Unoeste participa do Dia D Mulher em Igaraçu do Tietê (SP)
Estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem do campus de Jaú colaboraram com o evento voltado para a saúde feminina
Embasamento adquirido na Unoeste contribuiu com a atuação dos futuros profissionais de saúde (Foto: Thais Gonçalves)
Neste sábado (23), os acadêmicos dos cursos de Medicina e Enfermagem da Unoeste Jaú colaboraram com a Prefeitura de Igaraçu do Tietê (SP), para a realização da ação Dia “D” Mulher. A iniciativa ocorreu durante todo o dia no Centro Saúde Dr. Hélio Peraçoli Júnior e contou com diversas atividades voltadas para o público feminino.
De acordo com a professora responsável pelas atividades de extensão, Dra. Rafaela Fadoni Alponti Vendrame, participar dessas ações é muito relevante para os estudantes que contribuíram com o que eles têm aprendido na faculdade, desde as técnicas, até toda a parte de humanização. “Eles realizaram a aferição da pressão arterial, orientações de prevenção à saúde da mulher, a entrevista e o acompanhamento da coleta do Papanicolau e a entrevista para o exame de mamografia que será agendado posteriormente pelo Hospital Amaral Carvalho. A população foi muito receptiva, o que faz a ação ser ainda mais gratificante para eles, que se sentem acolhidos e ainda colocam em prática tudo o que sabem”, pontua.
A secretária de saúde do município, Luciane Vinchi Leal, relata que o objetivo deste evento foi valorizar a mulher de Igaraçu do Tietê, celebrar o Outubro Rosa frisando a importância da prevenção e também comemorar o aniversário da cidade. Ela menciona ainda que o apoio da Unoeste foi muito importante para a ação. “Essa colaboração mutua é necessária e dá super certo. Os alunos colaboram com o conhecimento e nós ajudamos eles com a experiência. Além disso, esse contato com o público e a visualização das suas necessidades também serão encontradas na profissão”.
Deusdete Gonçalves dos Santos, 66, foi até o posto para fazer o Papanicolau e rasgou elogios aos estudantes da Unoeste. “A universidade está de parabéns, o atendimento foi maravilhoso e muito ágil, não tenho do que reclamar. Os alunos me instruíram muito bem, me fizeram ver que preciso cuidar melhor da minha saúde, até para conseguir cuidar do meu marido que tem a saúde comprometida”.
Acadêmico do 2º termo da Enfermagem, João Victor Ferraz dos Santos, destaca que a ação é uma oportunidade bem legal para reforçar o aprendizado das aulas. “Estar envolvido em ações de prevenção, como a do câncer de mama e do câncer colo do útero é muito significativo para mim. Sem falar no quanto agrega na nossa formação essa vivência de cuidado com as pessoas, principalmente nessa relação enfermeiro-paciente. Além de praticar a aferição da pressão, do encaminhamento, de conhecer sobre exames e entender o funcionamento do SUS”.
Luciana Amorim Nunes é do 1º termo de Medicina e enfatiza que a experiência foi muito interessante. “Poder vivenciar a realidade médica e colocar em prática o que estamos aprendendo nos laboratórios e em sala de aula é incrível e gratificante. Também é a chance de desenvolver nossas habilidades e nos dá mais experiência na área”.
A Assistente Social, Mary Amabile Peraçoli Ereno, destaca que a prevenção gera qualidade de vida. “Nosso objetivo é investir na promoção da saúde, levando a informação para a população poder se prevenir. Infelizmente, a maioria das pessoas deixa a saúde para o segundo plano, mas é isso que queremos mudar. Afinal, se detectado um câncer de colo do útero no início, a chance de ter um bom resultado é muito maior do que um problema que já está se alastrando por muito tempo. Por isso, a mulher precisa gostar dela em primeiro lugar, pois ela estando bem com ela, ela está bem para cuidar do próximo, da sua família e dos seus amigos”, finaliza.