Unoeste incentiva colaboradores a doarem sangue em Guarujá
Iniciativa dos próprios funcionários foi motivada pelos baixos estoques no banco de sangue da cidade
Foto: Cedida
A auxiliar de docência Ana Cristina aproveitou a campanha da Unoeste para doar sangue pela primeira vez em sua vida
Os bancos de sangue tiveram uma grande redução no número de doações neste ano, principalmente devido à pandemia do novo coronavírus. Por conta deste cenário, uma campanha interna iniciada pelos colaboradores do campus Guarujá da Unoeste visa minimizar este problema, além de ajudar o próximo.
Uma publicação nas redes sociais incentivou os funcionários a se mobilizarem e fazerem uma ação interna para a doação de sangue. A auxiliar de docência da Unoeste Valéria de Oliveira Mendes foi a primeira a promover a ideia. “Vi um post no Instagram de uma funcionária do Hospital Santo Amaro sobre os bancos de sangue. Como estamos no mesmo prédio, nada mais justo do que a gente descer e ajudar. Eu estou salvando vidas e ajudando bastante gente. Se você não pode doar com dinheiro, você pode doar o seu sangue”, afirma.
A também auxiliar de docência Ana Cristina Soares de Melo participou da ação e doou sangue pela primeira vez em sua vida. “A princípio tive um certo medo, mas foi bem tranquilo o processo. Entre as entrevistas e a doação, foi tudo muito rápido. O objetivo é muito nobre, me senti muito bem doando e vou doar com mais frequência, respeitando os devidos intervalos”, conta.
O coordenador administrativo do campus Guarujá da Unoeste, Dr. Geraldo Alécio de Oliveira, destacou a importância desta ação em uma faculdade de Medicina. “Como nós somos da área da saúde, sabemos da importância da doação de sangue e do quanto isso é necessário. Eu diria que é uma obrigatoriedade nossa, como instituição de educação e de saúde, fazer campanhas de doação de sangue. O bem é contagiante e, quando a gente faz o bem, cria uma atmosfera positiva onde todos ganhamos”, relata.
O banco de sangue da cidade de Guarujá fica localizado no interior do Hospital Santo Amaro. O atendimento acontece de segunda à sexta, das 7h às 11h. Por conta da pandemia da Covid-19, está sendo distribuída uma quantidade limitada de senhas para os interessados.
Para doar, o voluntário precisa levar um documento de identidade com foto, estar bem de saúde, pesar mais de 50 kg, não estar em jejum e evitar alimentos gordurosos nas 12 horas anteriores à doação. Para mais informações sobre os impedimentos para doar sangue e os cuidados pós-doação, acesse o site do governo.