23/05/2022

Unoeste sedia evento de empresas juniores da região de Bauru

O Interior em Combustão, foi o primeiro evento do Núcleo das Empresas Juniores da Região de Bauru e reuniu mais de 300 universitários

1º Interior em combustão foi realizado no campus 2 da Unoeste (Foto: Ector Gervasoni)

 

O fim de semana foi agitado no campus 2 da Unoeste. A 2ª melhor universidade particular do estado de São Paulo sediou o primeiro evento Regional do Núcleo das Empresas Juniores da Região de Bauru (SP), o Interior em Combustão. Foram mais de 300 universitários vinculados às 38 empresas juniores filiadas ao Núcleo e que fazem parte do Movimento Empresa Júnior. Pela Unoeste estiveram presentes os alunos da Facic Jr, os professores Valdecir Cahoni e Irene Caires; e a diretora da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, a professora Nancy Okada.

Para a presidente do Núcleo Bauru, Beatriz da Costa Leme, a realização do evento na Unoeste deve-se aos fatores do ecossistema empreendedor da cidade e da referência de ensino da universidade. “Prudente foi escolhido devido ao grande ecossistema empreendedor e de inovação da região, bem como ao grande número de empresas juniores na cidade, são sete. Além disso, a Unoeste é referência em educação superior de qualidade, e possui uma ótima infraestrutura e tecnologia para a realização do evento. Esperamos por meio dessa ação potencializar o empreendedorismo jovem na instituição e conectar os universitários ao Movimento Empresa Júnior”, ressalta.

Nancy salienta que os universitários que fazem parte das empresas juniores já possuem características de liderança. “São estudantes diferenciados, que tem interesse em aperfeiçoar a preparação realmente para o mercado de trabalho. As empresas juniores são compatíveis com a oportunidade de trabalhar com a realidade e são realmente constituídas, possuem uma distribuição de função de cargos e, realmente, colocam à mão na massa”.

O professor Cahoni acompanhou todo o processo de organização do evento e ressalta que os temas discutidos ampliam os conhecimentos. “Os temas que vão desde o marketing até finanças são importantes e isso traz mais oportunidades. Além disso, faz com que o aluno tenha um olhar diferente sobre o papel das empresas juniores”. Ele também afirma que a universidade foi escolhida pelo destaque no ensino de qualidade e pela relevância da Facic Jr Unoeste. “O papel da universidade foi de fundamental importância para que o evento acontecesse nesse processo de mudança cultural da valorização do empreendedorismo na região”.

Facic Jr. Unoeste!

Helen Rodrigues Rocha é aluna do 5º termo de Administração da Business School Unoeste (BSU) e presidente da Facic Jr, e conta que a participação no evento foi além das expectativas. “Foi muito interessante e com certeza muito diferente do que eu imaginava. Apesar de o profissionalismo com que os assuntos na pauta foram tratados, fomos o tempo inteiro o que realmente somos, jovens universitários e isso foi o que mais me surpreendeu. Dessa maneira, vejo que o evento contribuiu muito pra minha gestão na Empresa Junior (EJ) e consegui estabelecer um norte e formas de nos fazer crescer ainda mais”.

A aluna conta que a equipe da Facic Jr participou de forma alternada, devido aos compromissos que cada aluno já possui. “Nossos membros foram de forma intercalada por conta de serviço e mobilidade, porém, fomos animados e fizemos o possível para que as demais EJ’s se sentissem a vontade”. Ela ainda avalia a estrutura e o apoio da universidade. “A Unoeste foi maravilhosa em ceder a estrutura e dar ao núcleo autonomia para desenvolver o evento da forma que queriam. Com certeza nos mostrou que fará o possível pra nos ajudar e nos capacitar ainda mais”.

Outro participante foi o aluno do 7º termo de Administração da BSU Johnny Hideki Hayashi, que ressaltou a importância das relações para o seu futuro. “Esses eventos proporcionam a visão macro e contemporânea do mercado brasileiro, assim como a integração do conhecimento tácito entre EJ’s de diversos segmentos e promoções”, salienta.

Ainda, para o aluno, sediar o evento é uma experiência única. “Isso aumenta nossa visibilidade perante as demais empresas do núcleo e a Unoeste apoia de forma integral e efetiva a nossa formação com eventos disponibilidade de tecnologias inovadoras, infraestruturas modernas como salas de metodologias ativas, laboratórios de informática, além, é claro, da integração dos cursos, proporcionando experiências inigualáveis como nossa inserção no mercado de trabalho, sempre divulgando vagas de estágio, para nos proporcionar a vivência de nossas profissões e áreas de atuação”, finaliza o aluno.

Professores e alunas da Facic Junior Unoeste (Foto: Ector Gervasoni)


Legenda: 1º Interior em combustão foi realizado no campus 2 da Unoeste
Créditos: Ector Gervasoni
Legenda: Professores e alunas da Facic Junior Unoeste
Créditos: Ector Gervasoni