15/05/2024

Trote do Bem da Veterinária destina ração ao sul do Brasil

Calouros arrecadaram 2,1 toneladas e canil da Unoeste contribuiu com 1,3 tonelada, totalizando 3,4 toneladas

Alunos, diretora e coordenadora do curso de Medicina Veterinária ao fazerem a entrega dos produtos (Foto: Homéro Ferreira)

 

O Trote do Bem 2024 dos calouros do curso de Medicina Veterinária da Unoeste a arrecada 2,1 toneladas de rações para cães e gatos. O canil da universidade oferece mais 1,3 toneladas. No total são 3,4 toneladas que os alunos decidiram doar para o Rio Grande do Sul. A destinação inclui ainda dez fardos e dez ou 15 rolões de feno. São produtos para animais afetados pela enchente em 450 de 497 municípios do estado. Realização que se insere na campanha Unoeste SOS Rio Grande do Sul que já arrecadou mais de 8,5 toneladas de donativos e 20 mil litros de água nos campi de Presidente Prudente, Jaú e Guarujá.

A entrega da arrecadação do trote ao “SOS” ocorreu na manhã desta quarta-feira (15) no saguão do pavimento térreo do Bloco B3, no campus 2 em Prudente. A diretora Dra. Gláucia Prada Kanashiro e a coordenadora Dra. Rosa Maria Barilli Nogueira acompanharam os alunos e derem suporte nas ações iniciadas em março e encerradas nesta primeira quinzena de maio pelos ingressantes. A representante de sala Cristiane Aparecida da Silva conta que os alunos contribuíram com dinheiro para comprar ração e também conseguiram doações de empresas e da mobilização de moradores do Condomínio Porto Seguro.

São dez anos de arrecadações

Nas postagens no grupo dos alunos integrantes do trote constam as seguintes empresas como colaboradoras: Ração e Acessórios Luz, Planet Patas Pet Shop, Clínica Veterinária Cremonezi, Monzani Pet, Park Rações, Tio de Pet, Agro Point e Atacadão das Rações que, além de doar, fez venda a preço acessível. A aluna Ana Luiza Bueno conseguiu dez fardos de feno da GL Fenos, de Martinópolis, e dez ou 15 rolões de feno da empresa Sementes Nascer, de Rancharia. O feno será levado ao Rio Grande do Sul em caminhão da Tairana Central de Inseminação Artificial.

O Canil da Unoeste, pelo qual responde a professora Camila Angela Bernardi, doou 200 caixas de 6,8 kg cada, totalizando 1,3 toneladas de ração em lata Livelong. A ação do Trote do Bem começou em 2014. Portanto, neste ano ocorreu a 10 ª edição. Mesmo durante o pico da pandemia do coronavírus, em 2020, na condição de aluna Mariana Cabreira conseguiu arrecadar 1,4 tonelada, conforme diz a Dra. Gláucia. Na edição deste ano de 2024 também esteve envolvida a professora Dra. Mirian Rodrigues. O valor acumulado em dez anos da ação extensiva, cadastrada na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), passa de 20 toneladas.

Volume arrecadado de ração junto com as caixas de ração em lata doadas pelo Canil da Unoeste (Foto: Homéro Ferreira)


Legenda: Alunos, diretora e coordenadora do curso de Medicina Veterinária ao fazerem a entrega dos produtos
Créditos: Homéro Ferreira
Legenda: Volume arrecadado de ração junto com as caixas de ração em lata doadas pelo Canil da Unoeste
Créditos: Homéro Ferreira