Prudente faz parte da campanha nacional do Dezembro Laranja
Realização do Hospital Regional envolve representantes da Unoeste e promove grande mobilização da comunidade
Nilson Soares de Lima: o primeiro a ser atendido e saiu satisfeito com o atendimento (Foto: Homéro Ferreira)
Mais uma vez Presidente Prudente aderiu à campanha nacional Dezembro Laranja. A realização da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) alerta sobre a proteção e cuidados, realizando prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele. A realização local é do Hospital Regional (HR) Dr. Domingos Leonardo Cerávolo, do qual a Unoeste é parceira.
A ação ocorreu no sábado (2), das 9h às 15h. Mobilizou simultaneamente comunidades em uma centena de postos espalhados pelo Brasil. Em Prudente foi conduzida pelo médico dermatologista Dr. Murilo Carapeba que atua no HR e é diretor das Faculdades de Medicina da Unoeste. Historicamente, a ação envolve médicos voluntários, médicos residentes e alunos da Liga Acadêmica de Dermatologia.
Prudente tem alcançado expressiva participação da comunidade, com a média de 400 atendimentos por mutirão. O primeiro atendimento desta vez foi ao gerente de Recursos Humanos (RH) aposentado Nilson Soares de Lima, morador da vila Dubus, na área central da cidade. Foi diagnosticado com câncer de pele em corno cutâneo no braço esquerdo; uma lesão de pele endurecida.
A consulta e diagnóstico foram feitos pelas médicas residentes Audria Jung e Bianca Minuzzi, acompanhadas pela médica preceptora Ana Flávia Borges. O atendido foi encaminhado ao centro cirúrgico para cirurgia do câncer de pele. O senhor Nilson elogiou o atendimento e a imediata solução, com o comentário de que se fosse no posto de saúde iria demorar alguns meses.
A campanha da ABD tem esse viés da solução rápida que é seguida de acompanhamento posterior. O tema deste ano foi “Seu Sol, Sua Pele, Sua Proteção”, visando a conscientização das pessoas sobre a importância de se prevenir da incidência dos raios solares e diagnóstico precoce do câncer de pele que responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil. São 185 mil novos casos por ano, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).