04/03/2020

Projeto de saúde visual do escolar entra em seu 11º ano

Com a previsão de 2 mil atendimentos ao longo do ano, ao final de 2020 o acumulado deverá chegar a 25 mil

Foto: João Paulo Barbosa

Aplicação de teste de acuidade visual usando a tabela de Snellen

 

Com atendimento de acuidade visual para 65 alunos da Escola Estadual Professora Marietta Ferraz de Assumpção, na tarde desta quarta-feira (4) foi retomado o projeto Saúde Visual do Escolar que ocorre pelo 11º ano consecutivo e deverá atingir em 2020 cerca de 25 mil atendimentos. Nos testes aplicados, seis alunos (9,2%) apresentaram alguma dificuldade em enxergar e entraram para a agenda de consultas médicas.

O projeto contempla alunos ingressantes no segundo ciclo do ensino fundamental, que são os do 6º ano da rede estadual de ensino. São os mesmos estudantes que passam pelos testes no 1º ano, na rede municipal, e com atendimento pela Secretaria Municipal de Saúde. O segundo atendimento é feito por estudantes do curso de Medicina da Unoeste, orientados e acompanhados por professores.

Com a iniciativa do Lions Clube Centenário, o projeto tem a parceria do Banco de Olhos da Santa Casa e da Unoeste. O atendimento é levado para 26 escolas estaduais em Presidente Prudente. Nos anos anteriores, o projeto atendeu 23 mil alunos com a aplicação de testes de acuidade visual, dos quais 3,9 mil foram encaminhados para atendimento médico.

Em dez anos, 1,3 mil passaram a usar óculos e apresentaram melhora no aprendizado, devido às condições normais de leitura na lousa, no caderno e nos livros. O Lions oferta os óculos gratuitamente. Para este semestre, de março a maio, os serviços estão programados para 15 escolas, sendo que as outras 11 ficaram para o segundo semestre. Para 2020 são esperados cerca de 2 mil atendimentos. A programação é a seguinte:

Março: 4/3 – Professora Marietta Ferraz de Assumpção, às 14h, no jardim Bela Dária; 5/3 – Comendador Tannel Abbud, às 14h, no parque Furquim; 10/3 – Francisco Pessoa, às 14h, no conjunto Ana Jacinta; 11/3 - João Carlos Padilha de Siqueira, às 8h, no jardim Santa Mônica; 12/3 – Vereador Pedro Tófano, às 14h, no distrito de Montalvão; 17/3 – Professor Miguel Omar Barreto, às 14h, no parque Shiraiwa; e 18/3 – Joel Antônio de Lima Genésio, às 8h, no jardim São Gabriel.

Abril: 15/4 – Monsenhor Sarrion, às 14h, na vila Roberto; 16/4 – Professora Anna Antônio, às 14h, no parque Castello-Branco; 22/4 – Dr. Marrey Júnior, às 8h, no parque São Judas Tadeu; e 23/4 – Professor Hugo Miele, às 14h, na vila Esperança.

Maio: 5/5 – Teófilo Gonzaga da Santa Cruz, às 14h, no jardim Humberto Salvador; 6/5 – Professor Placidio Braga Nogueira, às 8h, no parque Alvorada; 19/5 – Professor Arlindo Fantini, às 14h, no jardim Belo Horizonte; e 20/5 – João Alfredo da Silva, às 14h, no distrito de Eneida.


Legenda: Aplicação de teste de acuidade visual usando a tabela de Snellen
Créditos: João Paulo Barbosa