14/06/2024

Vale este: População prudentina está mobilizada de norte a sul para o mutirão do E-lixo

A divulgação pelos organizadores e que vem fazendo a mídia local têm mobilizado a população de mais de 230 mil habitantes de Presidente Prudente para a 16ª edição do Mutirão do Lixo Eletrônico que acontece neste fim de semana. Nesta sexta-feira (14) a coleta de recicláveis ocorre nos quatros distritos localizados na zona norte, em que pese um deles tenha o nome de Floresta do Sul. Os demais são Ameliópolis, Eneida e Montalvão. A ação ocorre com caminhão fazendo o percurso no sentido zona rural para o centro da cidade.

Quatro pontos

No sábado (15) a arrecadação será em quatro pontos. O maior deles, instalado no recuo do Parque do Povo, em frente à TV Fronteira, e na zona centro-oeste, com atendimento das 8h às 16h. Os demais na praça do Wi-fi, no Conjunto Habitacional João Domingos Netto, na zona norte; no estacionamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Fuad Chammas, no Conjunto Habitacional Ana Jacinta, na zona sudoeste; e no Centro de Artes e Esportes (CEU) Professor Samoel Brondi, no Parque Alvorada, na zona leste.

Bicicletas e eletrônicos 

Como estímulo à participação com entrega de recicláveis, a premiação deste ano oferece oito bicicletas (que se enquadram na mobilidade sustentável), notebook e celular. Haverá preenchimento de cupom de cada doador de reciclável, com o sorteio ao final da coleta no Parque do Povo. As entregas dos prêmios serão na semana seguinte, em dia, local e horário a serem definidos. As bicicletas são doadas pela Unoeste. Os eletrônicos são doados pela Magalu, empresa brasileira do setor do varejo multicanal.

Questão global 

A produção de e-lixo é um grave problema global, sendo cinco vezes maior do que a sua reciclagem, conforme dados divulgados em março deste ano pela Organização das Nações Unidas (ONU). No relatório do Monitor Global de E-lixo consta que em 2022 foram gerados 62 milhões de toneladas no mundo. Em termo comparativo, essa quantidade daria para encher 1,5 milhão de caminhões com carregamento de 40 toneladas. O Brasil produziu no mesmo ano 2,4 milhões de toneladas, o que daria 50 mil caminhões.

Posição de relevo 

Entre as 150 cidades mais populosas do Brasil (IBGE, 2022), ocupando a posição de número 138 – atrás de 137 cidades, incluindo as capitais de estados, e a frente de 5.432 municípios, Presidente Prudente ocupa posição de relevo no estado e no Brasil como cidade que pratica ações de sustentabilidade em relação ao lixo urbano. Está entre as 1.032 do país que possui coleta de recicláveis, de acordo com o Banco de Dados do Anuário da Reciclagem (2022).

Certificação estadual 

No ano passado, Prudente esteve entre as 78 cidades de 645 no estado de São Paulo, que recebeu mais 80 pontos, ficou na 45ª posição e recebeu pela 4ª vez a certificação de práticas sustentáveis com o selo Município VerdeAzul. Os resíduos sólidos coletados pela Prefeitura são de 170 toneladas por dia e outras 20 pelos grandes geradores, perfazendo no mês 5,7 mil toneladas. Fora isso, a Cooperativa dos Trabalhadores de Produtos Recicláveis (Cooperlix) coleta 150 toneladas por mês.

Expressiva contribuição 

No setor da iniciativa privada, a Unoeste oferece expressiva contribuição através do ensino, pesquisa e extensão, no que está incluído o Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional (Madre) que oferta mestrado, doutorado e pós-doutorado. Também faz a lição de casa. No recém divulgado ranking University Impact Rankings, do qual participou 2.152 universidades no mundo, sendo 6% da América Latina, a Unoeste ficou entre as cinco melhores particulares do Brasil.

Prefeitura e Unoeste 

A realização do Mutirão do Lixo Eletrônico é uma parceria da Prefeitura e Unoeste, com apoio da Associação de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos do Brasil (Abree), responsável pela destinação coleta do e-lixo.  Iniciado em 2009, ano que teve duas edições, sendo uma por semestre. Até o ano passado, em 15 edições, a arrecadação passou de 780 toneladas, o que representa cerca de 20 carretas grandes, com capacidade para 40 toneladas.

Outras atividades

Na edição deste sábado, pela Unoeste o curso de Agronomia estará oferecendo mudas de árvores e os cursos de Pedagogia (presencial e EAD) estarão ofertando oficina de arte-reciclável para um grupo alunos da rede municipal de ensino; como prática relacionada à educação ambiental. A Prefeitura tem na linha de frente a Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação (Setec) e a Fundação Inova Prudente. A Unoeste tem nessa condição a Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp).

Profissionais qualificados 

Desde 2009 (quando surgiu o mutirão) o comando da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação (Setes) é ocupado por professores da Faculdade de Informática da Unoeste. O atual comando da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semea) é profissional com o título de mestre em meio ambiente e desenvolvimento regional; jornalista que leciona na Escola de Comunicação da Unoeste.  Fatos que evidenciam a condição de ofertar ao mercado mão de obra qualificada.

Estudantes universitários 

O Mutirão 2024 conta ainda com mobilização de estudantes de todos os cursos para atuarem na arrecadação do e-lixo. Inscritos voluntariamente, para este ano são 172. Número 13,3% maior que o do ano passado, quando foram 150. São universitários cujos cursos, de todas as áreas do conhecimento, têm comprometimento com questões ambientais. Eles estarão atuando em todos os pontos de arrecadação, sendo que no do Parque do Povo haverá troca de turno, sendo uma turma de manhã e outra à tarde.