Unoeste estimula alunos para maratona nacional de inovação
Realização do Ministério da Educação recebe inscrições em processo de seleção de participantes do HackLab Fnesp
Hacklab Fnesp 2024 busca soluções inovadoras para o ensino superior (Foto: Ector Gervasoni)
Desenvolver soluções inovadoras para problemas reais do ensino superior brasileiro é a oportunidade dada a estudantes universitários pelo HackLab do 26º Fórum Nacional do Ensino Superior Particular (Fnesp). A Unoeste, através do Núcleo de Empreendedorismo (Nemp), estimula a participação dos alunos dos cursos de graduação ofertados nos campi de Presidente Prudente, Jaú e Guarujá. A realização do Ministério da Educação ocorre por meio da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp). As inscrições estão abertas, com prazo até 26 de julho. O evento será de 17 a 19 de setembro no Convention Hall, em São Paulo.
A coordenadora do Nemp e gerente da Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (Intepp) Fernanda Bagli, anuncia o estímulo institucional para alunos que estejam com matrícula vigente no presente ano letivo. O HackLab está aberto para estudantes brasileiros ou estrangeiros de instituições privadas ou públicas brasileiras. Para se inscrever é necessário gravar vídeo respondendo a seguinte pergunta: Como a educação digital pode ir além do ensino a distância, combinando tecnologia e conexão humana para uma aprendizagem completa? O vídeo terá que ser publicado em ferramenta de compartilhamento e o link compartilhado na ficha de inscrição.
Seleção e premiação
A divulgação dos selecionados será feita até 31 de julho de 2024. Os documentos serão comprovados até 13 de agosto. Os selecionados terão direito a uma noite de hospedagem em hotel próximo ao local do evento, alimentação durante os três dias de HackLab e de translado entre a sede do Semesp, hotel e Convention Hall. O HackLab Fnesp terá início no dia 17 de setembro (terça-feira), às 18h30, de forma presencial, na sede do Semesp, em São Paulo. Nessa primeira etapa, estudantes serão divididos em sete startups desenvolvendo suas ideias para a segunda etapa do projeto, a prototipação.
Nos dias 18 e 19 de setembro, as equipes estarão presentes no 26º Fnesp, no Convention Hall, onde serão mentorados na realização de diversas atividades, para a criação de um projeto que será apresentado no fim da maratona. Na quinta-feira os estudantes irão finalizar os projetos e preparar um pitch para a banca de jurados e os gestores educacionais presentes no evento digital. A premiação será a seguinte: 1º - R$ 10 mil divididos igualmente entre os membros da equipe; 2º - echo dot Alexa para cada participante da equipe e 3º - fone de ouvido JBL para cada participante.
Serviço
Quem for se inscrever pela Unoeste precisa entrar em contato com o Nemp por meio do seguinte e-mail empreendedorismo@unoeste.br