Unoeste investe R$ 1 milhão em Laboratório de Estruturas
Espaço inédito foi projetado nos moldes da USP de São Carlos; universidade compõe seleto grupo de instituições que disponibilizam este ambiente
Foto: Gabriela Oliveira
Laje de Reação e Casa Modelo são os grandes destaques do 1º Laboratório de Estruturas do oeste paulista
Imagine como será para um futuro engenheiro civil testar a resistência de uma laje ou das vigas de um viaduto no tamanho real. Ou para um aspirante a arquiteto ter à disposição uma casa raio-x para visualizar todas as etapas de construção dessa obra. Para os alunos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da Unoeste essas experiências já são uma realidade graças ao Laboratório de Estruturas, inédito na região.
O espaço recebeu o investimento de cerca de R$ 1 milhão. Sem falar que as dimensões são de impressionar: 639 metros quadrados, ou seja, uma área que equivale a nove casas populares de três quartos. “Os grandes destaques do local são a Laje de Reação e a Casa Modelo que permitirão um aprendizado diferenciado aos nossos acadêmicos”, pontua o diretor da Faculdade de Arquitetura e Engenharias da Unoeste e coordenador do curso de Civil, Guilherme Crepaldi Camarini.
Ele acrescenta que o laboratório possui outras instalações. “Enquanto em um ambiente o estudante adquire o embasamento teórico, logo ao lado, visualiza toda a sua aplicação prática. Além desses locais de estudos, contamos com mezanino para eventos e salas que podem receber os escritórios modelos”, diz.
Guilherme pontua que esse novo espaço também servirá para pesquisas. “O Laboratório de Estruturas já é um ícone dos nossos cursos de Engenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo. Somos pioneiros na região e uma das poucas instituições que disponibilizam esse ambiente. Para se ter uma ideia, o mais próximo que temos é na Universidade de Londrina (UEL) no Paraná que, inclusive, tem dimensões menores do que o nosso”.
Não é novidade que a Unoeste é sinônimo de infraestrutura de excelência. E esse reconhecimento vem de órgãos como o MEC, exemplo recente é o CPC (Conceito Preliminar de Curso) 4 da graduação em Engenharia Civil que a ranqueou como a melhor da região entre públicas e particulares.
O professor Bruno César de Castro Cardoso é o responsável pelas disciplinas de Estruturas dos cursos de Civil e de Arquitetura. Ele explica que a Laje de Reação mede 4,75m x 15,4m e tem a capacidade de ensaios de até 100 toneladas. “Ela possui um metro de espessura e está sobre 48 estacas de tração. Já os pórticos metálicos são dois de 4,40m de altura com possibilidade de ensaiar estruturas de até 4m de altura e de até 15m de comprimento”.
O docente acrescenta que esse tipo de laje não é comum, pois os cursos de engenharia têm dificuldade de implantar uma estrutura desse porte. “Vamos propiciar aos nossos acadêmicos a experiência de ensaiar estruturas de uma forma bem completa e em dimensões reais”. Destacou que o salão em si tem uma estrutura que também poderá ser utilizada nas aulas. “Podemos mostrar o sistema de fechamento que é pré-moldado de concreto armado, fechado com estruturas metálicas, além de toda a parte de contraventamento de telhado”.
Para Amaro dos Santos, docente de Engenharia Civil, o espaço possui fins didáticos, mas nada impede de que ele também se torne um prestador de serviços por meio da empresa júnior. “Além disso, temos projetos para fazer uma área anexa coberta com essas mesmas dimensões para que os alunos possam desenvolver outras experiências práticas das graduações”.
A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Marcela do Carmo Vieira, comenta que a Casa Modelo possui grande importância para os futuros arquitetos. “Os nossos alunos já acompanhavam toda as etapas de construção, entretanto, tínhamos que agendar em uma obra e realizar a ida até o local. Agora, com essa casa raio-x temos tudo à nossa disposição e nas dimensões reais, desde a fundação, revestimentos, levante das alvenarias, drywall, até os sistemas elétricos”.
Para a professora Bruna Bessa Rocha Yano, que ministra as disciplinas de desempenho térmico de edificações e projeto de edificações na Arquitetura e Civil, esse novo laboratório será um espaço que vai motivar e ajudar na compreensão dos conteúdos pelos estudantes. “Acredito que a aplicação prática é o principal influenciador do aluno, pois possibilita entender o que está fazendo e a sua aplicação no mercado. Compreender os materiais e o sistema construtivo como um todo é fundamental para essas áreas”.
Vestibular On-line
Se você sonha em ser arquiteto ou engenheiro civil, a Unoeste é uma excelente oportunidade para adquirir um aprendizado diferenciado. Ainda dá tempo de aproveitar uma das melhores infraestruturas do país. Inscreva-se já para o Vestibular On-line!
Clique aqui para mais fotos.