Unoeste: definida como Laboratório do Bem em evento do Enepe
Definição dada por um dos parceiros de ações extensivas para prestação de serviços à comunidade local e regional
A felicidade pela premiação estampada no rosto da professora Fábia Marini da Silva, de Taciba (Foto: Homéro Ferreira)
O 21º Encontro Anual de Extensão (Enaext) – inserido no 28º Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe 2023) – promoveu na manhã desta sexta-feira (20) as seguintes premiações: 9º Prêmio Unoeste Solidária, 6º Prêmio Personalidade Extensionista e 1º Prêmio Unoeste + Cultura. Também foram entregues Menção Honrosa aos parceiros em programas e projetos de extensão e aos professores envolvidos na prestação de serviços à comunidade local e no entorno dos campi da Unoeste em Presidente Prudente, Jaú e Guarujá.
No campus 2 em Prudente, com o auditório Azaleia superlotado, a cerimônia foi a celebração do sentimento de empatia, da capacidade do ser humano de se colocar no lugar do outro, partilhando, compreendendo e ajudando nas mais diferentes situações e necessidades. O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão Adilson Eduardo Guelfi abriu a solenidade agradecendo os parceiros, à Reitoria representada pelo pró-reitor Acadêmico Dr. José Eduardo Creste, aos diretores de faculdades, coordenadores de cursos, professores e alunos por darem vasão à missão social e ambiental da Unoeste.
Laboratório do Bem
Em nome dos homenageados, o presidente da Casa do Aprendiz Cidadão, o promotor público aposentado e agora advogado Luiz Antonio Miguel Ferreira manifestou gratidão à Unoeste pela parceria com entidades e prefeituras, com uma contribuição imprescindível. “Sem essa ajuda não conseguiríamos realizar as nossas ações da forma como realizamos”, disse, para citar que as parcerias resultam em serviços que ajudam a construir uma sociedade mais igualitária e justa. Para o profissional operador do direito e mestre em educação, a Unoeste é um Laboratório do Bem.
Os troféus entregues aos homenageados resultaram de projeto liderado pelos estudantes José Chrystian Leite, Bruno Dias Felício, Maria Isabele Araújo, Otávio da Silva Scanferla e Breno Henrique Soares Garcia, orientados pela professora mestre Yeda Ruiz Maria e professor mestre Victor Martins de Aguiar, extensionistas do curso de Arquitetura e Urbanismo. Projeto intitulado "Desenvolvimento da Identidade Visual dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)" permitiu reinterpretar os 17 Objetivos da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).
Destaque Especial
Neste ano de 2033 a Menção Honrosa Destaque Social foi para os municípios de Alfredo Marcondes, Caiuá, Estrela do Norte, Iepê, João Ramalho, Marabá Paulista, Presidente Bernardes e Presidente Epitácio pela parceria e realização da Acuidade Visual no Rally dos Sertões. Em relação ao Unoeste Transforma: Mirante do Paranapanema, Nantes, Narandiba, Bernardes e Epitácio. Projeto Pequena Propriedade Sustentável (PPS): Estrela, Euclides, Marabá, Mirante, Narandiba, Epitácio e Rancharia. Programa Unoeste + Cultura: Rinópolis e Sandovalina. Programas de ensino, pesquisa e extensão: Presidente Prudente.
Pelo Programa Educa Pontal foi premiada a Diretoria de Ensino – Região de Mirante do Paranapanema. Escolas: Anna Antônio, de Prudente, por ações extensivas das ODSs e Horta Interativa – Projeto Bethel; Domingos Ferreira de Medeiros, de Prudente, ações Brinquedoteca – Espaço de Ludicidade, Criativa e Aprendizagem, Ações de Educação Ambiental e Programa Mutirão pela Vida; Professora Takako Suzuki, de Narandiba, ação Releituras – Joaquim Nabuco e Eufrásia Teixeira, História, Arte e Literatura como Resistência; e Luiz Damasceno Gentila, de Taciba, pelo Programa Esse é o Meu Lugar. ações ODS e Concerto de Primavera – música de identificação de árvores do campus 2 com QR Code.
Vários segmentos
Também receberam Menção Honrosa a Polícia Ambiental pelo projeto ODS em Ação: Juntos pelo Meio Ambiente; Delegacia da Defesa da Mulher, pela capacitação Primeiros Cuidados Psicológicos a Vítimas de Violência de Gênero; ao HR – Hospital Regional/Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, por parcerias em programas de ensino, pesquisa e extensão; Sabesp – projeto Lacres e Tampinhas de Esperança; Sebrae – Pequena Propriedade Produtiva Sustentável (PPPS); Acipp – Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente, pelo Programa Unoeste Transforma; Sicoob Prudente – PPPS; e Casa do Menor Aprendiz, pelo Mutirão de Saúde da Mulher.
Homenagem ao médido Dr. Enio Perrone pela parceria no Programa Unoeste Transforma; Coomedy Produções – projeto Cultura e Ação Social/Ingresso Solidário; 29ª Subeseção da OAB pela capacitação de Primeiros Cuidados Psicológicos a Vítimas de Violência de Gênero e 4ª Corrida e Caminhada OAB; Feapp – Federação das Entidades Assistenciais de Presidente Prudente pelo Programa Anjos da Unoeste/Projeto Refeição e Doação de Alimentos; Appar – Rede de Apoio aos Pacientes Renais de Presidente Prudente e Região, pelo Programa Unoste Transforma; Lions Clube Centenário e Banco de Olhos Maria Sesti Barbosa, da Santa Casa de Presidente Prudente, pelo projeto Saúde Visual do Escolar.
Completando as homenagens com Menção Honrosa o Instituto Oeste Paulista (IOP), pelo PPPS; a Associação Recanto da Esperança (ARE), de Rinópolis, pela ação Passos de Igualdade; Associação dos Surdos e Surdas de Presidente Prudente e Região “Durvalino Paixão” pelo Encontro do Dia Nacional de Libras; Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos, pela confecção do alfabeto em Braile pela disciplina de Práticas Pedagógicas, do curso de Psicologia; Lar Santa Filomena, pelo projeto Educação em Saúde, Tecnologia, Literatura e Artes; Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) e Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), pelo PPPS.
Unoeste + Cultura
O Prêmio Unoeste + Cultura Esse é o Meu Lugar: Educação de Qualidade/Instituição de Ensino Superior – projeto Resquícios Históricos em Presidente Prudente – um catálogo ilustrativo, Fernanda Esteves Leirião e Luiz Felipe da Silva; Educação de Qualidade/Instituição Pública de ensino Médio – projeto História, Arte e Literatura como residência, Jean Bianchi Moraes e Ivani Aparecida de Souza Pereira, da Escola Takako, de Narandiba; Projetos Sociais – Projeto Semear/Acolhendo Vidas, Edileine Briguenti Freitas, de Prudente; Projetos Culturais – Exposição e Diálogos/Arte Mulher e Resistência, Juliane de Sousa Silva Muraro, da Rede Mulher; Projeto – Tempo de Ler “Nossas Memórias de tornam histórias, Fábia Marini da Silva, da Escola Gentila, em Taciba; e Projetos Ambientais – Fórum de Desenvolvimento do Oeste Paulista/Biomatano e Novas Oportunidades, Renato Michelis, da União das Entidades de Presidente Prudente e Região .
Personalidade extensionista
O Prêmio Personalidade Extensionista, que destaca a importância da formação cidadã e impacto da extensão na vida dos estudantes, este ano concedeu prêmio especial para estudantes com maior número de votos pelos depoimentos em vídeo: 1º lugar com 330 votos – Alana Abegão de Souza, do curso de Enfermagem, pelo projeto Atendimento Ambulatorial de Pacientes Estomizados, no ambulatório da Unoeste em Prudente; 2º lugar com 321 votos – Rafaela Fracaroli Inácio, do curso de Medicina Veterinária, pelo projeto Castração é a Solucão, no bairro Humberto Salvador em Prudente; e 3º lugar com 268 votos – Tatiana Fátima Guilherme Brito, do curso de Biomedicina de Guarujá, com o projeto Minha Vida em Minhas Mãos, desenvolvido em Guarujá.
Unoeste Solidária
O Prêmio Unoeste Solidária foi concedido por áreas do conhecimento. Na área Ciências Sociais Aplicadas, categoria Programa de Extensão, projeto Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Urbanismo – Práticas Colaborativas em Presidente Prudente/SP, do professor mestre Victor Martins de Aguiar, do curso de Arquitetura e Urbanismo. Na área de Ciências da Saúde, categoria Programa de Extensão, projeto Saúde e Comunidade Guarujá, professora Dra. Marceli Rocha Leite, com mais de 20 mil atendimentos durante sete horas pelo curso de Medicina do campus de Guarujá. Na área Ciências Agrarias, categoria Projeto de Extensão, projeto Educação Ambiental sobre animais silvestres na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Luiz Fermnandes Serafim, professora Dra. Ellyn Amanda Fonseca Martins e estudante extensionista Antônio Carlos Pires Rodrigues.
Ainda na área Ciências Agrárias o projeto Castração é a Solução, professora mestre Camila Ângela Bernardi, graduandos, professores do curso de Medicina Veterinária, aprimorandos dos Cursos de Anestesiologia, Reprodução Animal, Diagnóstico por Imagem, Patologia Clínica, Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais do Hospital Veterinário, mestrandos Stricto Sensu Ciência Animal, egressos voluntários e funcionários. Projeto Unoeste Clima – Centro de Melhoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo, profesor Dr. Alexandrius de Moraes Barbosa, dos cursos de graduação e pós-graduação em Agronomia.
Campi de Guarujá e Jaú
Na área de Ciências da Saúde, categoria projeto de extensão. Projeto Universidade Aberta a Terceira Idade – Unati Unoeste Guarujá, professora Dra. Aline Cacozzi Do Espirito Santo, do curso de Medicina campus de Guarujá; projeto Humanização Hospitalar “Risossomos”, professora Dra. Bruna Ribeiro De Andrade Ramos e acadêmicos dos cursos de Medicina e Enfermagem da Unoeste, campus de Jaú, que atenderam 300 pacientes internados e seus acompanhantes; e projeto Intervenção sobre a qualidade de vida em pacientes pré cirurgia bariátrica e em obesos sem intenção de realizar cirurgia, professora Dra. Marcela de Andrade Bernal Fagiani, dos cursos de Nutrição, Psicologia e Fisioterapia do campus de Prudente.
Na área Ciências Sociais Aplicadas, categoria projeto de extensão, 1º lugar – projeto Resquícios Históricos em Presidente Prudente-SP/Um catálogo ilustrativo; 2º lugar – projeto A memória coletiva dos alunos da Escola Professora Jorgina de Alencar Lima e Estação Ferroviária de Tarabai-SP; e 3º lugar – projeto Levantamento e avaliação qualitativa da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae em Ceruzália/MG; todos com a professora mestre Yeda Ruiz Maria, do curso de curso de Arquitetura e Urbanismo. Na área Meio Ambiente, categoria projeto de extensão, Lacres e Tampinhas de Esperança, professora Dra. Alba Regina Azevedo Arana, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional que oferta mestrado e doutorado.
Na área Ciências Humanas, projeto de extensão, 1º lugar – projeto Uso de Ferramentas digitais no processo de interação de crianças e adolescentes com deficiência intelectual na Apae de Prudente/Promovendo a autonomia, professor Dr. Ademir Henrique Manfré, do curso de Pedagogia; 2º lugar – projeto No hospital também se aprende, professora mestre Denise Alessi Delfim de Carvalho, dos cursos de Pedagogia Presencial e EAD; e 3º lugar - projeto Brinquedoteca/Espaço de formação inicial e contínua, aprendizagem e desenvolvimento, professora Dra. Janaina Pereira Duarte Bezerra, do curso de Pedagogia
Destaque Especial
O Prêmio Destaque Social 2023/2024 ficou com o projeto de extensão é do curso de Pedagogia: Uso de Ferramentas digitais no processo de interação de crianças e adolescentes com deficiência intelectual na Apae de Presidente Prudente/Promovendo Autono, do professor Dr. Ademir Henrique Manfré e o aluno Leandro Manoel De Araujo, do curso de Pedagogia Presencial.
O cerimonial do evento foi conduzido pelo jornalista Emerson Sanchez e pela professora Dra. Danielle Nascimento, com a elogiada organização pela coordenadora de ações extensivas gerais da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) professora Cidinha Martines e equipe: Luciana Lorençon, Josué Pantaleão, Erika Ferreira, Vinícius Santana, Jussara Terapell, Richard Nazaré, Isabela Vicentin, Neuza Santana e Juliana Amaral.
Toda a cerimônia contou com transmissão ao vivo para os campi de Jaú e Guarujá, e para inscritos de 112 instituições de ensino superior de 18 estados brasileiros. As premiações terminaram com apresentação da música “É a Vida”, de Gonzaguinha.