Unoeste volta a ser destaque em Ranking de Sustentabilidade
University Impact Rankings teve participação de 2.152 universidades do planeta; 6% são da América Latina e a Unoeste ficou posicionada entre as cinco melhores particulares do Brasil
A área da educação foi um dos indicadores onde a Unoeste teve as melhores notas; na foto, aula do curso de Psicologia de Prudente na Sala Betha (Foto: Ector Gervasoni)
A proposta de ser uma universidade totalmente consciente no tocante à sustentabilidade, visando contribuir para a preservação do planeta, fez com que a Unoeste mais uma vez alcançasse lugar de destaque no Ranking Mundial de Sustentabilidade.
A Times Higher Education, divulgou nessa quarta-feira (12), o University Impact Rankings para 2024 que utiliza métricas de desempenho global que avaliam diversas universidades do mundo em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Também afere indicadores calibrados para fornecer comparações abrangentes entre as Instituições de Ensino Superior (IES) a despeito das ações de cada uma, relativas aos ODS em quatro grandes áreas: pesquisa, extensão, gestão e ensino.
Conceito máximo pelo MEC em razão de sua qualidade no ensino, já está na missão da Unoeste “o desenvolvimento da educação num ambiente inovador e crítico-reflexivo, contribuindo para a formação de profissionais comprometidos com a responsabilidade social e ambiental”.
Neste recente ranking e que já está em sua sexta edição, a Unoeste obteve classificação expressiva pelo segundo ano consecutivo, com pontuação de 63,6 de um total de 100 pontos ao participar de oito dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O ranking geral incluiu 2.152 universidades de 125 países/regiões, onde apenas 6% das IES participantes são da América Latina. Do Brasil, participaram 55 universidades, sendo que a Unoeste ficou posicionada entre as cinco melhores particulares.
O University Impact Rankings é a única tabela de desempenho global que avalia as universidades em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Os indicadores onde a Unoeste teve as melhores notas foram: SDG3 (Saúde) e SDG 4 (Educação).
A coordenadora do programa Unoeste Sustentável, Dra. Alba Regina Azevedo Arana, explicou o porquê isso ocorreu. “Nos destacamos em SDG3 e SDG 4 devido ao nosso compromisso profundo com a saúde e o bem-estar de nossa comunidade e à excelência educacional que buscamos constantemente nesses mais de 50 anos. Em saúde, nossos programas de extensão e pesquisa têm impactado positivamente a vida de milhares de pessoas, proporcionando serviços de qualidade e iniciativas de prevenção. Na educação, nossa abordagem inovadora e inclusiva, junto com a formação de professores qualificados tem preparado nossos alunos para serem líderes e agentes de mudança na sociedade”.
Segundo a Dra. Alba, esse reconhecimento que coloca a Unoeste no topo do ranking considerando as universidades particulares brasileiras mais bem posicionadas no ranking pelo segundo ano consecutivo reafirma o compromisso contínuo da universidade com a sustentabilidade e a qualidade educacional. “É um reflexo do trabalho árduo e dedicado de toda a nossa comunidade acadêmica. Este resultado nos motiva a continuar investindo em práticas sustentáveis e em projetos que promovam um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente”, destacou ela.
Unoeste foi avaliada em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (Foto: Ilustração)
Jornada colaborativa
A coordenadora do programa de sustentabilidade da universidade acrescenta que mobilizar a comunidade acadêmica para ações cada vez mais sustentáveis é uma jornada colaborativa, já que envolve estudantes, professores, funcionários e a comunidade em geral. “Cada pequena ação faz diferença, e acreditamos que, juntos, podemos criar um impacto significativo. Nosso compromisso é contínuo, e estamos sempre abertos a novas ideias e parcerias que nos ajudem a alcançar nossos objetivos de sustentabilidade. Estamos entusiasmados com o futuro e com as possibilidades que ele traz para continuarmos inovando e liderando pelo exemplo”, frisou.
Ações que fazem a diferença!
Rumo a essas pretensões de melhorar sua performance para expandir as inciativas sustentáveis, a universidade está buscando constantemente inovações e práticas que a permitam avançar ainda mais. Já implementou um programa de energia solar em seus campi, reduzindo significativamente a emissão de carbono. Também lançou projetos de reciclagem e compostagem, além de campanhas de conscientização ambiental que envolvem toda a comunidade acadêmica.
“Essas ações são apenas alguns exemplos, pois estamos sempre em busca de novas maneiras de contribuir para um futuro melhor. A ideia é tornar a Unoeste para além de uma universidade sustentável; é também transformar agentes ativos na preservação e melhoria do social e ambiental. Reconhecemos a urgência das questões climáticas e a responsabilidade que temos como instituição de ensino em promover práticas que minimizem nosso impacto ambiental. Através de nossas ações, pretendemos inspirar nossos alunos e a comunidade a adotarem atitudes mais conscientes e responsáveis, contribuindo para um futuro mais sustentável para todos”, completou.
Serviço
Todas as informações sobre o Ranking Mundial de Impacto (2024) podem ser encontradas neste link.