Simpósio on-line debaterá sobre prevenção ao suicídio
Alunos da Medicina Jaú da Unoeste promovem evento on-line, aberto à população e totalmente gratuito, do dia 8 a 11 de setembro; inscrições pelo site
Foto: Thais Gonçalves
Programação traz quatro palestras com temas voltados às situações de vulnerabilidades relacionadas ao suicídio
Alunos da Medicina Jaú da Unoeste, por meio da Extensão e Ação Comunitária (Proext), promovem Simpósio de Prevenção ao Suicídio em alusão ao Setembro Amarelo. Acadêmicos, profissionais da saúde e demais interessados participam de quatro palestras com temas que debaterão as diversas situações de vulnerabilidades relacionadas ao suicídio. O evento é on-line, totalmente gratuito e ocorre de 8 a 11 de setembro. As inscrições vão até o dia 7, são feitas exclusivamente pelo site, mas as vagas são limitadas. Ao final, será entregue certificado aos participantes.
Os temas abordados serão: "As consequências do isolamento social para a saúde mental"; "Suicídio: um problema (também) filosófico"; "Fantasias e elementos inconscientes acerca do suicídio"; e "O que é e como atua o Centro de Valorização da Vida (CVV) na prevenção ao suicídio".
O evento é promovido pela Liga Acadêmica de Atenção Psicossocial (Laps), da Medicina Jaú, e conta com o auxílio das ligas Universitária de Psiquiatria e de Psicologia da Saúde, ambas vinculadas à Medicina da Unoeste de Presidente Prudente.
De acordo com o acadêmico do 4º termo da Medicina Jaú e presidente da Laps-Jaú, Vinícius Rosa, as ligas parceiras viram a necessidade de promover a atividade em razão da problemática de saúde pública que ronda o suicídio, sendo esse um fator a ser discutido pela parceria da psiquiatria, da psicologia e da medicina preventiva e social.
“Acreditamos que a questão do suicídio pode e deve ser contornada com a prevenção, por exemplo, quando um profissional da saúde recebe o treinamento adequado sobre esse tema, ao surgir determinada situação ele terá mais facilidade para perceber os sinais comuns do paciente suicida e, assim, encaminhá-lo para o centro de referência mais apropriado, incentivando-o a buscar a ajuda necessária”, explica.
Segundo a psicóloga e professora orientadora da Laps-Jaú, Ana Paula Gasparotto Paleari, o objetivo do evento é aproveitar o mês de setembro que já é destinado a prevenção do suicídio para oferecer subsídios tanto para profissionais da saúde quanto para os demais interessados sobre a importância da detecção e intervenção precoce em casos de pessoas que estão em sofrimento emocional e que manifestam sinais de um possível suicida.
“O intuito do evento é inteirar os participantes sobre a importância da disseminação das informações científicas, bem como o compartilhamento dos conhecimentos dos profissionais de modo a contribuir multidisciplinarmente com a população e promover debates acerca do tema, apresentando formas de prevenção, sobretudo levando em consideração o fator exponencial que se apresenta em virtude da atual fase de isolamento social", finaliza.
Serviço - O evento é gratuito e aberto a todos os interessados. A inscrição é feita exclusivamente pelo site.