Pós habilita médicos para atuação em urgência e emergência
Especialização atende crescente demanda do setor de saúde e proporciona prática dentro e fora da universidade
Primeiro encontro ocorreu em um dos ambientes para atividades práticas, o Laboratório de Habilidades e Simulação da Unoeste (Foto: Cedida)
Para atender demanda exponencial do setor de saúde, está sendo ofertada junto a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste a especialização em Medicina de Urgência e Emergência. Oportunidade para médicos recém-formados ou que já estejam há algum tempo no exercício da profissão. Pós-graduação especialmente planejada com a concentração das aulas em um fim de semana por mês. A prática é colocada em relevância, em ambientes internos e externos da universidade.
Conforme a professora mestre Milena Colonhese Camargo, ao pensar na especialização buscou a parceria do professor doutor Leonardo Fantinato Menegon. Juntos desenvolveram a proposta para atender o real interesse dos médicos e a necessidade no atendimento aos usuários dos serviços de saúde. O curso tem 14 disciplinas que contemplam as áreas de cardiologia, pneumologia, neurologia, renal e metabólica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, infectologia, psiquiatria e pediatria.
Também abrange atendimento às emergências diversas; cuidados em ortopedia, otorrinolaringologia e oftalmologia; e práticas integradas. As aulas acontecem em Presidente Prudente, em salas do campus 2 e no Laboratório de Habilidades e Simulação Clínica que fica no campus 1. Externamente, os parceiros são o Hospital Regional (HR) Dr. Domingos Leonardo Cerávolo e as Unidades de Pronto Atendimento (Upas) da Rede Municipal de Saúde.
A duração é de 18 meses e as turmas vão sendo abertas a partir do preenchimento do cadastro de interesse, disponibilizado no site da Unoeste. As aulas ocorrem sempre em uma sexta-feira à tarde e à noite; e no sábado subsequente, de manhã e à tarde. São turmas pequenas, para possibilitar atenção especial a cada médico inscrito. Essa pós-graduação é especialmente voltada aos cuidados e manejo de pacientes em situações que representam riscos imediatos à vida.
“A complexidade do atendimento de urgência e emergência vem crescendo exponencialmente e por isso a criação do curso para atender essa necessidade dos profissionais”, afirma a professora. Diz ainda que a especialização tem como foco o atendimento inicial adequado, com o propósito de diminuir a morbidade e mortalidade dos pacientes. Afirma que o corpo docente qualificado é formado por profissionais da universidade e por convidados externos, de grandes centros.
Milena é enfermeira, duplamente especialista: em administração dos serviços de saúde e em avaliação do ensino e aprendizagem. É mestre em Ciência Animal, na área de tratamento de feridas, possui formação avançada em simulação clínica e atualmente é doutoranda em Ciências da Reabilitação pela USP. É professora de diferentes disciplinas no curso de medicina, incluindo Urgência e Emergência; e em três cursos de pós-graduação, entre os quais a especialização Enfermagem em Emergência. Coordena o laboratório de simulação, que é referência na América Latina.
Leonardo é medico e doutor em fisiopatologia médica pela Universidade Estadual de Campinas; professor na Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp/Unoeste), onde leciona a disciplina medicina intensiva. Juntos, com toda essa gama de conhecimentos, planejaram e colocaram em prática a especialização em Medicina de Urgência e Emergência, incluindo nela a preocupação de que a maioria dos egressos da formação em medicina atua como plantonistas em prontos-socorros e prontos-atendimentos.
Serviço – Saiba mais sobre a pós-graduação em Medicina de Urgência e Emergência no site da Pós Unoeste, neste link. Os interessados também podem fazer o cadastro de interesse.