13/03/2023

Preocupação com cobertura vacinal é debatida em Guarujá

Cerca de 140 pessoas, entre estudantes, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem de São Paulo, Santos e Guarujá, participaram do evento (Foto: Cedida)

Palestras voltadas a estudantes e profissionais da saúde movimentaram o campus que sediou o 14º Encontro de Imunizações da Sociedade Brasileira de Imunizações

Com o objetivo de melhorar os índices de cobertura vacinal no Estado de São Paulo, e assim eliminar os riscos da volta de doenças já consideradas erradicadas no País, a exemplo da poliomielite, o auditório da Unoeste Campus Guarujá recebeu no último sábado (11), entre os períodos da manhã e tarde, uma série de palestras que teve como principal público alvo os profissionais da saúde. As palestras fazem parte do 14º Encontro de Imunizações da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), realizado pela regional de São Paulo. Mas devido a importância da abordagem a Unoeste foi parceira nesse encontro que teve o apoio ainda da Atep Eventos e da Pfizer, empresa farmacêutica multinacional.

Ao todo, foram sete palestras que discorreram sobre diversos temas necessários para a reconquista das altas coberturas vacinais. Participaram cerca de 140 pessoas, entre estudantes e professores da Medicina Unoeste, além de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem de São Paulo, Santos e Guarujá. O coordenador do curso de Medicina da Unoeste Guarujá, Dr. Ronald Sérgio Pallota Filho, também acompanhou o encontro.

“Esse evento teve como objetivo capacitar pessoas que trabalham com vacinas em salas de vacinação, além de médicos de todas as especialidades, uma vez que depois de todos os problemas que tivemos com a pandemia, o que incluí fake news que provocou queda na cobertura vacinal, corremos o risco de ter o reaparecimento de doenças que já estavam eliminadas da nossa região. Uma delas, inclusive, é a poliomielite. Outra que nós tínhamos o certificado de eliminação é a do sarampo que já voltou e perdemos esse certificado de eliminação”, explicou a diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações, regional de São Paulo, e professora da Unoeste, Mildred Wintruff.

Pela manhã, foram quatro palestras realizadas. A primeira, que falou sobre o retorno da poliomielite, foi conduzida pela médica Silvia Viesti. Já as vacinas contra meningites meningocócicas e a importância da atualização foi tema abordado pela médica Silvia Bardella. O médico Renato Kfouri, atual presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações em âmbito nacional, falou sobre o que a vacinação do covid-19 trouxe com ela. E por fim, o médico Eitan Berezin, falou do impacto e prevenção das doenças pneumocócicas. As atividades no período foram encerradas com a mesa redonda.

Ao todo, sete palestras discutiram temas necessários para a reconquista das altas coberturas vacinais (Foto: Cedida)

À tarde, os trabalhos recomeçaram com mesa redonda para a discussão de casos clínicos envolvendo crianças, adolescentes e adultos, das quais participaram os médicos Silvia Viesti, Silvia Bardella, Melissa Palmieri e Paulo Tadeu Falanghe, além da coordenadora do evento, Dra. Mildred Wintruff. Depois, a enfermeira Evelin Plácido, atual presidente da SBIm, regional de São Paulo, abriu a segunda roda de palestras com a condução de um tema importante que explicou como recuperar os esquemas vacinais em atraso, e qual deve ser o papel do vacinador diante desses desafios.

Já o manejo da dor na hora da vacinação foi assunto abordado pela enfermeira Mayra Martho Moura. Por fim, as duas enfermeiras concluíram os trabalhos enfatizando em conjunto a importância da avaliação da carteira de vacinação e o o intervalo adequado entre as vacinas, com a apresentação de casos clínicos.

Sobre o Encontro de Imunizações da SBIm

Normalmente a regional de São Paulo da SBIm realiza dois encontros estaduais por ano. Além de Guarujá, já foi realizado em Ribeirão Preto, Campinas, Piracicaba, Santos e São Paulo. Há uma expectativa de que ainda neste ano a próxima edição seja realizada em Presidente Prudente no segundo semestre.

 


Legenda: Cerca de 140 pessoas, entre estudantes, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem de São Paulo, Santos e Guarujá, participaram do evento
Créditos: Cedida
Legenda: Ao todo, sete palestras discutiram temas necessários para a reconquista das altas coberturas vacinais
Créditos: Cedida