28/04/2023

Programa de Pós em Educação participa de fórum internacional

Coordenadora busca subsídios para aprimorar planejamento estratégico e manter ótimo desempenho em avaliação da Capes

Dra. Camélia: planejamento estratégico para assegurar excelente formação de mestres e doutores em educação (Foto: Ector Gervasoni)

 

Os responsáveis pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Unoeste mantêm-se empenhados em aprimorar o planejamento estratégico voltado a excelência na formação de mestres e doutores e em assegurar ótimo desempenho na próxima avaliação, em 2025, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Em busca de subsídios para estes fins, a coordenadora do programa Dra. Camélia Santina Murgo participou do 1º Seminário Internacional deste segmento, realizado pela Faculdade de Educação da Universidade de Campinas (Unicamp) de 18 a 20 deste mês, com a apoio da Capes e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped).

Juntamente com o fórum ocorreu reunião ordinária do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (Forpred). Os eixos centrais das discussões foram autoavaliação, impactos sociais, internacionalização, políticas de ações afirmativas, ética e integridade acadêmica. Coordenadores de área na Capes esclareceram quais elementos devem compor cada um desses eixos. “O que foi de fundamental importância para que o programa da Unoeste possa organizar seu planejamento estratégico para assegurar uma excelente formação aos seus mestrandos e doutorandos e para que seja garantido ótimo desempenho na próxima avaliação da Capes”, comenta a Dra. Camélia.

Pesquisa de qualidade

Na finalização do evento, o Forpred foram feitos encaminhamentos para a continuidade do diálogo estabelecido no encontro em Campinas, com reuniões no segundo semestre com os coordenadores de cada região para troca de experiências exitosas entre os programas, sobre cada eixo discutido. “Também ficou agendada nova reunião nacional no congresso bianual da Anped que ocorrerá em Manaus, em outubro. “Serão certamente momentos demarcatórios para que o programa da Unoeste continue o percurso comprometido com a pesquisa de qualidade e com impactos significativos na sociedade, consolidando a nota 5 obtida na última avaliação”, pontua e destaca que em Campinas 101 programas estiveram representados, dos quais apenas 10 particulares, incluindo a Unoeste.

Entre universidades públicas e particulares, a presença da Unoeste no crescimento da pós-graduação em educação no Brasil foi além da questão de representação, mas de posicionamento do seu programa nas discussões que norteiam a avaliação quadrienal dos programas, pela Capes. A reunião em Campinas teve a presença do coordenador do Forpred, Dr. Marcelo Soares Pereira da Silva, da secretária da Anped, Dra. Maria Beatriz Moreira Luce; e do coordenador de área da Capes, Dr. Ângelo Ricardo de Souza que esteve no começo deste mês na Unoeste para ministrar a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Educação, com o tema “Impacto social e inovação na pós-graduação em educação”.


Legenda: Dra. Camélia: planejamento estratégico para assegurar excelente formação de mestres e doutores em educação
Créditos: Ector Gervasoni