Pós-graduação em educação reforça inserção social e inovação
Pesquisador com expertise no tema auxilia o programa de mestrado e doutorado a organizar as suas metas
Dr. Ângelo Ricardo de Souza: impacto social e inovação na pós-graduação (Foto: Homéro Ferreira)
Para reforçar o vínculo da produção de pesquisas com a inovação e gerar contribuição social de impacto regional, para além das fronteiras do oeste paulista, o Programa de Pós-Graduação em Educação contou com a expertise do professor pesquisador Dr. Ângelo Ricardo de Souza para orientar o corpo docente e alunos do mestrado e doutorado. Sua palestra consistiu na aula magna realizada tarde de quarta-feira (5) desta semana no Auditório das Acácias, que abriga o Salão do Júri, no campus 2 da Unoeste, em Presidente Prudente.
Em parceria interinstitucional, também estiveram envolvidos mestrandos e doutorandos da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), campus da Unesp em Prudente. Participaram ainda alunos de graduação na área da educação e dos demais programas de pós-graduação da Unoeste, professores da rede pública municipal de Prudente e no âmbito das diretorias de ensino local e de Mirante do Paranapanema. Foi para esse seleto público que o Dr. Ângelo orientou sobre maior robustez dos projetos de pesquisas, no sentido de fortalecer o impacto social com os resultados obtidos.
Contribuição e interinstitucionalidade
Conforme a coordenadora do programa, a professora pesquisadora Dra. Camélia Santina Murgo, o vasto conhecimento e a reconhecida atuação no ensino superior do Dr. Ângelo, inclusive como coordenador de área da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), possibilitou expressiva contribuição na organização das metas a serem alcançadas e serviu de parâmetro de análise do que está sendo feito e do que pode ser feito ainda mais na formação de educadores e pesquisadores em busca de cumprir o papel social da educação.
O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoeste, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, em sua fala na abertura da aula magna, com o tema “Impacto social e inovação na pós-graduação em educação”, deu as boas-vindas aos participantes em nome da Reitora Ana Cristina de Oliveira Lima. Em especial ao Dr. Ângelo, por contribuir na orientação de pesquisas que tenham maior impacto social, e à professora pesquisadora vinculada à Unesp Maria Raquel Miotto Morelatti, por contribuir com as relações interinstitucionais, integrando estudantes das duas universidades de Prudente; particular e pública.
Parte do público e a Dra. Raquel Miotto, a primeira da esquerda para a direita (Foto: Homéro Ferreira)
Educação, música e arte plástica
A coordenadora Dra. Camélia destacou a importância do evento com as presenças do Dr. Ângelo e de alunos e professores das duas instituições. Citou a presença da professora Marlene Biscaino de Alcântara, pela parceria em receber mestrandos e doutorandos em estágio na formação continuada de professores da Escola Estadual Fernando Costa. As falas de abertura foram precedidas de momento cultural com a apresentação musical do violonista Anderson Chizzolini, incluindo o momento em que cantou a vice-coordenadora do programa Dra. Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos.
O professor e artista plástico Josué Pantaleão pintou um quadro ao vivo. O cerimonial foi conduzido pelo estudante de mestrado Bruno Ferreira Martins. Na apresentação do Dr. Ângelo foi destacada, além de sua atuação na Capes, a sua formação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná, mestrado e doutorado pela PUC de São Paulo, estágio pós-doutoral na University of Bristol, na Inglaterra, e estágio sênior de pesquisa na Università degli Studi di Trento, na Itália. Dentre outras atuações, o Dr. Ângelo é professor associado à Universidade Federal do Paraná (UFPR).