17/08/2023

Unati transforma realidade de idosos na Unoeste Guarujá

Projeto de extensão reúne alunos a partir dos 55 anos para promover um envelhecimento ativo e saudável. Iniciativa é aprovada por alunos!

Projeto de extensão com idosos tem atividades teóricas e práticas (Foto: Guilherme Santana)

Ao andar pelos corredores de uma faculdade ou até mesmo abrir a porta de uma sala de aula, o mais comum ou até mesmo esperado é se deparar com jovens empolgados com os novos aprendizados. No campus da Unoeste no Guarujá não é apenas essa realidade que é encontrada! Está certo que a instituição conta com mais de 500 alunos das mais variadas idades. No entanto, há também o Projeto de Extensão Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati). Como o próprio nome diz, a iniciativa é voltada aos idosos, entretanto, podem participar os adultos já a partir dos 55 anos.

O projeto, que teve início em março de 2022, retomou as atividades referentes ao 4º semestre na terça-feira (15) desta semana, e já está mais que consolidado na Unoeste Guarujá. As aulas da Unati, que ocorrem sempre de terça a quinta-feira, seguirão até 30 de novembro. “O objetivo da Unati é promover um processo de envelhecimento funcional. Então, por meio de interação social, a ideia é melhorar a qualidade de vida, estimulação cognitiva, a funcionalidade por atividade física e lazer, enfim. Um espaço de convivência que ajudará o idoso no processo de envelhecimento ativo e saudável”, explica a coordenadora da Unati, a professora doutora Aline Cacozzi.

E se o objetivo da Unati é promover um envelhecimento ativo e saudável, a ideia é que eles não fiquem parados durante as aulas. Dessa forma, ao longo do período, eles têm aulas de atividade física e lazer, música, envelhecimento ativo, biografia, filosofia, a história de Nazaré, nutrição, cuidados paliativos, farmácia prática, patologia, além de aulas no Laboratório de Habilidades e Simulação (LHabSim) e na Sala Betha. Também participam de passeios e excursões para exposições, museus, entre outros lugares, e demais iniciativas como show de talentos, teatro e exposição fotográfica.

Inclusive, as aulas de farmácia prática e biografia resultarão na manipulação de um gel de arnica para alívio de dor e um livro da história dos alunos. “São várias atividades diferentes que estimulam o conhecimento e promovem interação entre eles. É como se voltassem à faculdade só que livre de provas, faltas e demais atividades acadêmicas. Eles participam da Unati para adquirir conhecimento, mas também se divertir”, acrescenta a coordenadora do projeto.

Mudando realidades

Independentemente de qual aluno for questionado o que é a Unati, a resposta, mesmo que em outras palavras, é sempre a mesma: amizade! Assim eles resumem o projeto de extensão. “Essa iniciativa é por todos terem quase a mesma idade e estarem na mesma situação. Então, é para formar amizades e sair do marasmo de casa e de ficar no sofá só falando de doenças. Aqui, falamos de coisa boa. É uma alegria voltar para casa com essa gente que transmite carinho, desde os professores, aos alunos e todos os envolvidos”, conta Ivone Zanella, aluna da Unati.

O colega de turma, José Bernardino, também fala da Unati com o mesmo entusiasmo de Ivone. “Esse projeto é união, e os professores são o elo de amizade que criamos. O pouco tempo que moro no Guarujá, conquistei muitas amizades por meio do projeto”, enaltece.

Com formação de grupos, gincana musical e com mímica despertou lado competitivo entre os alunos (Foto: Guilherme Santana)

E se o assunto é amizade e alegria é com ela mesmo, a gaúcha, como é chamada em sala de aula, Clara Cardoso de Oliveira. Desde o retorno às aulas, ela não para de lembrar os amigos que na última segunda-feira (14) completou exatos 80 anos. “Se não fosse a amizade de vocês, eu já estaria num poço bem profundo. Mas com a amizade de vocês, eu não deixo a peteca cair”, se declarou aos amigos.

Integração acadêmica

Assim como algumas iniciativas da Unati contam com a participação de alunos do curso de Medicina da Unoeste Guarujá, os idosos da Universidade Aberta à Terceira também colaboram com as atividades acadêmicas. Nas próximas semanas, por exemplo, os alunos da Unati participarão de um debate com os estudantes de Medicina para apontar todas as necessidades para um envelhecimento ativo e saudável. Além disso, alguns deles se voluntariam também para participar dos ambulatórios de simulação da disciplina de Geriatria com o 8º termo, onde é abordada a saúde do idoso.

Faça parte!

Caso você integre o grupo, isto é, tem a partir de 55 anos, ou conhece alguém que tenha e queira sair do marasmo de estar em casa no sofá, como disse a aluna Ivone, envie um e-mail para alinecacozzi@unoeste.com. Basta deixar o interesse em participar, bem como um número de telefone que a coordenação da Unati entrará em contato. E importante lembrar e alertar: apesar de ter um custo de participação, a Unoeste não solicita dados de conta bancária por meio de ligação telefônica.


Legenda: Projeto de extensão com idosos tem atividades teóricas e práticas
Créditos: Guilherme Santana
Legenda: Com formação de grupos, gincana musical e com mímica despertou lado competitivo entre os alunos
Créditos: Guilherme Santana