09/03/2020

Startups instaladas na Intepp mostram resultados rápidos

Contrariando a média de mortalidades de novos negócios no Brasil, incubados estão fazendo contratações

Foto: João Paulo Barbosa

Parte da equipe da Play Sistemas Integrados

 

Ao adotar um foco mais comercial, a Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (Intepp) fomenta resultados rápidos e satisfatórios. Somente em 2020, três das nove startups instaladas em sua sede já fizeram nove contratações de colaboradores e existem outros quatro processos seletivos em andamento.

Para o gerente da Intepp, Diego Andreasi, isso significa o amadurecimento que cada empresa tem obtido, atingindo um nível alcançado por apenas 30% dos novos negócios no Brasil, onde a taxa de mortalidade é de 70%, que geralmente acontece na etapa inicial, ainda só com fundadores, sem nenhuma contratação.

O fato de novos negócios morrerem entre 12 e 18 meses decorre da falta de venda do produto ou do serviço. Sem dinheiro, não há projeto que resista. Entre os incubados da Intepp, instalada no campus II da Unoeste, teve empresa que precisou mudar para uma sala maior para acomodar todos os seus colaboradores.

As novas contratações são da Play Sistemas Inteligente, que trabalha com  sistemas para indústrias 4.0 e buscou mais quatro colaboradores; a Analytics2go, que atua no segmento de análises de dados, empregou mais três; e a Maju, plataforma delivery de cuidados estéticos, abrigou mais dois. A Analytics2go, desenvolvida por brasileiros e norte-americanos, está em processo para mais quatro contratações.

De acordo com Diego, há espaço para mais uma empresa se instalar na Intepp, por conta de desocupação de uma sala menor, sendo que ao todo, a incubadora no momento dá suporte para 15 startups, sendo seis delas na modalidade online. “Todas as empresas residentes estão gerando empregos no tempo médio de dois anos e três meses”, disse Andreasi.


Legenda: Parte da equipe da Play Sistemas Integrados
Créditos: João Paulo Barbosa