19/07/2023

Unoeste oferece formação pedagógica em Ciências Biológicas

Curso é uma das novidades para o segundo semestre e habilita bacharéis na área para atuarem como professores de ciências ou biologia nos ensinos fundamental e médio

Curso de formação pedagógica contempla atividades em laboratórios tecnológicos e inovadores da Unoeste (Foto: Ector Gervasoni)

 

Para quem gosta da área de Ciências Biológicas, tem vontade de se aprofundar mais no estudo dos organismos e áreas como biologia celular, molecular, genética, fisiologia, ecologia, biotecnologia, entre outras, para compartilhar todo esse conhecimento em sala de aula, se liga nessa novidade para o segundo semestre. A Unoeste passa a oferecer o curso “Formação Pedagógica em Ciências Biológicas”, de duração rápida: apenas dois semestres (o equivalente a um ano). Aos interessados, as inscrições já estão abertas. Se inscreva aqui.

O curso habilita profissionais com bacharelado na área para atuarem como professores de ciências ou de biologia nos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e privadas. E justamente pela formação rápida que se resume a dois semestres, o aluno cursará apenas as disciplinas necessárias para desenvolver estratégias de ensino com ênfase à formação docente.

“No cenário atual, o curso vem de encontro à necessidade da formação de professores na área de Ciências Biológicas, visto que esses profissionais estão em falta. Além disso, o curso emitirá o diploma de licenciatura em Ciências Biológicas em um período curto, quando comparado ao curso de licenciatura. Desta forma, o aluno que concluir a formação pedagógica poderá se inscrever para as atribuições de aulas no ensino fundamental e médio, além de prestar concurso que exijam o diploma de licenciatura”, adianta a coordenadora do curso de Ciências Biológicas da Unoeste, e também responsável pela Formação Pedagógica em Ciências Biológicas, Dra. Valeria Cataneli Pereira.

Ela explica que o curso é uma novidade e pode vir de encontro com quem já é bacharel na área mas tem pretensões futuras de estar em sala de aula compartilhando conhecimento. Até então a universidade vinha ofertando apenas o curso de licenciatura em Ciências Biológicas. “Diante da necessidade de professores na rede pública e particular, o egresso com bacharelado em Ciências Biológicas poderá ter o diploma em licenciatura, cursando apenas as disciplinas complementares”, destaca ela.

Ensino diferenciado

As aulas terão início em agosto, ocorrendo de segunda a sábado, com carga horária presencial e a distância. Em um ano de curso, as disciplinas serão cursadas pelos interessados de forma modular no primeiro semestre, em que as disciplinas podem ser cursadas em dois bimestres de forma híbrida, ou seja, com disciplinas presenciais e a distância no campus de Presidente Prudente. “O segundo semestre será apenas para a realização dos estágios obrigatórios nas escolas de ensino fundamental e médio”, concluiu a Dra. Valeria.

Os interessados terão aulas teóricas e práticas e deverão ainda cumprir 400 horas de estágio no ensino fundamental e médio nas escolas públicas.

Matricule-se já!

Para realização da inscrição, o interessado portador de diploma deverá se inscrever no site da Unoeste. Neste link há mais informações sobre o curso e um espaço (ícone laranja ‘Portador de Diploma’) onde o interessado deve preencher todos os dados e anexar o diploma de bacharelado em Ciências Biológicas ou áreas afins, para análise.

Além de aulas práticas no Laboratório de Ensino da Biologia, alunos terão dois bimestres para a realização de estágio obrigatório (Foto: Ector Gervasoni)


Legenda: Curso de formação pedagógica contempla atividades em laboratórios tecnológicos e inovadores da Unoeste
Créditos: Ector Gervasoni
Legenda: Além de aulas práticas no Laboratório de Ensino da Biologia, alunos terão dois bimestres para a realização de estágio obrigatório
Créditos: Ector Gervasoni