06/11/2020

Profissional de Radiologia tem mercado favorável em pandemia

Curso superior de tecnologia da Unoeste conquistou nota máxima em avaliação do Enade, sendo considerado o 4° melhor do Brasil

Foto: Arquivo Unoeste

Estudantes possuem estágios supervisionados desde o 1º termo do curso

 

É comemorado neste domingo (8) o dia do profissional de Radiologia. Em 2020, ano em que a pandemia fez aumentar a demanda desse profissional em mais de 700%, de acordo com estudo da empresa de recrutamento on-line Catho, é também quando são completados 35 anos de regulamentação da profissão, de acordo com a Lei Federal nº 7.394 de 1985. O curso superior de tecnologia em Radiologia da Unoeste é considerado o 4º melhor do Brasil e no último Enade conquistou a nota máxima no exame (5), qualidade comprovada por egressos e estudantes da graduação, que conquistam vagas com muita facilidade no mercado de trabalho.

De acordo com o coordenador do curso, Dr. Luis do Nascimento Ortega, a proposta da Radiologia Unoeste é oferecer uma formação técnico-humanista, com ênfase na atuação prática em ambiente real. “O curso oferece aos alunos, por meio de convênio com o Hospital Regional de Presidente Prudente, estágios ao longo do curso nas diferentes áreas de atuação. Este ambiente permite o contato com pacientes e equipe multiprofissional. A compreensão da dinâmica do atendimento hospitalar, durante a graduação, propicia a formação de conhecimentos de radiologia convencional digital, radiologia contrastada, mamografia, tomografia computadorizada, hemodinâmica e ressonância magnética”, explica.

O professor salienta que justamente por essa formação de qualidade aliada à prática, os egressos têm encontrado excelentes colocações em instituições de ensino superior, na área de radiologia industrial, em aeroportos e na gestão de serviços de saúde, por exemplo. “Além disso, recentemente o curso obteve nota 5 na avaliação do Enade e foi classificado como um dos melhores cursos do Brasil, entre instituições públicas e privadas. Isso reflete a qualidade e seriedade de todo o corpo docente, envolvido com a formação adequada dos estudantes, para garantir à sociedade um serviço profissional na promoção e recuperação da saúde”, diz.

Para Gustavo Aprigio Medeiros,18, que está no 2º termo de Radiologia, sua escolha pelo curso se deu a partir do momento em que decidiu trabalhar com uma área mais humanizada, que não levasse em conta apenas a técnica da profissão. Ele conta que isso aconteceu depois que acompanhou alguns problemas de saúde de sua mãe. “Minha primeira opção sempre foi Direito. Mas depois do que vi com minha mãe, que o diagnóstico correto era o que poderia mudar a vida dela, senti a necessidade de me tornar um desses profissionais que acolhem os pacientes. Vai muito além de fazer apenas um simples exame. Estou muito feliz com a minha escolha hoje!”, revela.

Sobre a opção de fazer Unoeste, Gustavo salienta que enquanto prudentino, nunca se imaginou cursando outra instituição de ensino que não fosse essa. “Eu escolhi estudar em uma universidade particular por saber e conhecer a estrutura que eu teria durante meus estudos. Só prestei vestibular na Unoeste e estou muito realizado com isso! Tudo o que precisamos, a universidade nos proporciona. Realmente conseguimos ver a nota 5 do Enade refletida no nosso dia a dia. Além disso, falando novamente na parte humanizada, vou levar muitos amigos daqui, que fazem parte inclusive do corpo docente do curso de Radiologia, pois todos eles vão muito além do profissionalismo e são verdadeiros parceiros”, conta.

Márcio Aparecido dos Santos se formou em 2007 pelo curso superior de tecnologia em Radiologia da Unoeste. De acordo com ele, que atualmente trabalha com tomografia e ressonância em diversos hospitais em São Paulo, a universidade lhe deu a base necessária para correr atrás de seus objetivos profissionais e poder comemorar agora 13 anos de atuação na área. “Há cinco meses recebi uma promoção como supervisor da imagem e sei que os subsídios para esse crescimento veio lá da época da graduação. Além de conhecimentos, os professores sempre nos deram muitas dicas de mercado. Conquistei tudo o que eu pretendia e até mesmo o que eu nem esperava”, revela.

Maior concurso de bolsas do oeste paulista

O curso de Radiologia da Unoeste faz parte do maior concurso de bolsas do oeste paulista. São mais de 5 mil bolsas de estudo que podem chegar até 80%. Acesse o link do site da Unoeste e tenha mais informações. As inscrições seguem até o dia 17 de novembro, somente pela internet.

Outras possibilidades de ingresso

Além do concurso de bolsas, também é possível ingressar em Radiologia na Unoeste por meio da nota do Enem. Para os interessados, serão consideradas as notas do exame realizado a partir de 2013. A inscrição também já pode ser feita pelo site e o matriculado será beneficiado com bolsa de estudo de 20% para os cursos de licenciatura e 15% para bacharelados e superiores de tecnologia.

Outra alternativa para ingressar na Unoeste é o processo seletivo para portadores de diploma de curso superior. Neste caso, a inscrição deverá ser feita na secretaria da universidade, localizada no campus 1, na rua José Bongiovani, nº 700, Cidade Universitária, em Presidente Prudente. Os inscritos serão informados sobre o resultado através da própria secretaria. Mais informações pelo e-mail secretaria@unoeste.br ou pelo telefone (18) 3229-1020. 


Legenda: Estudantes possuem estágios supervisionados desde o 1º termo do curso
Créditos: Arquivo Unoeste