Rede de apoio é fundamental na jornada da amamentação
Exposição "Leite Forte" traz histórias de mães e bebês traduzidas em fotos; projeto fica exposto no Prudenshopping de 4 a 31 de agosto
As idealizadoras da exposição “Leite Forte”, Dayane Trigo e Sarah Sumaia (Foto: Berta Fiori)
Após um pouco mais de dois anos do término do tratamento contra o câncer de mama, Nathalia Lopes Gaspar realizou o grande sonho de ser mãe. Dentre os desafios da maternidade que surgem ainda na gestação, para ela, a amamentação era algo distante pelo fato de ter retirado parte da mama direita na cirurgia. Mas com a orientação de uma profissional da área, ela ganhou mais confiança e conseguiu amamentar a pequena Bettina, hoje com quatro meses, desde o seu primeiro dia de vida. Detalhe: apenas com uma mama. A história da Nathalia e da Bettina será demonstrada através de imagens na exposição fotográfica “Leite Forte: Amamentar é poder”, que ocorre de 4 a 31 de agosto, no Prudenshopping, e tem o apoio da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste).
Trata-se da 3ª edição da exposição, idealizada pela enfermeira e consultora de amamentação Sarah Sumaia e pela fotógrafa Dayane Trigo, realizada sempre no mesmo período em alusão ao movimento Agosto Dourado, mês dedicado à conscientização sobre a importância do leite materno, alimento padrão ouro para crianças nos primeiros meses de vida. As idealizadoras frisam que através das imagens, é possível contar histórias, despertar emoções e sensibilizar as pessoas sobre o tema. Sarah ressalta que visa valorizar o ato de amamentar e a mãe que amamenta. “Quero que a mãe se sinta valorizada, mostrar que reconhecemos seu esforço e dedicação. Que elas se sintam encorajadas e capacitadas para amamentar”, pontua a enfermeira.
Foi com essa coragem que a Nathalia e seu marido, o médico Mateus Gaspar, orientados pela Sarah desde a gestação, se prepararam para este momento especial e tão importante para a pequena Bettina. “A amamentação representa um laço muito grande com a Bê. É o nosso momento, a nossa ligação!”, exalta a mamãe orgulhosa. Mas ela também relembra que duvidava que seria capaz de ser fonte de alimento por conta do tratamento oncológico que fez, inclusive comprou mamadeira e até uma máquina de fazer leite no enxoval. “A consultoria foi fundamental!”, afirma Nathalia. É exatamente este laço, entre mãe e filho, que a exposição fotográfica traz para a população.
3ª edição da exposição “Leite Forte”
Nesta edição, a exposição traz imagens de 20 mães com seus bebês e o objetivo das idealizadoras é destacar a importância da rede de apoio, ou seja, das pessoas que fazem parte da vida da mãe e bebê. “O apoio contínuo do parceiro, familiares e amigos pode reforçar a decisão da mãe de amamentar, especialmente nos momentos de dúvida ou dificuldade”, pontuam, reforçando que a informação e dedicação dessa rede pode fazer a diferença na jornada de amamentação, “pois a mãe se sente acolhida, segura e motivada”.
A fotógrafa compartilha que a escolha das imagens para a temática "Leite Forte" é feita com muito cuidado e sensibilidade. “Procuramos selecionar fotografias que retratem a diversidade das experiências de amamentação, mostrando diferentes mães, bebês e cenários. Buscamos transmitir mensagens de amor, conexão, superação e a importância do aleitamento materno. Queremos que as fotos inspirem e empoderem outras mães, mostrando que o aleitamento materno é um ato natural e poderoso, porém muito desafiador. Além disso, queremos destacar a importância da informação, tanto para as mães quanto para a rede de apoio, pois ela é fundamental para que o aleitamento aconteça de forma exclusiva e para que a mãe possa amamentar com tranquilidade e segurança”.
Serviço
A Exposição Fotográfica ficará de 4 a 31 de agosto no Prudenshopping e é aberta a todos os visitantes. Na abertura, no dia 4, às 16h, haverá o tradicional Mamaço, quando todas as mães presentes amamentam seus bebês simultaneamente.