Projeto recebe crianças em ações no ambiente universitário
Alunos das séries finais do ensino fundamental são envolvidos na produção de artes e em jogos matemáticos
Foto: João Paulo Barbosa
Primeira atividade de 2020 na brinquedoteca da Faclepp, com alunos de escola municipal de Taciba
Pelo segundo ano consecutivo, alunos da Escola Municipal Gentila Luiza Damasceno estão sendo inseridos no espaço universitário. Eles são envolvidos em atividades lúdicas, proporcionadas pelos cursos de Pedagogia presencial e a distância (EaD). Cada classe participa de duas ações por semestre, sendo cada uma delas para atividades específicas que se alternam entre a produção de artes e jogos matemáticos.
Na tarde desta terça-feira (3) ocorreu a primeira atividade de 2020 e envolveu alunos do 3º ano, acompanhados pela professora Zilma Aparecida Pereira Silva, para quem o projeto "Brinquedoteca: Espaço de ludicidade, criatividade e aprendizagem" gera vários benefícios às crianças na faixa etária de oito anos. “Eles gostam muito. Quando estão na Unoeste pela primeira vez, já estão pensando quando virão novamente”, conta.
Os alunos ficam eufóricos com a viagem, entendida por eles como um passeio. Na brinquedoteca no campus II tiram o máximo proveito possível e são todos muitos interessados. “Eles ficam empolgados”, comenta a professora, que diz ainda que são cinco classes para este ano, sendo três do período da manhã e duas da tarde. Cada uma virá duas vezes neste semestre e outras duas vezes no próximo.
A recepção e condução das atividades de hoje foram pelos professores Josué Pantaleão, da disciplina de Artes, e da professora Denise Penna Quintanilha, de Matemática, que afirma ser muito sadia essa relação do ensino superior com as crianças das séries finais do primeiro ciclo do ensino fundamental, inclusive por envolver estudantes de Pedagogia na maioria das ações, que aproveitam para treinar o ser professor.
O projeto coordenado pela professora de Educação Física Janaina Pereira Duarte Bezerra proporciona a integração de fatores como ludicidade, movimento, literatura, matemática e arte. Antes das atividades práticas, as crianças são estimuladas por histórias, nas quais são envolvidas pelo diálogo. Tem ainda visita monitorada ao Acervo Educacional de Ciências Naturais (Aecin), mantido pela Unoeste.
Além dos professores e estudantes de Pedagogia, o projeto também conta com o envolvimento da coordenadora dos cursos Dra. Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos e da diretora da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp), Dra. Maria Helena Pereira Mirante, com apoio das pró-reitorias Acadêmica e de Extensão e Ação Comunitária.