07/02/2023

Unoeste completará cinco anos de atuação em Jaú

Desde 2018 a universidade oferta cursos de graduação nas modalidades presencial e EAD, além das especializações

Unoeste completará cinco anos de atuação em Jaú (Foto: Ector Gervasoni)

 

Em 50 anos de atuação na oferta de ensino de excelência, a Unoeste, completa cinco anos de contribuição com o desenvolvimento educacional, social e econômico da cidade de Jaú. A universidade iniciou sua história na capital do calçado feminino em 2018, em área anexa ao Hospital Thereza Perlatti, com a aula inaugural da primeira turma da Faculdade de Medicina. Logo se tornou referência com uma das mais modernas estruturas acadêmicas da região. Hoje, a instituição está sediada em terreno próprio, próximo ao Shopping Território do Calçado e oferece graduações presenciais e a distância, além de cursos de pós-graduação.

Chegada em Jaú

Para o pró-reitor Acadêmico da Unoeste, Dr. José Eduardo Creste a instituição foi muito bem recebida. “São cinco anos de muitos aprendizados, de parcerias que ainda estão acontecendo constantemente. Temos um time de primeiro mundo, profissionais muito capazes. Então, esses cinco anos para mim têm sido muito positivos, e realmente está acima do que nós esperávamos, tanto da efetividade do campus como a aceitação da sociedade local. E, claro, ainda somos novos na cidade, mas temos uma história de 50 anos no ensino superior”.

Ele comenta que a chegada da universidade na cidade se deu por meio de edital do programa Mais Médicos. “Tivemos conhecimento de uma licitação, o que denominamos de chamamento público do Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Ministério da Saúde. Onde esses órgãos públicos fizeram um mapeamento das principais regiões que tinham cenários de prática, capazes de acolher um curso de medicina. Então, no Edital nº 6 de 2014, com a decisão Dr. Gabriel de Oliveira Lima Carapeba, que na época respondia pela direção da Faculdade de Medicina, a universidade participou desse processo”.

Na proposta enviada aos órgãos públicos constavam a elaboração do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), apresentação de toda a infraestrutura que seria construída e documentação solicitada. “Ainda propusemos uma oferta de 10% de todo faturamento bruto e capacitação dos profissionais da rede de saúde”. Quando aprovada em primeiro lugar para ofertar ensino médico na cidade a instituição buscou possíveis locais para a implantação. “Primeiramente, ficamos alocados em espaço anexo ao Hospital Thereza Perlatti, eram 1.700 m² com estrutura de primeiro mundo, biblioteca, laboratórios, contratação de corpo docente. E assim, realizamos nosso primeiro vestibular para o curso de Medicina”, explica.

Para Creste a cidade de Jaú é privilegiada por dois motivos. “O primeiro é receber um curso de medicina e o segundo por receber a Unoeste, que é uma instituição privada que já possui uma história no oeste paulista. Por todos os lugares que a universidade passa, ela deixa uma contribuição muito positiva. Falo que ela é fundamental, pois contribui de forma significativa pelos seus profissionais, pela geração de emprego, desenvolvimento, construção, gera rede hoteleira, de restaurantes, enfim, tem toda uma logística que dá um apoio social e econômico ao município”, destaca.

O pró-reitor finaliza dizendo que a perspectiva da universidade é contribuir com a cidade. “Jaú é uma cidade que tem uma história, existem outras instituições de ensino, é centro de referência em saúde, possui polo calçadista, está localizada no centro do estado. É uma região bem forte em indústrias do agro e nós só queremos contribuir com tudo isso, a Unoeste chegou para somar, assim como é feito em Prudente, queremos colaborar com o governo municipal de Jaú para fazer uma saúde melhor, mais ágil”.    

Unoeste Jaú

O novo campus da Unoeste em Jaú, inaugurado oficialmente no ano passado, fica localizado numa área de 61.996 mil m², sendo mais de 15 mil m² de área construída distribuídos em três pavimentos. O campus possui 33 laboratórios com equipamentos de ponta, dentre eles o de Habilidades e Simulação com 14 estações. A estrutura conta ainda com 22 salas de aula, salas de metodologias ativas, laboratórios de informática, quatro auditórios, sendo o maior para 422 lugares, biblioteca com salas de estudo em grupo e individual, além de laboratório multimídia. Alunos, professores e funcionários contam ainda com restaurante, lanchonete e uma papelaria.

Autossustentável na geração de energia o campus da Unoeste Jaú também possui uma usina solar fotovoltaica de geração distribuída que faz parte do investimento para atender toda a demanda energética do local, com possibilidade de ampliação conforme a necessidade. Isso trará benefícios ao meio ambiente, já que o sistema se utiliza de uma fonte limpa: o sol. Além das vantagens sustentáveis, esse modelo energético também gera economia financeira. Ao todo são 950 módulos instalados no telhado do prédio e com potência de 518,4 kWp, sendo 793.500 kWh por ano.  

A coordenadora Administrativa da Faculdade de Medicina e do curso de Enfermagem de Jaú, Dra. Amanda Creste Martins da Costa Ribeiro Risso atua na universidade desde início da sua implantação no munícipio e acredita que existe um propósito na chegada da Unoeste. “O crescimento. A universidade quer que Jaú cresça, assim como ela fez em Prudente e região. Ela é tecnológica, é nova aqui na cidade mas tem um história de 50 anos de tradição no ensino superior. A Unoeste trouxe para Jaú muita tecnologia avançada, uma estrutura ímpar, agregou ótimos profissionais da região. Nesses cinco anos é perceptível como as coisas mudaram, ouvimos elogios de munícipes sobre a atuação da universidade na rede pública de saúde”, destaca.

 Sobre a Unoeste

A Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) iniciou suas atividades no ensino superior em Presidente Prudente (SP) em 1972. Atualmente, é top 10 entre universidades públicas e particulares e a 2ª melhor particular do estado de São Paulo (IGC/MEC). Além de Jaú, a universidade também está nas cidades paulistas de Prudente e Guarujá, sendo considerada a melhor dessas regiões. Possui cursos nas modalidades presencial e a distância (EAD) com mais de 100 polos de apoio em todo o país e com um polo internacional, no Japão.

A comunidade acadêmica atual chega a 16 mil pessoas, entre alunos e funcionários, e ao longo desses 50 anos já formou mais de 120 mil profissionais para o mercado de trabalho. Nas modalidades presencial e a distância, oferece mais de 100 cursos de graduação, mais de 140 especializações, além de mestrados e doutorados recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).

Para o diretor geral da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), mantenedora da Unoeste, Dr. Augusto Cesar de Oliveira Lima os resultados obtidos nesses anos de trabalho são positivos. “Ao olhar todas as conquistas, o que mais me orgulha é ter a certeza que estamos dando continuidade no desejo de nossos pais [Agripino e Ana, fundadores da Unoeste], em oferecer formação de qualidade a milhares de pessoas que sonham com o diploma superior. E o reconhecimento vem: por anos consecutivos estamos entre as melhores universidades do estado de São Paulo e do país, com base em avaliações do Ministério da Educação (MEC)”.

Ainda para ele, a presença da universidade na região centro-oeste é uma via de mão dupla. “Toda a comunidade é beneficiada, pois uma universidade que coloca em prática o tripé ensino, pesquisa e extensão, com certeza pensa no coletivo. Isso é presenciado no dia a dia, com as atividades de extensão e de estágios, em que os alunos conhecem de perto as necessidades do povo e buscam soluções para ao menos minimizar os problemas encontrados. Além disso, a comunidade também está dentro da universidade, recebendo atendimentos gratuitos”, finaliza. 

Usina Solar Fotovoltaica faz do campus de Jaú autossustentável na geração de energia (Foto: Vitor Reis)


Legenda: Unoeste completará cinco anos de atuação em Jaú
Créditos: Ector Gervasoni
Legenda: Usina Solar Fotovoltaica faz do campus de Jaú autossustentável na geração de energia
Créditos: Vitor Reis
Legenda: Dr. Creste: “A Unoeste quer colaborar com o governo municipal de Jaú para fazer uma saúde melhor, mais ágil”
Créditos: Ector Gervasoni
Legenda: Dra. Amanda: “A universidade quer que Jaú cresça, assim como ela fez em Prudente e região”
Créditos: Marketing Unoeste
Legenda: Laboratório de Habilidade e Simulação compõem estrutura moderna no campus de Jaú
Créditos: Ector Gervasoni
Legenda: Dr. Cesar Lima se orgulha em dar continuidade ao trabalho dos fundadores da universidade
Créditos: Ector Gervasoni
Legenda: Sala Betha reúne ensino lúdico e gamificado em realidades virtual, aumentada e mista, metaverso, peças 3D e aplicativos desenvolvidos na própria universidade
Créditos: João Paulo Barbosa