Área da tecnologia atraí profissionais de outros ramos
Alunos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD da Unoeste compartilham suas histórias e elogiam graduação
André: “A Unoeste é referência na área de tecnologia e o curso é sensacional” (Foto: Cedida)
Pesquisa divulgada pela GeekHunter, empresa de recrutamento de profissionais da área de tecnologia, mostra que em 2020 as oportunidades de trabalho no setor tiveram um crescimento de 310%. E quando o assunto é formação de qualidade para atender esse mercado, a Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp/Unoeste) é referência no Brasil. Tanto os bacharelados quanto os cursos superiores de tecnologia estão entre os melhores do país. Mas um em específico tem chamado a atenção dos próprios alunos, muitos deles já formados em outras áreas: é o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) na modalidade a distância (EAD). Qualidade de ensino e metodologia inovadora são alguns dos pontos destacados pelos estudantes que escolheram a 2ª melhor particular universidade do estado de São Paulo, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC/MEC).
Para André Velasques de Oliveira, professor, graduado em Administração e pós-graduado em Gestão de Marketing também pela Unoeste, a escolha pelo curso foi baseada no histórico de sucesso dos egressos da Fipp. “A Unoeste é referência na área de tecnologia e possuí tanto bons professores quanto uma ótima estrutura. O curso é sensacional, metodologia eficiente, ambiente virtual eficaz e com uma grade extremamente completa. Por isso, acredito que se juntar a minha vontade de aprender com a capacidade que a universidade tem para ensinar, serei um ótimo profissional”, fala.
De Presidente Prudente, André acreditava que o curso seria apenas mais um aprendizado na vida, mas, hoje, se diz surpreso com tudo que está vivenciando. “A universidade me surpreende a cada aula, me mostrando que existe um universo dentro do curso, com muitas descobertas e coisas que nunca imaginei aprender. Sem dúvidas, com o curso de ADS a distância vivo uma das experiências mais significativas da minha vida, de muitos desafios e descobertas a cada minuto de aula”, destaca o aluno.
Ricardo Strabelli Sonvezzo escolheu ingressar no curso EAD da Unoeste por inúmeras razões. “Posso listar vários motivos. A Fipp é muito respeitada em todo o país, tem as aulas e materiais assíncronos [que podem ser acessados a qualquer momento] que são complementados por aulas ao vivo, e isso ajuda a manter o ritmo de estudo e organização. Além da plataforma Aprender, que é bastante completa, organizada e de fácil navegação”, ressalta o aluno que recebeu indicação de amigos sobre o sistema virtual de aprendizagem (AVA) da universidade.
Proprietário da escola Cultura Inglesa de Presidente Prudente, Ricardo fez também sua primeira graduação na Unoeste. Decidiu buscar a área de informática para se preparar para as grandes mudanças especialmente no segmento de prestação de serviços, o qual atua. “Estou muito satisfeito e se eu soubesse que iria gostar tanto, teria começado antes”, revela. Ele ainda completa que o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD oferece uma visão mais abrangente e entendimento mais profundo das possibilidades que a tecnologia proporciona. “Pretendo encabeçar projetos, pois somará conhecimento técnico sobre desenvolvimento de sistemas à experiência de gestão e conhecimento específico que já tenho”, encerra.
Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Unoeste e com pós-graduação em Gestão de Empresas pela FGV-SP, Juliane Damno decidiu que já era hora de voltar aos estudos. “Dentre os meus interesses, pesquisei o que agregaria valor ao meu currículo. Acredito que algo na área da informática conectaria harmonicamente com as minhas formações anteriores. Sendo egressa da Unoeste já conhecia a forma de ensino e o grande reconhecimento dos cursos da Fipp, por isso fiz essa escolha”, destaca.
Segundo a aluna, que trabalha com gestão de pessoas, ministra cursos, palestras e oficinas, está sendo “gratificante” a experiência. “Estou gostando muito do conteúdo, dos professores e do formato EAD. Consigo acompanhar todo conteúdo que até então era desconhecido para mim. As aulas ao vivo são excepcionais”, frisa. Juliane recorda que foi devido ao esforço e dedicação de sua mãe, que também é ex-aluna da instituição, que teve a oportunidade de cursar o nível superior. “Agora, pela terceira vez, a universidade se fez presente nos novos voos que quero alçar. Tudo que eu e minha mãe alcançamos até hoje a Unoeste tem sua parcela de contribuição”, finaliza.
Hoje Vanessa Harumi Ozawa mora em Prudente, mas ela é da capital paulista e morou na Irlanda por oito anos, retornando ao Brasil devido à pandemia. “Não conhecia muita coisa aqui na cidade, mas sempre ouvi sobre a Unoeste, que era uma das melhores faculdades particulares de São Paulo. Então, procurando por uma recolocação no mercado de trabalho brasileiro, procurei por um curso a distância e que eu poderia trabalhar em casa”.
A aluna enaltece a vivência e conhecimentos que está adquirindo na universidade. “Além do ensino de qualidade, eu fiquei surpresa com o suporte dos professores e com a seriedade das aulas on-line. O curso está me proporcionando um novo círculo de amizades e contatos profissionais. Mesmo a distância, me sinto acolhida tanto pelos colegas de sala quanto pelos professores, o que é fantástico por ser a primeira vez que moro em Presidente Prudente”, encerra.
Formação de excelência
A Fipp/Unoeste oferece os seguintes cursos presenciais: bacharelados em Ciência da Computação e Sistemas de Informação, além do tecnólogo em Jogos Digitais. Já na modalidade EAD, além do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, a Unoeste também oferece o tecnólogo em Gestão da TI e o bacharelado de Engenharia de Software.
Pós em Tecnologia e Informática
Para quem deseja se especializar na área, são oferecidos os cursos em Data Science, Desenvolvimento e Aplicações Web, Gestão da Tecnologia da Informação e Segurança da Informação. Conheça as possibilidades neste link.
Faça Unoeste
Clique aqui e fique por dentro dos vestibulares da maior universidade do oeste paulista.