E se eu passar, por já saber que a universidade é nota máxima no MEC, além de ter uma tecnologia avançada para o ensino, eu com certeza virei estudar aqui”.  A mãe dá total apoio. “Eu estou aqui naquela emoção de como se tivesse prestando vestibular também. Eu me emociono, fico nervosa também, não dorme direito à noite. É muita expectativa, estou na torcida por ela”.

 Novo médico na família

Acompanhado dos pais Marcelo e Mari Duarte, o estudante Henrico Daniel da Silva Duarte, de 17 anos, decidiu seguir os mesmos passos do irmão Eduardo Daniel da Silva Duarte que já está no último ano da Faculdade de Medicina da Unoeste. “Eu decidi escolher Medicina porque sempre gostei de me relacionar com as pessoas e por influência do meu irmão que iniciou a faculdade aqui na Unoeste. Ele sempre me relatou muito bem sobre o curso e isso me inspirou, ter essa vontade, esse ímpeto pra fazer esse curso”. O pai era só orgulho em saber que o outro filho também almeja sucesso profissional no ramo da Medicina. “A gente fica muito feliz de ter essa oportunidade, já estou formando um filho e o outro também querer medicina. Não é fácil pagar um curso desses, mas a gente paga com alegria muita grande, ficamos felizes e pedimos a Deus que abençoe eles, que sejam excelentes médicos e que contribuam de uma forma positiva nessa área da saúde que a gente sabe que no Brasil hoje é tão carente”.

 Gabarito e resultado

O gabarito do Vestibular de Medicina será divulgado ainda na tarde desde domingo (3), logo após o término das provas. Conforme o edital, o resultado do Vestibular está previsto para sair nesta terça-feira, dia 5, ou até o término das correções das redações. Ele ficará disponível para o vestibulando na área do candidato, no site da Unoeste.

 Matrículas

Os aprovados para Medicina Prudente terão o prazo de até dois dias úteis para efetivação da matrícula após a publicação do resultado. Portanto, deverá ser feita até às 18h, do dia 7 de dezembro. Não completadas as vagas, serão realizadas novas chamadas aos classificados em lista de espera, com prazo de um dia útil para efetivação da matrícula. As matrículas deverão ser feitas na secretaria do campus 1 de Prudente, que fica localizado na Rua José Bongiovani, número 700, na Cidade Universitária. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.

 Outros cursos é na Unoeste!

Com exceção da Medicina, para os outros cursos da Unoeste, você ainda pode estudar na universidade que é conceito máximo no MEC ingressando por meio da Prova On-line, nota do Enem, portador de diploma e transferência, além do Programa 40+. Clique aqui e faça sua inscrição.

 


Legenda: Centenas de pessoas concorriam a uma das 105 vagas ofertadas num dos cursos mais disputados do Brasil
Créditos: Ector Gervasoni
Legenda: Recepcionado pelo tio Altair que mora em Prudente, o candidato Ruan Vasconcelos veio de Mossoró, no Rio Grande do Norte, prestar a prova na Unoeste
Créditos: Ector Gervasoni