Pós em urgência e emergência atende demanda do setor
Interesse de egressos da Unoeste e médicos formados por outras instituições motivou a oferta da especialização
Pós conta com o Laboratório de Habilidade de Simulação (LHabSim) da Unoeste que é referência na América Latina (Foto: Ector Gervasoni)
Algumas situações motivaram a criação da Especialização Medicina de Urgência e Emergência junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Unoeste (PRPPG), que já está sendo ofertada e com a previsão das aulas para a primeira turma aconteceram a partir do dia 18 de março deste ano.
Uma das motivações é a de que a complexidade do atendimento de urgência e emergência tem crescido exponencialmente. Outra é o interesse dos médicos, em especial egressos da Faculdade de Medicina da própria Unoeste e de profissionais formados por outras instituições.
O especialista nessa área atua nos cuidados e manejo de pacientes em situações que representam risco imediato à vida; sendo que o adequado atendimento inicial tem condições de proporcionar a redução de morbidade e mortalidade dos pacientes. Para o ensino nessa área, a pós-graduação ora ofertada tem ampla matriz curricular.
Através da dimensão teórico/prática, o médico estará sendo preparado para oferecer aos pacientes os devidos cuidados pré-hospitalares até o atendimento hospitalar. A especialização está estruturada com 14 disciplinas para serem aplicadas na carga de 360 horas no período de 18 meses.
O objetivo geral é habilitar o médico para o atendimento das principais situações de urgência e emergência e cuidados aos pacientes graves. São vários os objetivos específicos, a começar por proporcionar ou aprimorar as competências no reconhecimento de pacientes com sinais ou sintomas de gravidade.
A professora da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp/Unoeste) mestre e doutoranda Milena Colonhese Camargo conta que a especialização Medicina de Urgência e Emergência vinha sendo idealizada há algum tempo, exatamente pela procura por egressos da Unoeste e de outras instituições.
Em conversa com o colega professor Dr. Leonaro Fantinato Menegon houve a aceitação do desafio para montar a curso de pós-graduação. Milena é enfermeira; professora da disciplina de urgência e emergência; e coordenadora do Laboratório de Habilidades de Simulação (LHabSim). O Dr. Leonardo é médico intensivista e leciona a disciplina de urgência e emergência.
A expertise de ambos e a estrutura física da Unoeste, incluindo o LHabSim que é referência na América Latina, possibilitará ao aluno da pós um ganho teórico e prático de inestimável valor; além do uso de outros cenários práticos, tais como o Hospital Regional (HR) e as Upas (Unidades de Pronto Atendimento) de Prudente.
Questionada sobre a atuação do profissional médico na referida área, a professora Milena disse o seguinte: “Um médico com especialidade em urgência e emergência, com certeza, terá um diferencial no mercado de trabalho. Terá competências necessárias para atuar em unidades de pronto atendimento, pronto socorro e UTI [Unidade de Terapia Intensiva]”, afirmou.
Serviço – Inscrições no site da Unoeste, clique no link.