26/06/2023

Vestibular de Medicina atrai candidatos de 14 estados

Vagas na Unoeste são disputadas por candidatos do Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo

Candidatos lotaram o campus 2 na manhã deste domingo; as rodinhas de conversas eram uma forma de distrair e aliviar a tensão (Foto: Ector Gervasoni)

Para quem sonha em se tornar médico daqui a seis anos, este domingo (25) foi de acordar cedo e aplicar todo o conhecimento adquirido durante o ensino médio na prova do vestibular da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp/Unoeste). Candidatos de várias partes do país movimentaram o campus 2 da Unoeste, em Prudente. Centenas de pessoas concorriam a uma das 105 vagas ofertadas num dos cursos mais disputados do Brasil e oferecido na 2ª melhor universidade particular do estado de São Paulo. A prova teve duração de 4 horas (das 9h às 13h). E a expectativa de muitos candidatos antes do início da prova era de mandar bem para entrar no curso avaliado com 4 estrelas no Guia da Faculdade 2022.

Muitos candidatos da região, do estado e que vieram também de outras federações relatavam também que a qualidade, infraestrutura e tecnologia da Unoeste os motivaram a fazer a prova. 

Candidatos de fora

Boas referências como ensino, formação profissional de qualidade, estrutura altamente tecnológica e uma diversidade de laboratórios de aprendizagem atraem muitos candidatos de fora para fazer o Vestibular de Medicina da Unoeste. É o caso da candidata Ana Luísa Marchioni Orlandini, de 17 anos. Ela é de Jacarezinho, no Paraná, e veio acompanhada dos pais Lucas Eduardo Orlandini e Valéria Marchioni Orlandini. É a primeira vez que a jovem presta um vestibular, e estava ansiosa pra esse momento de transição tão importante na vida de qualquer estudante.

“Desde criança sempre tive vontade de ser médica, e tenho parentes próximos que fizeram Medicina. Então já soube de histórias que me motivaram ainda mais. No começo do terceiro ano cheguei a ter dúvidas em tender pra parte de informática, programação, mas eu cheguei à conclusão que é Medicina mesmo que quero pra minha vida. Eu gosto de cuidar de pessoas, eu cuido muito da minha avó, então é isso que eu quero”. A mãe estava na expectativa de que a filha mandasse bem na prova. “É um momento de transformação para a vida adulta. Eu acho que estou mais ansiosa que ela, mas é importante estarmos aqui pra acompanhar e passar boas vibrações pra ela. Torcer para que dê tudo certo”, acreditava.

A candidata Ana Luísa Carvalho de Sousa, de 18 anos, veio de Brasília (DF) fazer a prova. Acompanhada da mãe, a professora Salete Pereira de Carvalho Sousa, ela estava confiante. “Eu me preparei bastante, espero que dê tudo certo porque Medicina sempre foi um curso que me identifiquei”, dizia esperançosa. A mãe dela contou porque fez questão de acompanhar a filha na viagem. “É fundamental, essa idade já requer essa presença nossa pra poder ensinar a voar. São esses os primeiros passos a partir dos 18 anos e a gente tá aqui do lado apoiando a decisão dela. E se ela passar, meu coração vai ficar dividido de Brasília pra cá, mas vai dar pra aguentar. O importante é o futuro dela e a gente ouviu falar muito bem da faculdade, viemos com boas referências e amamos a cidade. Já passeamos, fomos ao Centro, ao shopping, é bem aconchegante”, revelou.

De Dourados, Mato Grosso do Sul, veio a Yasmin Vitória Vasconcelos Silva, de 21 anos. Ela também estava acompanhada da mãe, a psicóloga Ivoneide Vasconelos. “A medicina sempre foi um sonho pra mim, e eu gosto de poder ajudar as pessoas. Escolhi a Unoeste porque uma amiga minha estuda aqui e me falou muito bem da faculdade. Como não é tão longe da cidade onde nasci, achei uma opção muito boa pela estrutura. Apesar de ansiosa, vou com a fé que vai dar certo porque estudei bastante. Espero conseguir a aprovação”, opinou otimista. “Estou aqui pra apoiá-la, pra que ela possa realizar seu sonho de estudar aqui na Unoeste. Se ela passar, essa distância entre Prudente e Dourados será mero detalhe porque viremos sempre visita-la”, completou a mãe.

Até quem integrou a primeira turma de Medicina da Unoeste e hoje é médica bem sucedida em Assis, interior de São Paulo estava de volta a Unoeste neste domingo. É o caso da médica Valéria Cristina Vieira Branco de Alcântara. Acompanhada do marido, ela trouxe a filha Heloísa Alcântara, de 19 anos, para fazer a prova. “Ela tem o perfil que acha ser necessário para a área médica, ela está muito envolvida. E é uma emoção muito grande a gente poder estar aqui, torcendo e participando desse momento tão importante na vida dela. E olha que interessante: como a nossa turma foi a primeira da Unoeste, nós tivemos que desbravar muitas dificuldades. Hoje a gente percebe que teve um trajeto de muita evolução tecnológica, de aprimoramento de hospitais, de tecnologia na área de educação. Então esta é uma faculdade que acompanhou tudo isso, e que oferece um preparo maravilhoso para a formação médica. Eu me considero bem formada aqui e os que estão vindo nas próximas turmas mais ainda por conta de tantos investimentos da universidade”.

A filha, que acabou ficando na fila de espera no Vestibular de Medicina da Unoeste em Jaú, estava mais tranquila para a prova de hoje. “Eu quero fazer aqui em Prudente porque é mais perto, eu gosto bastante da cidade, pois já faço cursinho aqui. Acredito que estou preparada para fazer uma boa prova e passar”.

A candidata Heloísa Alcântara veio fazer a prova acompanhada dos pais; a mãe Valéria Alcântara é médica e foi aluna da primeira turma de Medicina (Foto: Ector Gervasoni)

‘Treineiro’

Filha do médico imunologista Flávio Raimundo Ferreira – que inclusive integrou a sexta turma de Medicina da Unoeste –, a candidata Ana Flávia Muchiutti Ferreira, de 17 anos, veio prestar o vestibular na condição de treineiro. É que ela ainda é estudante do terceiro ano do ensino médio, mas já tem certeza que quer seguir a profissão dos pais, já que a mãe também é médica. “Eu quero ser como eles, e já estou prestando o vestibular nessa condição para ter a experiência da prova de modo que eu possa me preparar melhor até o final do ano”, comentou. O pai era só orgulho. “Pra mim é uma grande honra porque é um legado, eu sou o primeiro médico da minha família que é de portugueses, eu sou a primeira geração no Brasil. Partiu dela essa ideia, a gente apoia claro. E ser treineiro é fundamental, é como autoescola, importante você treinar pra na hora exata não sofrer com ansiedade e não ter dúvidas nenhuma”, finalizou.

Gabarito e resultado

O gabarito do Vestibular de Medicina foi divulgado ainda ontem (25), logo após o término das provas. Conforme o edital, o resultado do Vestibular está previsto para sair nesta terça-feira, dia 27, ou até o término das correções das redações. Ele ficará disponível para o vestibulando na área do candidato, no site da Unoeste.

Matrículas

Os aprovados para Medicina Prudente terão o prazo de até dois dias úteis para efetivação da matrícula após a publicação do resultado. Portanto, deverá ser feita até às 18h, do dia 30 de junho. Não completadas as vagas, serão realizadas novas chamadas aos classificados em lista de espera, com prazo de um dia útil para efetivação da matrícula. As matrículas deverão ser feitas na secretaria do campus 1 de Prudente, que fica localizado na Rua José Bongiovani, número 700, na Cidade Universitária. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Outros cursos é na Unoeste!

Com exceção da Medicina, para os outros cursos da Unoeste, você ainda pode estudar na 2ª melhor universidade particular do estado ingressando por meio do vestibular on-line ou nota do Enem. Clique aqui e faça sua inscrição para a Prova On-line. Já para quem pretende ingressar com a Nota do Enem, clique aqui. Mais informações na página do vestibular.

 


Legenda: Candidatos lotaram o campus 2 na manhã deste domingo; as rodinhas de conversas eram uma forma de distrair e aliviar a tensão
Créditos: Ector Gervasoni
Legenda: Ana Luísa Carvalho de Sousa veio de Brasília (DF) junto com a mãe, a professora Salete Pereira de Carvalho Sousa
Créditos: Ector Gervasoni
Legenda: De Dourados, Mato Grosso do Sul, a candidata Yasmin Vitória Vasconcelos Silva também estava acompanhada da mãe, a psicóloga Ivoneide Vasconelos
Créditos: Ector Gervasoni
Legenda: Aluna do ensino médio, Ana Flávia Ferreira, de 17 anos, fez a prova na condição de treineiro; ela estava com o pai, o médico imunologista Flávio Ferreira
Créditos: Ector Gervasoni