Unoeste levará mutirão de serviços para Bataguassu
Detalhes de formalização do convênio entre a universidade e a Prefeitura foram fechados nesta terça-feira
Reunião de planejamento do Unoeste Transforma em Bataguassu (Foto: Homéro Ferreira)
Prevenção à saúde e outros serviços do Programa Unoeste Transforma serão levados para Bataguassu, no Mato Grosso do Sul. Será no primeiro sábado de maio, dia 6. Acontecerá na Escola Municipal Marechal Rondon, das 8h às 12h. Foram fechados na manhã desta terça-feira (18) os detalhes de formalização do convênio entre a universidade e a Prefeitura, com o prefeito Akira Otsubo representado pela secretária municipal de educação e cultura Regina Duarte de Barros Dovale.
O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoeste, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, foi representado pela coordenadora de ações extensivas gerais da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), professora Cidinha Martines, acompanhada do professor Josué Pantaleão e por Richard Nazaré que fez o levantamento dos espaços para definir a logística do mutirão de serviços. A reunião ocorreu na escola, com a participação da diretora Patrícia Kelly Trindade Vantini.
A articulação foi feita pelo egresso do curso da Nutrição da Unoeste, Matheus dos Santos Felipe. Formado na turma de 2021, o nutricionista da Prefeitura contou que, por morar em Bataguassu, a 119 Km de Presidente Prudente onde ficam dois campi da Unoeste, nunca participou dos mutirões. Mas ele sabia da importância dos serviços para a comunidade. Atualmente, trabalhando na administração municipal sentiu a oportunidade de intermediar esse evento em sua cidade.
Está dando tudo muito certo para a satisfação de todos, mas especialmente de Matheus que manifesta abertamente o orgulho de ter sua formação profissional de nível superior na Unoeste, instituição que diz carregar no peito, dentro do coração. Os representantes da universidade na reunião de hoje ficaram encantados com o viés social do projeto pedagógico, a beleza e limpeza da escola com mais de 4,9 mil m2 de áreas construídas e que atende 1,7 mil alunos dos 2,7 mil da rede municipal de ensino.
Em Bataguassu, cidade de 23,8 mil habitantes conforme prévia do censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE), o Unoeste Transforma prestará serviços de acuidade visual, teste de diabetes, saúde bucal, avaliação e orientação nutricional, orientações sobre depressão e gravidez na adolescência, fabricação de sabão em garrafa pet e atividades lúdicas para as crianças, entre outros. Os serviços serão prestados por estudantes de diferentes cursos, acompanhados e orientados por professores.