Simulações em Veterinária se transformam em videoaulas
Acadêmicos têm acesso ao material que traz práticas da rotina clínica de pequenos e grandes animais; aulas são gravadas por docentes no LabSim Vet
Foto: Cedida
Dayane e Luís Felipe preparam todas as videoaulas que são postadas para os alunos duas vezes por semana
Mais de 1 mil km foram percorridos por Brenda Stelys de Oliveira, 26, para realizar o sonho de estudar Medicina Veterinária na Unoeste. Mineira de Betim, ela está no 6º termo e conta que ficou maravilhada com o Laboratório de Habilidades e Simulação em Medicina Veterinária (LabSim Vet). Neste momento em que o ensino é presencial remoto, as atividades no espaço ocorrem por meio de videoaulas. “Na rotina de um hospital é imprescindível o conhecimento sobre os equipamentos utilizados em procedimentos clínicos. Já assisti vários vídeos sobre esse assunto, inclusive tenho eles salvos para consultar sempre que tiver alguma dúvida”, diz.
A professora doutora Dayane Aparecida Francisco da Silva é a responsável pelo LabSim Vet. Lembra que o ambiente foi inaugurado em 2017 e que a Unoeste está entre as poucas instituições que possuem um laboratório de simulação exclusivo para os estudantes. “Os acadêmicos têm a oportunidade de vivenciar situações da futura profissão em um ambiente livre de riscos. Moldamos dessa forma um profissional autoconfiante e capacitado para o mercado de trabalho”.
Para ela, outro grande diferencial é a possibilidade que a universidade tem de desenvolver os seus próprios simuladores por meio de impressora 3D. Em relação às videoaulas, ela explica que elas são ferramentas importantes para dar continuidade às atividades que o laboratório oferece. “Atualmente, o professor Luís Felipe da Costa Zulim e eu gravamos as simulações dos procedimentos que envolvem a rotina clínica de pequenos e grandes animais. Depois, esse material é disponibilizado aos acadêmicos de todos os termos da graduação”.
A docente avalia que a iniciativa tem sido positiva. “Utilizamos o Jerry que é um simulador canino e temos também outros simuladores: um de baixa fidelidade para a coleta de sangue feito na impressora 3D da universidade e outros que foram confeccionados pelos próprios alunos. Os acadêmicos estão engajados com as nossas postagens que ocorrem duas vezes por semana, eles participam, questionam e também sugerem assuntos para as futuras gravações”.
A coordenadora acadêmica da graduação, Dra. Rosa Maria Barilli Nogueira, destaca que o LabSim Vet é uma ferramenta que agrega muito ao aluno, uma vez que ele consegue treinar vários procedimentos antes de fazer na vida real, aumentando a sua satisfação e confiança. “As videoaulas integram as várias ações que oferecemos por meio do ensino presencial remoto e possibilitam aos universitários estudarem sobre diversos temas da medicina veterinária que contribuem para a construção das habilidades e competências importantes para a atuação. É válido acrescentar que o curso possui uma Liga de Simulação que também contribui para a ampliação do conhecimento e da troca de experiencias entre alunos, docentes e profissionais”, encerra.
Premiação
Recentemente, um trabalho desenvolvido no Laboratório de Habilidades e Simulação em Medicina Veterinária foi premiado no 21º Simpósio de Iniciação Científica da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação (Faclepp) da Unoeste. Intitulado “Satisfação e características no treinamento de habilidade em punção venosa periférica utilizando simulador de baixa fidelidade em graduandos de medicina veterinária”, o estudo avaliou a satisfação e as características desse tipo de treinamento.