02/10/2020

Trabalhadores e idosos recebem testagem rápida da Covid-19

Iniciativa da Vigilância Epidemiológica Municipal envolve os cursos de Enfermagem e Biomedicina da Unoeste

Foto: Homéro Ferreira

Testagem com protocolo: luvas, máscara, protetor facial e outras providências

 

Testagem rápida da Covid-19 está sendo aplicada em pessoas inseridas nas populações prioritárias, vulneráveis em relação à doença. São pelo menos 850 testes para idosos atendidos em atividades ofertadas pelo município e trabalhadores do setor público como ocorreu com os do Parque Ecológico Cidade da Criança na tarde dessa quarta-feira (30), véspera de reabertura do espaço para a visitação pública. No auditório do Observatório foram atendidos 90 trabalhadores.  

A iniciativa da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) envolve os cursos de graduação em Enfermagem e Biomedicina da Unoeste, contando ainda com a participação em levantamento de dados pelo Mestrado em Ciências da Saúde e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, que oferta mestrado e doutorado, para pesquisas voltadas em contribuir no combate e prevenção à pandemia do coronavírus.

Integrante da equipe de manutenção do parque, Maria Heloiza Garcia Rocha classificou a testagem como importante em razão de trabalhar com pessoas que usam o transporte coletivo. Empenhada nos cuidados de prevenção à Covid-19, a moradora da Vila Industrial tem preocupação por estar próxima do Parque do Povo, local de movimentação de pessoas em atividades físicas. Sua filha de 12 anos foi enviada para a casa da avó, em Taciba. Situações que reforçam o seu agradecimento pela testagem.

Para o Dr. Marcus Vinicius Pimenta Rodrigues, coordenador do curso de Biomedicina, a doença continua preocupando e os cuidados em saúde são essenciais, inclusive dos professores e alunos inseridos na testagem e em outras atividades correlatas. Estão sendo seguidos os protocolos instituídos pelas organizações de saúde, incluindo o Ministério da Saúde, tanto para quem está prestando, quanto para as pessoas que estão recebendo os serviços.

São duas frentes de ações no atendimento à demanda da VEM para a Unoeste. Além da testagem, desde o início da pandemia é realizado o acompanhamento dos casos suspeitos e de seus comunicantes, que são os familiares ou trabalhadores da saúde que tiveram contato próximo, em unidades públicas ou particulares. O serviço é feito com ligação telefônica para os familiares e à empresa onde o suspeito trabalha, para elaborar o inquérito soroepidemiológico.

O inquérito serve para obter informações pormenorizadas sobre a circulação do coronavírus, possibilitando estimar quantas pessoas em Presidente Prudente já tiveram contato com ele. Conforme o Dr. Marcus, o curso de Enfermagem atua nessa ação desde o início e o de Biomedicina foi inserido mais recentemente. A relação entre os cursos se intensifica com o apoio da Enfermagem na avaliação de um novo teste rápido, feito com um kit mais sensível, enviado pelo Instituto Butantã.

Pela Enfermagem está à frente das ações a professora Larissa Sapucaia Ferreira Esteves, enquanto que na Biomedicina e no Mestrado em Ciências da Saúde, além do Dr. Marcus, que também integra o de Meio Ambiente, está a Dra. Valeria Cataneli Pereira. Ainda no Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional acontece o envolvimento da mestranda Vitória Marques de Sá Sanvezzo. Vários dados estão sendo levantados e utilizados em pesquisas que terão resultados voltados para a sociedade.

Conforme o Dr. Marcus, as ações junto à Vigilância Epidemiológica têm favorecido a articulação ensino-pesquisa-extensão, mediante atendimento à comunidade. O envolvimento dos alunos é avaliado pelo professor pesquisador como sendo fundamental para a formação profissional, ressaltando a importância do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e a relevância de estarem inseridos em cenários práticos de atendimento à saúde pública.

Para a diretora da VEM, a relações públicas e enfermeira Elaine Bertacco, a abertura de campos de estágio nessa área tem sido algo muito enriquecedor. Ela acredita que a atuação conjunta de profissionais da área, dos professores e alunos tem sido de fundamental importância no aprendizado de como lidar com a Covid-19. “Só temos que agradecer aos professores e alunos, pois toda vez que surge uma campanha ou treinamento, a Unoeste está sempre pronta para atender a gente”, afirma.


Legenda: Testagem com protocolo: luvas, máscara, protetor facial e outras providências
Créditos: Homéro Ferreira