Produções científicas em educação são apresentadas na Europa
Professora pesquisadora participa de eventos realizados por importantes instituições em Portugal e na Inglaterra
Dra. Elisa (a 2ª da direita para a esquerda) em evento na Inglaterra (Foto: Cedida)
O Programa de Pós-graduação em Educação – pelo qual a Unoeste oferece mestrado, doutorado e pós-doutorado – é representado em eventos internacionais na Europa. Em intercâmbio acadêmico e científico a professora pesquisadora Dra. Elisa Tomoe Moriya Schlünzen apresenta pesquisas que desenvolve e aproveita para ampliar conhecimentos sobre inclusão em conferências, congresso e encontro em Portugal e Inglaterra.
Na próxima semana, de segunda-feira (10) a quarta-feira (12) participará do 13º Congresso Ibero-americano de Docência Universitária (Cidu). Evento organizado pela Associação Iberamericana de Didática Universitária e pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; no qual a pesquisadora vinculada à Unoeste em Presidente Prudente apresentará duas pesquisas.
As apresentações serão dos trabalhos com os seguintes títulos: “Formação digital e inclusiva no programa Braille Bricks Brasil: abordagem construcionista, contextualizada e significativa” e “Desafios e oportunidades na implementação de políticas de educação inclusiva e equitativa no contexto brasileiro e internacional”. Ainda em Lisboa estará em outro evento.
Formação e inclusão
Convidada pela professora Dra. Sandra Caeiro, vice-reitora para a Investigação e Ciência Aberta, na terça-feira (11) participará do 2º Encontro de Investigadores/CoCriAção. Realização da Universidade Aberta de Portugal. Nessa incursão acadêmica e científica pela Europa, que ocorre desde o começo da segunda quinzena do mês passado, a Dra. Elisa participou de outros eventos.
Na Conferência Internacional sobre Educação e Novos Desenvolvimentos, organizada pelo Instituto Mundial para Pesquisa Avançada e Ciência (Wiars) e realizada de 15 a 17 de junho em Porto (Portugal), apresentou a pesquisa “Formação e inclusão: a importância da formação para utilizar o kit Leo Braille Bricks numa sala de aula inclusiva”. Pesquisa que envolveu Cícera Aparecida Lima Malheiro, Daniela Jordão Garcia Perez e Carmem Silvia de Souza Lima.
Qualidade na educação
Na 7ª Conferência Internacional sobre Qualidade na Educação, organizada pelo Colaboratório Internacional para Liderança em Educação Universalmente Projetada (Include) e realizada na Universidade de Worcester (Inglaterra) de 26 a 28 de junho, apresentou a pesquisa “O Impacto do MLS e CCS na Formação de Professores em Práticas Colaborativas Inclusivas”, com o envolvimento de Carmem Silvia de Souza Lima e Klaus Schlünzen Junior.
A sigla MLS, de Microteaching Lesson Study refere-se a uma metodologia empregada para apoiar o desenvolvimento profissional docente; e CCS refere-se a abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa, de autoria da Dr. Elisa. As pesquisas apresentadas por ela têm caráter interinstitucional junto à Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/Unesp), parceria da Fundação Dorina Nowill para Cegos e Lego Braille Bricks, e financiamentos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Participação em reunião com pesquisadores em Portugal, incluindo o Dr. Sean Bracken, do Reino Unido (Foto: Cedida)