Unoeste é representada no maior evento de agrometeorologia
Participação no 22º Congresso Brasileiro ocorre com a apresentação de resultados de seis importantes pesquisas
Dr. Alexandrius, Edson, Marcello, Jenyffer e Thamares (Foto: Cedida)
Para debater o tema “A Agrometeorologia e a Agropecuária: adaptação às mudanças climáticas”, o 22º Congresso Brasileiro de Agrometeorologia (CBAGRO 2023) reuniu durante quatro dias pesquisadores nacionais e internacionais, de 3 a 6 deste mês, em Natal, capital do Rio Grande do Norte. Com a apresentação de resultados de seis importantes pesquisas científicas, a Unoeste esteve representada no maior evento deste seguimento no país, promovido pela Sociedade Brasileira de Agrometeorologia (SBAgro) e realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
O tradicional congresso amplia sua relevância diante do cenário climático mais extremo, com o planeta mais aquecido; e o crescente aumento da população mundial, com o aumento da demanda por alimentos. Os sistemas de produção agropecuária podem não ser efetivos, viáveis ou sustentáveis diante do cenário adverso, para o qual são necessários sistemas de produção mais eficientes. Contexto no qual a agrometeorologia tem papel preponderante no suporte técnico-científico para desenvolver tecnologias capazes de tornarem a cadeia produtiva brasileira mais sustentável; conforme conteúdo de apresentação do evento.
Resultados e exposição
Fundada há 50 anos, a coletividade de agrometeorologistas tem contribuído para discutir os principais problemas que as atividades agrícolas e pecuárias estão sofrendo e poderão sofrer com as mudanças climáticas. No congresso deste ano foram apresentados resultados de pesquisas sobre o tema e a exposição de métodos e tecnologias de adequação e superação às adversidades do tempo e do clima por empresas públicas e privadas e organizações não governamentais, com palestras, mesas-redondas, sessões orais e de pôsteres, minicursos, feira e visitas técnicas.
A realização deste ano teve, entre outros apoiadores, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), instituições de ensino superior e a Associação Argentina de Agrometeorologia (AADA); e o patrocínio da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag), entre outros. A comitiva da Unoeste foi liderada pelo professor pesquisador Dr. Alexandrius de Moraes Barbosa para quem a participação no evento foi muito positiva, especialmente pela interação de alunos da graduação e pós-graduação em agronomia com pesquisadores e alunos de diversas instituições, trocando experiências e ampliado o networking.
Elogio e avaliação
O responsável pelo Centro Unoeste Clima elogia o CBAGRO 2023 e todos os envolvidos na realização do evento que ocorreu no Centro de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), nas pessoas do organizador Dr. Bergson Bezerra e do presidente da SBAgro, Dr, Fábio Marin. Integraram a comitiva da Unoeste, do campus 2 em Presidente Prudente, além do Dr. Alexandrius, o doutorando do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Marcello Augusto Dias da Cunha, e os graduandos Jenyffer Severino da Silva, Thamares Francy Bandeira Queixada e Edson Carlos Hitoshi Yamamoto.
Assembleia da SBAgro realizada durante o congresso (Foto: Cedida)
“A participação no evento permitiu a interação com pesquisadores de outras instituições e também demonstrou que a Unoeste está realizando trabalhos [pesquisas] na área de agrometeorologia, principalmente, com estudos da região oeste paulista. Através das palestras e dos trabalhos, foi possível visualizar novas ferramentas e metodologias de estudos que podem ser aplicadas na região. Para os alunos, foi uma primeira experiência de participação de congresso de nível nacional com apresentação de trabalhos”, diz o Dr. Alexandrius sobre a relevância institucional e para o curso.
Grupos de pesquisas
Os trabalhos apresentados foram oriundos de dois grupos: Unoeste Clima - Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do tempo; e Grupo de Pesquisa Fito-Cana (pesquisas fitotécnicas em cana-de-açúcar); ambos liderados pelo Dr. Alexandrius que desde 2022 faz parte da SBAgro. O trabalho apresentado oralmente foi o “Agrometeorologia do florescimento da cana-de-açúcar em Presidente Prudente-SP”, produzido por Thamares, Edson e Alexandrius. Os demais foram apresentados em pôsteres.
“Ocorrência de geadas no oeste paulista e sua relação com o fenômeno Enos” e “Estádios fenológicos da cana-de-açúcar: uma proposta baseada em parâmetros biométricos e tecnológicos” são trabalhos do Dr. Alexandrius. “Atualização e tendências das normas climatológicas de Presidente Prudente-SP e seus impactos na agricultura”, foi junto com Marcello. “Avaliação de métodos de estimativa da radiação solar em Presidente Prudente-SP”, junto com Jennyfer e Thamares. “Planilha para cálculo de evapotranspiração e balanço hídrico sequencial”, trabalho junto com Edson.