30/04/2020

Trabalho remoto aumenta preocupações sobre a ergonomia

Manter a postura correta dentro de casa traz benefícios no longo prazo

Foto: Gabriel Marques 

Ao seguir orientações para melhorar a postura durante trabalho remoto, Karla Caroline, bibliotecária do campus Guarujá, sentiu benefícios até em seu desempenho

 

Em tempos de aulas remotas e trabalho a distância, é importante ficar atento à ergonomia dentro de casa. A fisiatra e coordenadora da Faculdade de Medicina de Guarujá, da Unoeste, Dra. Erika Magalhães Suzigan, dá algumas orientações de postura que devem ser seguidas por todos.

O notebook, por exemplo, é um item extremamente prático para o trabalho no dia a dia, mas as pessoas ficam encurvadas ao utilizar o dispositivo. Neste caso, é possível colocar objetos que deixem o computador apoiado em uma altura melhor. “A gente precisa olhar a tela do notebook com a mesma altura do nosso olhar. E, para fazer isso, só elevando todo o notebook”, conta.

Em relação aos braços, os punhos devem estar preferencialmente retos, enquanto os cotovelos devem estar em um ângulo de 90 graus, em formato de “L”. “As pessoas acabam compensando essa postura nos ombros e nos trapézios, que podem ficar doloridos após muito tempo em posição inadequada”, afirma a fisiatra.

Ao adaptar o ambiente dentro de casa, a utilização de um mouse ao lado do computador ajuda a melhorar a posição dos braços. “Usar um mouse faz com que o braço possa repousar sobre a mesa, evitando dores e a sobrecarga da articulação. Já para os cotovelos, uma cadeira com apoio de braços seria a melhor escolha”, relata.

Ao sentar, é indicado deixar o joelho com um ângulo de 90 graus. Para corrigir isso em casa, é possível colocar algum estofado na cadeira, como algumas toalhas dobradas, por exemplo. Ao contrário de uma almofada, elas sustentam melhor toda a perna, tornando o ambiente mais confortável.

E mesmo com a diferença de altura, os pés devem estar bem apoiados e tocando o chão corretamente. “Dentro de casa, é possível colocar algum objeto para apoiar melhor os pés, como um livro mais grosso, por exemplo”, sugere.

A ergonomia é muito importante, porque traz efeitos tanto no curto como no longo prazo. “Ao se sentar da maneira correta, até os ombros sentem a diferença. Nem sempre encontramos um ambiente em casa que esteja de acordo com as melhores práticas de ergonomia. E isso pode causar lesões a longo prazo”, relata a coordenadora.

A bibliotecária do campus Guarujá da Unoeste, Karla Caroline dos Anjos Barbosa, utilizou as orientações da Dra. Erika Suzigan e sentiu benefícios até em seu desempenho: “Essas dicas permitem que eu fique mais tempo em frente ao computador dentro de casa. E, por incrível que pareça, me ajuda a ter mais disciplina em casa, porque quando a gente fica confortável, o trabalho flui melhor”, conta.


Legenda: Ao seguir orientações para melhorar a postura durante trabalho remoto, Karla Caroline, bibliotecária do campus Guarujá, sentiu benefícios até em seu desempenho
Créditos: Gabriel Marques