02/06/2022

Projetos da Escola de Comunicação são premiados em evento

Estudantes de jornalismo tiveram a chance de participar da Intercom Sudeste, maior congresso de comunicação da América Latina

Vencedores da categoria "Melhor Documentário Jornalístico" exibem certificado (Foto: Giovanna Guessada)

 

Ter a chance de apresentar um projeto no maior congresso de comunicação da América Latina. Essa foi a oportunidade que os alunos da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste tiveram no 25º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, promovido pela Intercom. Participação que rendeu premiação em duas categorias: “Melhor Documentário Jornalístico” e “Melhor Website”. Na última semana de maio, o município mineiro de Poços de Caldas ficou mais movimentado do que o normal. Não era difícil se deparar com jovens andando pelas ruas com os crachás indicando a participação no evento. O Intercom Sudeste 2022 reuniu estudantes e egressos de comunicação das mais variadas instituições de ensino superior da região sudeste do país, com o intuito de fomentar a apresentação de projetos e artigos desenvolvidos durante a graduação.

A programação contou com oficinas como a de marketing pessoal e locução publicitária e jornalística, ministradas por profissionais da área, como o especialista Marcelo La Carretta, professor da PUC Minas e responsável pelo workshop de storytelling.  Apesar dos diferentes sotaques, universidades e cursos, os participantes tinham algo em comum: a sede pelo conhecimento. Motivo mais do que suficiente para fazer com que os 11 integrantes da caravana da Escola de Comunicação da Unoeste partissem de Presidente Prudente rumo a Minas Gerias, carregando na bagagem cinco projetos finalistas na Expocom e três artigos que seriam apresentados no Intercom Junior. Para o diretor regional do Intercom Sudeste, Franco Dani Araújo Pinto, a primeira edição pós-pandemia do evento foi um marco. “A gente havia uma expectativa, tanto da diretoria sudeste, quanto da organização local. Todo evento tem, obviamente, seus imprevistos. Mas a gente considera, fazendo um balanço geral, que ele foi um sucesso", conclui.  

Ao todo, foram mais de 600 trabalhos submetidos ao Intercom Junior, DTs (divisões de trabalhos) e Expocom, que é a categoria que concede prêmios aos melhores projetos. Dentre as centenas de inscrições, Marco Vinicius Trindade Ropelli teve seus dois documentários, “Estrela da Manhã” e “Nossa Oferta”, classificados para a final. “Em relação aos filmes que trago, eles foram desenvolvidos em uma disciplina e no meu TCC, ambos orientados pela professora e doutora Thaísa Bacco. É muito gratificante chegar até aqui, independente de ganhar, a gente sabe que estar entre os selecionados de toda a região sudeste é uma honra grande”, comenta o egresso de Jornalismo da Unoeste.  

Do outro lado, Abner de Souza, aluno do 5º termo de jornalismo, submeteu seu trabalho de fotorreportagem “Féi-to à Mão” sem pretensão alguma. Porém, com a notícia de que seu grupo estava entre os cinco finalistas da Expocom, a emoção não pôde ser contida. “Foi um mix de sentimentos. Alegria, medo, insegurança. Eu, basicamente, senti aquilo que todo mundo fala, de estar com o estômago cheio de borboletas”, comenta o jovem que descobriu ser mais sociável do que imaginava e teve a chance de expandir seu networking, além de tomar decisões importantes na sua jornada profissional. “Firmei a fotografia como algo que eu quero levar pra minha carreira. Antes, fazia por hobby, só por achar bonito e legal. Agora, percebi que posso ganhar a minha vida com ela”. 

Trabalhos desenvolvidos 

Além dos projetos “Nossa Oferta”, “Estrela da Manhã” e “Féi-to à Mão”, os alunos apresentaram o site colaborativo “Wikipet” e a produção laboratorial em jornalismo digital “Infância Roubada”. Já no Intercom Junior, foram expostos os artigos sobre a websérie documental “Religare”, o livro-reportagem “Margaridas” e o documentário biográfico sobre o primeiro missionário católico japonês no Brasil. 

Próxima parada 

No final do dia, todo o esforço foi recompensado. A caravana retornou para Presidente Prudente com duas vitórias nas categorias de “Melhor Documentário Jornalístico”, com o trabalho Nossa Oferta e “Melhor Website” com o Wikipet. Para Giovana Cunha, uma das criadoras do website, as contribuições do evento são inegáveis. “Acredito que o Intercom vai me tornar uma pessoa ainda mais apaixonada pelo jornalismo, fazendo com que eu me destaque lá na frente, no mercado de trabalho”, pontua. 

Ao contrário do que muitos pensam, as conquistas não representam o desfecho final do que foi o Intercom Sudesde 2022. Elas marcam o ponto de partida dos estudantes, rumo à trajetória profissional mais sólida e engajada em atividades acadêmicas. E a próxima parada já tem data marcada: de 5 a 9 de setembro, os vencedores desembarcarão na Paraíba, para a etapa nacional do congresso, em busca de mais conhecimento. 

 


Legenda: Vencedores da categoria "Melhor Documentário Jornalístico" exibem certificado
Créditos: Giovanna Guessada
Legenda: Caravana da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais sob supervisão da professora doutora Thaisa Bacco
Créditos: Cedida
Legenda: Grupo responsável pela fotorreportagem "Féi-to à Mão" após a apresentação
Créditos: Giovanna Guessada