Unoeste oferta bolsas de estudo para Medicina Jaú e Guarujá
Benefício ofertado por meio do Programa Mais Médicos é destinado para os campi de Jaú e Guarujá; são 12 bolsas disponíveis
Prazo para quem pretende cursar medicina nos campi Jaú e Guarujá por meio do programa Mais Médicos segue até dia 17 de janeiro de 2023 (Foto: Ector Gervasoni)
Estão abertas as inscrições aos interessados em concorrer a bolsas de estudos para cursar Medicina nos campi da Unoeste em Jaú e Guarujá, por meio do Programa Mais Médicos, a partir do primeiro semestre de 2023. Ao todo, são 12 bolsas, sendo dez integrais (100%) e outras duas parciais (50%). Para o curso de Medicina em Guarujá, há disponíveis cinco bolsas 100% e uma bolsa parcial de 50%. Essa mesma quantidade é ofertada para o curso médico de Jaú. Todas podem ser concorridas, exclusivamente, pelos candidatos que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Para o curso de Medicina de Guarujá, podem concorrer moradores residentes na cidade ou que morem em Bertioga. Outra exigência é que o interessado tenha cursado o ensino médio completo em escolas da rede pública, ou rede privada na condição de bolsista integral. Já no campus de Jaú, que tem as mesmas exigências, as bolsas podem ser concorridas por quem mora na cidade, além de Bariri, Barra Bonita, Bocaina, Boracéia, Dois Córregos, Igaraçu do Tietê, Itaju, Itapuí, Macatuba, Mineiros do Tietê e Pederneiras.
Como se inscrever
Aos interessados, as inscrições para o processo de seleção das Bolsas de Estudo referente ao primeiro semestre de 2023 precisam ser feitas em etapa única, exclusivamente no site da Unoeste. O prazo termina às 23 horas e 59 minutos do dia 17 de janeiro de 2023, observado o horário oficial de Brasília. A taxa de inscrição é de R$ 50 e o pagamento deverá ser realizado somente no cartão de crédito/débito. Somente poderá se inscrever o candidato brasileiro que tenha participado do Enem em uma das edições a partir de 2016, e que tenha obtido, no mínimo, uma média de 550 pontos. Todos os detalhes constam no edital, inclusive as datas de quando os resultados com a lista dos candidatos pré-selecionados serão divulgados.
Bolsistas em Guarujá
A acadêmica do segundo termo de Medicina em Guarujá, Sandy Nayara Araújo do Nascimento, de 24 anos, conseguiu bolsa integral de 100% ao pleitear uma das vagas do programa. “O recurso Mais Médicos é extremamente importante não só pelo fato de beneficiar estudantes com bolsas integrais, mas também pelo fato das bolsas serem ofertadas regionalmente, dando prioridade pra resistentes de suas respectivas cidades”, destacou ela que hoje mora em Guarujá e se dedica aos estudos para se tornar médica nos próximos anos. “Fazer medicina era meu foco e conseguir a bolsa pelo programa e continuar na cidade onde moro é uma realização. O programa oferta bolsas duas vezes ao ano e isso beneficia os demais estudantes locais”, completou ela.
Matriculado no segundo termo do curso de Medicina em Guarujá, o aluno Gustavo da Silva dos Santos conta que entrar pelo programa foi uma resposta aos anos de dedicação em realizar seu sonho. Ele entrou para o curso médico no meio do ano passado, após várias tentativas. “O Programa Mais Médicos foi muito importante pra mim porque permitiu que depois de anos eu conseguisse entrar em Medicina”, confirmou.
Sandy (primeira em pé, à esquerda) com colegas de sala durante apresentação de trabalho na disciplina Programa de Aproximação Progressiva à Prática (Foto: Cedida)
Futuro médico em Jaú
Além da Sandy e do Gustavo, alguns alunos que cursam Medicina em Jaú também alcançaram essa oportunidade por meio do programa. É o caso do acadêmico Bruno Fernando Leonel, 20 anos, matriculado no segundo termo. A conquista, lembra ele, surpreendeu toda a família. “A conquista da bolsa de 100% foi uma realização enquanto estudante. Sem ela eu jamais conseguiria cursar medicina em uma universidade particular. E é aí que se rompe o estigma de que só cursa medicina quem tem dinheiro. Minha família pensava assim quando eu falei que queria fazer. E viu que não é. Quem tem dedicação e perseverança também consegue”, destacou.
Bruno também aproveitou para elogiar a estrutura acadêmica que a Unoeste Jaú tem possibilitado a todos os estudantes do curso. “A faculdade tem uma estrutura excelente e impecável. A equipe é sensacional. Havia um medo bobo meu por ser bolsista de ter algum tipo de segregação, mas não, muito pelo contrário. Tem uma inclusão que me surpreendeu muito. Sou muito grato ao programa que me permitiu cursar Medicina em uma faculdade conceituada e realizar um sonho, que muitas vezes parecia ser impossível, mas não é!”.