22/06/2023

Psicologia promove encontro com parceiros na área de estágio

Participaram 40 convidados da área pública e privada e 20 profissionais do curso que já formou mais de 1,8 mil psicólogos

Dra. Regina: 1º encontro com parceiros em 35 anos do curso que já formou mais de 1,8 mil psicólogos (Foto: Homéro Ferreira)

 

Encontro inédito do curso de Psicologia reuniu na manhã desta quarta-feira (21) parceiros de estágio nas áreas pública e privada. Compareceram 40 convidados e estiveram envolvidos 20 profissionais que atuam como professores e nos serviços de atendimentos. A coordenadora Dra. Regina Gioconda de Andrade conduziu o rico momento de orientação sobre as diferentes possibilidades de estágio que são uma contribuição de mão dupla: a formação profissional e o atendimento à comunidade em serviços de saúde mental.

O encontro foi aberto com a coordenadora dizendo ser um momento especial para o curso de Psicologia que tem 35 anos de história, da qual os convidados fazem parte de diversas maneiras. Citou que a Unoeste já formou mais de 1,8 mil psicólogos que atuam pelo Brasil afora, mas especialmente nos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul; e também no exterior. Conforme disse a Dra. Regina, a formação do psicólogo é um grande desafio, pois é ampla e generalista.

Dupla realidade

“Formação que contempla diversidade de perspectivas necessárias para a compreensão do ser humano, visando à promoção de saúde mental em seus diversos contextos. Destina-se a promover a formação do acadêmico, capacitando-o para desempenhar de forma ética as tarefas pertinentes à profissão, junto à sociedade”, pontuou para dizer que os estágios proporcionam o início de uma postura que se caracteriza pela passagem da realidade estudantil para a realidade profissional.

“Esta experiência é um processo contínuo de construção, requerendo responsabilidades e reflexões na construção do saber e da práxis. As atividades práticas são desenvolvidas nos estágios supervisionados que têm caráter obrigatório”, explicou para falar das três modalidades: o básico, o específico e o com ênfase em processos psicoterápicos e processos de acompanhamento e avaliação. Cada supervisor explicou sobre as contribuições que são ofertadas para entidades assistenciais, órgãos públicos de diferentes áreas e empresas privadas de vários setores, tais como de educação, saúde e esporte.

Estágio básico

O estágio supervisionado básico, com alunos do 2° ano (4º Termo), visa produzir conhecimento crítico e concreto acerca da atuação da psicologia nas políticas públicas e as atividades possíveis de serem desenvolvidas são entrevistas com profissionais da saúde sobre políticas públicas e rede de saúde; e conversas e entrevistas com usuários dos serviços de saúde.

Com alunos do 3º ano (5º Termo), o estágio supervisionado básico, tem como intuito transmitir conceitos, princípios e métodos da atuação do psicólogo com pequenos grupos em diferentes contextos da prática profissional a partir do trabalho de análise de demandas para práticas grupais e planejamento, execução e avaliação de intervenções. As atividades possíveis de serem desenvolvidas são: formação e desenvolvimento de pequenos grupos com usuários dos serviços de saúde; e grupos na modalidade de apoio, psicoeducação, orientação e treinamento.

Estágio específico

No estágio específico supervisionado obrigatório I, para alunos do 4º ano (7º Termo), a proposta é de discutir o conceito de instituição/desinstitucionalização e sua relação com as práticas psicológicas e os modos de subjetivação na contemporaneidade, problematizando a concepção de sujeito e desnaturalizando a concepção individualizada de subjetividade por meio do desenvolvimento de práticas de análise institucional. As atividades possíveis a serem desenvolvidas são as seguintes: aproximação das práticas institucionais; levantamento de demandas e necessidades; análise de demandas institucionais; entrevistas com profissionais e usuários; intervenção no equipamento de saúde a partir de demandas levantadas e grupos, palestras, educação em saúde, rodas de conversa, protocolos e projetos.

No estágio específico supervisionado obrigatório II, também no 4º ano (8º Termo), a finalidade é aprofundar o sentido das práticas psicológicas no âmbito da clínica ampliada enquanto superação por incorporação do modelo clínico biomédico, trazendo para a prática clínica saberes provenientes da saúde coletiva, saúde mental, do planejamento e da gestão, e das ciências sociais e políticas. As atividades possíveis a serem desenvolvidas são intervenções interdisciplinares em práticas junto às equipes de saúde; desenvolvimento de ações ampliadas; participação na elaboração e condução de PTS – Projeto Terapêutico Singular; visitas domiciliares; aproximação junto aos agentes comunitários da saúde; desenvolvimento de ações visando promoção de saúde e prevenção de doenças; educação em saúde e saúde na escola.

Estágio com ênfase

O estágio com ênfase de processos de acompanhamento e avaliação, no 5º ano (9º e 10º termos), é voltado para o desenvolvimento de práticas e intervenções psicológicas (pedagógica, laboral, comunitária, entre outras) junto a indivíduos e grupos específicos, com o entendimento de que essas intervenções e esses vínculos estabelecem a demanda inicial para a realização do acompanhamento ao longo de um período de tempo, concomitante à produção de documentos e à avaliação da eficácia dessas intervenções aferidas por meio da adoção de diferentes procedimentos. As atividades possíveis a serem desenvolvidas são: intervenções em grupos; intervenções educativas; prevenção e promoção em saúde; orientações; acolhimento; e humanização.

Pluralidade e egressos

A administração pública municipal de Presidente Prudente esteve representada no encontro pela secretária de Assistência Social, a primeira dama Clélia Tomazini, juntamente com profissionais de sua e de outras secretarias: de Educação, de Saúde e de Esporte. Durante a apresentação individual de cada participante duas situações chamaram a atenção: a pluralidade de serviços em prol da saúde mental das pessoas e o expressivo número de egressos do curso de Psicologia da Unoeste que atuam em tais serviços. Após o encontro, os convidados visitaram dois espaços: o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Comportamento Humano e o Serviço Escola de Psicologia “Professor Roberto Mielke”.

Participantes do encontro realizado no curso de Psicologia, no campus II da Unoeste em Prudente (Foto: Homéro Ferreira)


Legenda: Dra. Regina: 1º encontro com parceiros em 35 anos do curso que já formou mais de 1,8 mil psicólogos
Créditos: Homéro Ferreira
Legenda: Participantes do encontro realizado no curso de Psicologia, no campus II da Unoeste em Prudente
Créditos: Homéro Ferreira