Risoto de bacalhau é receita de aula on-line da Gastronomia
Chef de cozinha e docente da Unoeste ensinou técnicas e dicas para um jantar profissional de sucesso; evento foi nessa quarta-feira (30)
Risoto de bacalhau com os queijos brie e de cabra foi a receita escolhida pela chef Mariane Sato (Foto Bruna Sugano)
Humm... O inverno chegou e com ele aumenta a vontade de comer pratos saborosos e quentinhos, não é mesmo? A Gastronomia Unoeste agrada os diversos paladares e para dar uma ajudinha na hora de preparar aquela refeição especial, a graduação realizou nessa quarta-feira (30), a aula on-line “Técnicas profissionais para um jantar de sucesso”. O cardápio da noite foi risoto de bacalhau com os queijos brie e de cabra e todos os passos dessa receita e outras dicas foram ensinados pela chef Mariane Sato. Ao final do evento, também houve o sorteio de brindes.
“Esse é um prato clássico da cozinha italiana e os participantes conheceram um pouco da técnica utilizada no preparo, que também pode ser aplicada em outros tipos de risoto”, explica a docente, que também é responsável pela disciplina que ensina tudo sobre a gastronomia da Itália.
Antes de iniciar a receita, ela também destacou a importância do mise en place, que se resume na organização dos ingredientes e de tudo o que será utilizado. “Quando a gente fala de cozinha profissional, esse planejamento faz toda a diferença, isso inclui desde o pré-aquecimento do forno, até a disposição dos utensílios que serão necessários”, comenta.
A aula foi transmitida pelo YouTube e pelo Instagram da Unoeste. Inclusive, a professora Mariane aproveitou para tirar as dúvidas dos participantes em relação ao curso de Gastronomia da universidade. “Somos pioneiros na região e já formamos centenas de alunos. Aliás, uma super novidade são as graduações semipresencial e EAD. É uma chance incrível de aprender com os melhores chefs e a melhor estrutura na área”.
Durante a transmissão, a chef de cozinha aproveitou para dar dicas preciosas aos participantes. “O primeiro passo é suar a cebola, que significa refogar, mas, não deixar pegar cor. Digamos que ela fica apenas transparente. Aliás, o vinho também traz sabor e acidez, mas, ao colocar, você deixa que evapore e não pode mexer. Para dar aquele gosto umami, que é o nosso quinto sabor, que aguça mais ainda o paladar, você pode usar o cogumelo no risoto. Além disso, para finalizar o prato, você usa a técnica da mantecatura, que também é indicada para sopas e molhos e os deixa mais brilhante e com textura aveludada”.
A nutricionista Mariana Neves foi uma das participantes da aula ao vivo e aprovou a iniciativa. Ex-aluna do curso de Nutrição da universidade, ela conta que sempre quis fazer Gastronomia. “Aproveito cada oportunidade que eu tenho de conhecer ainda mais sobre essa graduação. A chef Mariane foi bem didática e eu tive a chance de relembrar algumas informações que aprendi em um workshop anterior e conhecer uma nova opção de risoto”, conclui.
Aproveite
Ficou com água na boca e quer aprender a fazer esse delicioso risoto? É só conferir tudo o que aconteceu na aula ao vivo no YouTube da universidade.
Vem para a Unoeste!
Com ensino de excelência e infraestrutura de ponta, a Unoeste oferece o curso de Gastronomia nas modalidades presencial, semipresencial e EAD. Aproveite que ainda dá tempo de se inscrever para o Vestibular.