Programa atenderá pequenos produtores de Presidente Epitácio
Câmara Municipal aprova autorização para a Prefeitura celebrar convênio de cooperação técnica com a Unoeste
Secretário de Agricultura, Roberto Gallego Filho (ao centro) em recente premiação na Unoeste (Foto: Homéro Ferreira)
A Câmara Municipal da Estância Turística de Presidente Epitácio aprova projeto de lei que autoriza a prefeita Cássia Furlan celebrar convênio de cooperação técnica com a Unoeste, visando o desenvolvimento de ações conjuntas de extensão universitária. Iniciativa para levar conhecimento técnico/acadêmico através do programa Pequena Propriedade Produtiva e Sustentável (PPPS), ofertado para vários municípios há nove anos pelos cursos vinculados à Faculdade de Ciências Agrárias e à pós-graduação em Agronomia.
O secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Relações Agrárias, o engenheiro agrônomo Roberto Gallego Filho, afirma que o programa será muito útil para difundir a tecnologia acadêmica no campo, fomentando a agricultura e fortalecendo a economia local, com a geração de emprego e renda, e garantindo a sucessão familiar. Epitácio tem 1.140 propriedades rurais das quais cerca de 150 são médias e grandes. As demais são pequenas propriedades com mão de obra familiar.
Somente em reassentamentos realizados pela Companhia Energética de São Paulo (Cesp) e no bairro Campinal são 600 e existem 315 lotes de assentamentos da reforma agrária, dentre as pequenas propriedades. Conforme o professor proponente do projeto de extensão Neimar Rotta Nagano a intenção inicial é selecionar 50 propriedades que entregam produtos em programas federais e estaduais de aquisição de alimentos que atendem diversos segmentos, entre os quais a merenda escolar e entidades filantrópicas.
Valorização no campo
O convênio envolve ainda as secretárias de Planejamento, Finanças, Assistência Social, Educação e Turismo. A intenção é oferecer tecnologia que possa melhorar a qualidade dos produtos, incluindo apresentação comercial, uniformidade e planejamento de entrega por safra, visando ter oferta em quantidade. “Tudo centrado em criar mecanismos de comercialização e valorização do homem/mulher do campo, através do Centro de Entreposto de Comercialização de Produtos do Pequeno Produtor Rural, ou seja, do Micro Empreendedor Rural”, diz Neimar.
O secretário Roberto buscou a parceria com a Unoeste, instituição que vê como importante parceira para Epitácio que é o 15º em extensão territorial do estado, com 1,2 milhão de km2 e 39,5 mil habitantes, conforme o censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A universidade tem sido parceria da administração municipal em outras ações e Roberto representou a prefeita Cássia em recente premiação da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), com a entrega feita pelo diretor da Faculdade de Ciências Agrárias, Dr. Carlos Sérgio Tiritan. Foi no 28º Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe).