Universidade Aberta à Terceira Idade retoma aulas no Guarujá
Projeto existe desde março e tem oferecido atividades intelectuais e físicas a idosos; segundo semestre traz várias novidades
Alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade no Guarujá mostram com orgulho trabalho desenvolvido numa das aulas (Foto: Divulgação)
Com feedback “100% de aprovação” pela turma da terceira idade que participou das atividades intelectuais e físicas no semestre passado, a Unoeste Guarujá retomou no dia 16 deste mês as atividades da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati). São aulas com foco em diversas áreas do conhecimento, a exemplo das ciências sociais, saúde, humanas e exatas. E nessa retomada, um curso já foi concluído: o de visagismo, que é uma técnica de criar uma imagem pessoal para ressaltar a beleza e as qualidades interiores de uma pessoa. Na terça-feira (30) já tem início o curso de processo de envelhecimento saudável.
Os encontros acontecem três vezes por semana, às terças, quartas e quintas-feiras, sempre no período da tarde. A turma atual, composta de 25 pessoas até agora, terão ao longo do semestre aulas diversas sobre história da arte, direito, psicologia, prevenção de quedas, química no dia a dia, inteligência emocional, medicina chinesa, interações medicamentosas e até anatomia.
“Alguns temas nos foram solicitados pelos próprios alunos, como história da arte, visagismo e uma aula sobre Instagram. Os alunos nos sugerem temas e cursos durante o semestre e nós organizamos aqui entre os nossos professores e funcionários internos. Quando não conseguimos atender, como no caso do curso de visagismo, buscamos externamente”, destaca uma das responsáveis pelo projeto, a professora doutora Aline Cacozzi.
Ela explica que apesar dessa gama variada de assuntos, o curso de atividade física e lazer é o predileto da turma. Mas como a professora está de férias, as aulas só serão retomadas em setembro. Porém, a partir daí serão realizadas semanalmente até dezembro. “Com exceção desse curso [atividade física e lazer], tentamos não oferecer cursos longos, para atender uma demanda interna de interesse dos colaboradores da Unoeste também. Muitos professores e funcionários ficaram interessados em participar do projeto. Com cursos mais curtos e aulas pontuais, conseguimos ampliar nosso quadro de professores e mais pessoas tem a oportunidade de participar”, destaca, revelando o sucesso da Unati.
Só elogios
A Unati é uma iniciativa pioneira em Guarujá e existe desde março deste ano. Tem o objetivo de promover o bem-estar e oferecer mais saúde à população idosa do município litorâneo. Além disso, promover a socialização e a educação permanente ao idosos, proporcionando a eles o envelhecimento ativo. Podem participar da Unati homens e mulheres a partir de 55 anos. E desde que começou, o feedback dos participantes não poderia ser melhor: só elogios. O que enche o corpo docente de orgulho.
“Não consigo mensurar a satisfação e alegria em contribuir com esse projeto. Todos os professores envolvidos manifestam o mesmo sentimento e gratidão. As aulas estão ajudando os alunos na promoção de um processo de envelhecimento saudável com estímulos cognitivos, psicomotores e funcionais que contribuem para melhora da qualidade de vida. Além disso, promovem interação social. Hoje eles criaram uma rede de apoio. Se arrumam para vir a faculdade. Promovem excursões para exposições de arte em São Paulo. Almoços no domingo. É muito bacana de ver. Tem um grupo de whatsapp que eles compartilham agradecimentos aos professores depois das aulas. É emocionante. E já iniciamos uma pesquisa que irá acompanhá-los durante dois anos para mensurar o impacto do projeto na vida deles”, concluiu.
Inscreva-se na Unati!
As inscrições seguem abertas no site da Unoeste. Tem interesse em fazê-la e participar das atividades? Se sim, basta clicar neste link. No site, você encontra o formulário de inscrição, o regulamento e o edital com mais informações.