15/02/2023

Professor vai a Brasília propor soluções para a previdência

Dr. José de Oliveira, médico, advogado e coordenador do curso de Medicina da Unoeste em Jaú, foi convocado pelo Ministro Carlos Lupi dentre 5 mil Peritos Médicos Federais no Brasil

Reunião na Esplanada dos Ministérios reuniu autoridades da previdência que discutem soluções de problemas que impactam na vida dos contribuintes (Foto: Cedida)

Considerado uma das maiores referências técnicas em perícia médica do país, o coordenador do curso de Medicina da Unoeste em Jaú, o médico e advogado Dr. José de Oliveira Costa Filho, esteve esta semana em Brasília, a convite do ministro da Previdência Social Carlos Lupi. Na Esplanada dos Ministérios, ele e demais autoridades da área participaram de uma reunião no gabinete do ministro para discutir soluções contributivas de modo a melhorar o sistema previdenciário no Brasil. O gestor do campus da Unoeste em Jaú foi requisitado ao encontro para compartilhar conhecimentos e experiências acumuladas na área da perícia médica, visto que o ministério foi reformulado no atual governo com a chegada de novas pessoas na pasta.

Dentre os 5 mil peritos médicos que existem no Brasil, Dr. José foi convidado por Carlos Lupi. O motivo se deve ao fato dele ter know-how na área e apresentar grande conhecimento uma vez que é um estudioso do tema. Mas além dele e do ministro, estavam presentes no encontro realizado nessa terça-feira (14) o secretário-executivo da Previdência Wolney Queiroz, o chefe de gabinete do ministério Marcelo Panella, o secretário do Regime Geral de Previdência Social Adroaldo da Cunha, o presidente da Associação de Peritos Federais Luiz Argolo, além do vice-presidente da mesma associação, Francisco Cardoso.

“Foi uma reunião muito importante porque é uma demanda da sociedade. A previdência faz parte do dia a dia das pessoas, inclusive na sobrevivência delas. Quando precisam da previdência, as pessoas esperam que a resposta seja imediata e efetiva porque é a única saída. Ou a pessoa recebe o benefício ou vai passar dificuldades. Então é importante nesse sentido pois a resposta da Previdência impacta diretamente a vida das pessoas”, explicou.

Sem revelá-las, ele conta que durante a reunião apresentou, de acordo com seus entendimentos, algumas propostas para melhorar os serviços previdenciários no Brasil. “Principalmente da perícia médica, da qual eu faço parte. Continuaremos tratando das propostas que fiz. O ministro ouviu e vamos ver se algumas serão implementadas. Se implementar eu penso que pode ser muito bom para a população brasileira porque são ações com grande potencialidade de gerar resultados efetivos em algumas questões que são problemas recorrentes, como por exemplo a fila do INSS”, expôs.

Sobre o fato de estar atualmente gestor da Unoeste, as autoridades sabem que Dr. José é também professor e entendem isso como uma fortaleza nessa contribuição. “Além de eu estar na atividade técnica, eu também desenvolvo essa questão acadêmica, e isso o Ministério entende ser importante pois traz uma autoridade maior no que eles vão eventualmente decidir fazer”.

Know-how na perícia médica

Dr. José ocupa cargos de gestão na perícia desde 2012. Como perito médico federal, atuou no segundo governo de Luiz Inácio Lula da Silva, e posteriormente nos governos de Dilma Roussef, Michel Temer e Jair Bolsonaro. No governo Temer, devido seu destaque ao longo da carreira, títulos de mestrado e doutorado, e por ser considerado um grande estudioso da área, foi convidado a ocupar o cargo de coordenador nacional de serviços previdenciários do Ministério da Previdência onde permaneceu de 2017 a 2019, ano em que deixou a função em Brasília para assumir a coordenação do curso de Medicina na Unoeste de Jaú.


Legenda: Reunião na Esplanada dos Ministérios reuniu autoridades da previdência social que discutem soluções de problemas que impactam na vida dos contribuintes
Créditos: Cedida