13/06/2022

Tradicional festa católica de Jaú ganha serviços da Unoeste

Estudantes de enfermagem e medicina atendem a comunidade com prevenção à saúde e orientação de vida saudável

Idoso foi o grupo prioritário dos atendimentos pela Unoeste (Foto: Joici Bolsoni)

 

Neste ano, a tradicional Trezena de Santo Antônio, realizada pela paróquia que leva o nome do santo e que realiza a comemoração há mais de meio século, ganhou a oferta de serviços de prevenção à saúde e orientação de vida saudável. A parceria da Unoeste foi bem recebida, conforme detectou junto à comunidade a estudante do curso de Medicina Luna Drago Lotto. “Percebi que as pessoas gostaram muito e que sentem a necessidade desse atendimento”, afirmou a estudante que veio de Bariri para estudar em Jaú.

A origem da paróquia vem de uma capela há mais de um século, localizada em um dos bairros mais antigos da cidade que em agosto deste ano completará 169 anos. Com suas atividades iniciadas no segundo semestre de 2018, a Unoeste está cada vez mais envolvida com a população local e regional. A parceria com a paróquia nasceu no começo deste ano de 2022, quando contribuiu com ajuda aos cerca de 500 desabrigados pela enchente do fim de janeiro, através da ação da Atlética de Medicina.

Tanto naquela situação de sofrimento quanto agora na prestação de serviços na festa cristã, os estudantes contaram com orientações e acompanhamento das coordenações, professores e colaboradores.  A trezena, denominação por causa do envolvimento de padres de 13 comunidades, começou no dia 31 de maio e terminou nesta terça-feira (13), Dia de Santo Antônio e da Ação Comunitária da Unoeste, protocolada na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext).

 O projeto envolve a coordenadora administrativa, Dra. Amanda Creste Martins da Costa Ribeiro Risso, o coordenador do curso de Medicina, Dr. José de Oliveira Costa Filho, a coordenadora de extensão, Dra. Rafaela Fadoini Alponti Vendrame, a preceptora de Medicina Daniela Pereira Martins, e a secretária acadêmica Joicilene Bolsoni. Foram mobilizados cerca de 40 estudantes em aferição de pressão arterial, aplicação de teste de glicemia e orientação sobre mudanças de estilo de vida.

Mais de 270 atendimentos

A Ação Comunitária ocorreu o dia todo, aproveitando o movimento da saída da missa das 6h e as entradas e saídas das missas das 9h, 12h e 15h. Dia de distribuição de pães e do bolo de São Francisco, com 100 metros de comprimento se juntadas as partes em cinco compridas mesas. Ampla estrutura foi montada em barracas na praça da igreja que fica no bairro que também tem o nome de Santo Antônio, onde o padre Armando Rodolfo Valenzi, mais conhecido como padre Armandinho, responde pela paróquia.

A Trezena de Santo Antônio, cujo primeiro registro tem a data de maio de 1969, é tão importante para a comunidade católica de Jaú e região que a missa principal de domingo (12) foi celebrada pelo bispo auxiliar da Diocese de São Carlos, Dom Eduardo Malaspina que também responde, junto à Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pela condução da Pastoral voltada ao fortalecimento da rede paulista de ecologia integral.

“Atuamos desde às 8h da manhã orientando sobre alteração da pressão e glicemia, realizando testes, distribuindo panfletos, falando sobre a Unoeste e fazendo divulgações nas redes sociais. Atuamos com humanização e empatia, que são condições do nosso aprendizado para a relação médico e paciente. As pessoas elogiaram o fato de nós estudantes sermos atenciosos, tanto sobre os serviços quanto para conversar, para ouvi-las”, contou Luna. Aferiram a pressão e receberam o teste de glicemia 271 pessoas.

Parte do grupo da Unoeste envolvido na Ação Comunitária (Foto: Cedida)


Legenda: Idoso foi o grupo prioritário dos atendimentos pela Unoeste
Créditos: Joici Bolsoni
Legenda: Parte do grupo da Unoeste envolvido na Ação Comunitária
Créditos: Cedida