12/02/2021

Saúde visual do escolar poderá atingir 25 mil atendimentos

Nos dez anos anteriores foram atendidos 23 mil alunos de escolas da rede e para este ano são esperados 2 mil

Envolvidos na organização e operacionalização, sendo a maioria profissional da saúde, definiram as necessárias medidas para a retomada das ações (Foto: Luiz Saint´Clair)

 

Está definido que será retomado o projeto Saúde Visual do Escolar, suspenso no ano passado por causa da pandemia do coronavírus. Decisão tomada diante da necessidade da oferta deste serviço de saúde que em dez anos apresentou excelentes resultados, melhorando a condição de aprendizagem de mais de mil alunos ingressantes do ensino fundamental II nas escolas da rede pública estadual em Presidente Prudente.

A retomada está marcada para 4 de março. Até 20 de maio o serviço será levado para mais de mil alunos de 15 das 26 escolas, sendo 13 em bairros urbanos e duas nos distritos de Montalvão e Eneida. Em outras 11 escolas os atendimentos ocorrerão no segundo semestre. Os envolvidos na organização e operacionalização, sendo a maioria profissional da saúde, definiram as necessárias medidas de prevenção à Covid-19.

Implantado em 2010, até 2019 o projeto atendeu 23 mil alunos com a aplicação de testes de acuidade visual. Destes, 3,9 mil foram encaminhados para atendimento clínico. São 1,3 mil que passaram a usar óculos e vários casos precisaram de acompanhamento e outros cuidados médicos. Neste ano de 2021 o projeto deverá atingir 25 mil atendimentos, com mais de mil atendimentos em cada semestre.

A iniciativa do Lions Clube Centenário tem parceria com o Banco de Olhos “Maria Sesti Barbosa” da Santa Casa, e da Unoeste, através da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp). Estudantes universitários aplicam os testes de acuidade visual, orientados e acompanhados por professores. Quando é detectada alguma dificuldade em enxergar, a criança é encaminhada ao médico do Banco de Olhos. Se for necessário que use óculos, o Lions faz a doação através de convênio com loja de ótica.

A recente reunião sobre a retomada do projeto envolveu pelo Banco de Olhos e Lions Centenário, Irineu Sesti Filho, Antônio Salas Molina, Daiane Graziela da Silva Hilário e Fátima Rota; pela Faculdade de Medicina da Unoeste, Guilherme Henrique Dalaqua Grande e Neide Maria de Castilho; e pela Diretoria Regional de Ensino, Magna Lane dos Santos.

Cronograma do 1º semestre de 2021

Março: 04/3 – Professora Marietta Ferraz de Assumpção, às 14h, no jardim Bela Dária; 05/3 – Comendador Tannel Abbud, às 8h, no parque Furquim; 10/3 – Francisco Pessoa, às 14h, no conjunto Ana Jacinta; 11/3 - João Carlos Padilha de Siqueira, às 8h, no jardim Santa Mônica; 12/3 – Vereador Pedro Tófano, às 14h, no distrito de Montalvão; 17/3 – Professor Miguel Omar Barreto, às 14h, no parque Shiraiwa; e 18/3 – Joel Antônio de Lima Genésio, às 8h, no jardim São Gabriel.

Abril: 15/4 – Monsenhor Sarrion, às 14h, na vila Roberto; 16/4 – Professora Anna Antônio, às 14h, no parque Castello-Branco; 22/4 – Dr. Marrey Júnior, às 8h, no parque São Judas Tadeu; e 23/4 – Professor Hugo Miele, às 14h, na vila Esperança.

Maio: 05/5 – Teófilo Gonzaga da Santa Cruz, às 14h, no jardim Humberto Salvador; 06/5 – Professor Placídio Braga Nogueira, às 8h, no parque Alvorada; 19/5 – Professor Arlindo Fantini, às 14h, no jardim Belo Horizonte; e 20/5 – João Alfredo da Silva, às 8h, no distrito de Eneida.


Legenda: Envolvidos na organização e operacionalização, sendo a maioria profissional da saúde, definiram as necessárias medidas para a retomada das ações
Créditos: Luiz Saint´Clair