Unoeste Jaú retoma atividades práticas do curso de Medicina
Seguindo protocolos sanitários à risca, a faculdade volta a receber alunos
Foto: Thais Gonçalves
Cuidados com higiene e distanciamento foram redobrados e todas as medidas seguem rigorosamente os protocolos sanitários vigentes
A Unoeste, campus de Jaú, retomou nessa quarta-feira (26) as atividades presenciais do curso de Medicina do 4º e 5º termos. Toda estrutura da faculdade foi adaptada para que os alunos pudessem voltar ao campus para realizar as atividades práticas de laboratório de forma segura. As medidas de proteção seguem rigorosamente os protocolos sanitários vigentes e os procedimentos elaborados pelo Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho). Já as aulas teóricas permanecem no sistema remoto. No decorrer do semestre, novos formatos poderão ser adotados pela instituição, de acordo com a atualização dos decretos, das normas sanitárias e da situação epidemiológica da cidade e região.
O cenário, claro, é bem diferente do que se via antes da pandemia. As turmas foram divididas em grupos menores, de até 12 alunos; os horários foram ajustados para que o trânsito de pessoas dentro da faculdade seja reduzido e não haja aglomerações; os cuidados com higiene e distanciamento são redobrados; e procura-se não prejudicar aqueles que, por motivos de saúde, prefiram seguir em casa.
Logo na entrada do prédio, os vigilantes realizam a aferição de temperatura corporal de todos os alunos e funcionários. No interior da faculdade é obrigatório o uso de máscaras. Os colaboradores que trabalham diretamente no atendimento ao público estão preparados com os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para maior segurança. Além disso, foram distribuídos de maneira estratégica totens e dispensers de álcool gel por todo campus, para facilitar a higienização das mãos.
A acadêmica do 5º termo, Maria Júlia Adolpho Sako, conta que estava apreensiva com a retomada das aulas presenciais, no entanto, ela ficou mais tranquila com o que encontrou. “O retorno causou uma sensação de ‘normalidade’, vi que a Unoeste está tendo cuidado para nos receber, e me acalmou também ver que meus colegas estão tomando todas as precauções necessárias”.
Foto: Thais Gonçalves
Atividades práticas presenciais retornaram no campus de Jaú nessa quarta-feira para alunos do 4º e 5º termos
De acordo com a coordenadora administrativa do campus da Unoeste em Jaú, Dra. Amanda Creste Martins da Costa Ribeiro Risso, receber os alunos de volta é uma alegria imensa, mesmo que numa situação tão delicada.
“Para que nós estivéssemos aptos a recebê-los, a prioridade foi seguir os protocolos sanitários à risca e preparar toda equipe para a retomada. O nosso foco é oferecer um ambiente extremamente seguro para os alunos, professores e colaboradores, afinal, queremos que eles se sintam protegidos aqui, e que os pais possam ficar tranquilos com esse retorno. Graças a Deus deu tudo certo, nós conseguimos, mas vamos caminhando um dia de cada vez”, relata.
Ainda de acordo com a coordenadora, outra preocupação era se os alunos conseguiriam manter o distanciamento. “Nós temos alunos muito amorosos, diante disso nosso medo era que eles não conseguissem permanecer afastados uns dos outros. Aqui conseguimos seguir o distanciamento recomendado, mesmo com uma vontade enorme de abraça-los”.
Dra. Amanda acrescenta que apesar de tudo ter ido bem, a tendência agora é aprimorar, aparando arestas e se adaptando a nova realidade. “Esse cenário não é tão simples, não se sabe quanto tempo vai durar, por isso teremos que nos acostumar com o novo contexto de higienização e distanciamento, conforme as coisas caminhem, isso tende a ser mais habitual, afinal, esse é o nosso novo normal”, finaliza.