Pós Educação em Direitos Humanos está com inscrições abertas
Oportunidade na modalidade a distância está sendo ofertada ao público externo e à comunidade da Unoeste
Dr. Tchiago Inague: iniciativa de caráter institucional envolve os núcleos de educação em direitos humanos e desenvolvimento pedagógico (Foto: Ector Gervasoni)
A Unoeste passa a ofertar o curso de pós-graduação Educação em Direitos Humanos para a sua própria comunidade, incluindo professores e o corpo técnico administrativo, e ao público externo. Iniciativa prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023/2027, colocada em prática pelo Núcleo de Educação a Distância (Nead), desenvolvida junto ao Núcleo de Educação em Direitos Humanos (NEDHU) com a chancela do Núcleo Institucional de Desenvolvimento Pedagógico (Nidep).
O objetivo geral da especialização é promover nivelamento dos profissionais do ensino quanto aos princípios basilares atinentes aos Direitos Humanos, tais como: dignidade da pessoa humana, igualdade de direitos, estado laico, reconhecimento e valorização das diferenças e diversidades nas inúmeras áreas que compreendem os seres humanos e por vários motivos, dentre os quais os políticos, diversidade de gênero, crença, raciais, condições físicas e mentais, sustentabilidade e preservação ambiental.
Garantia de direitos
Os objetivos específicos são os de qualificar e fomentar o desenvolvimento de pesquisas na área; consolidar valores atinentes aos direitos humanos fundamentais; e promover o senso crítico sobre a garantia dos direitos do homem; conforme o coordenador do NEDHU, Dr. Tchiago Inague Rodrigues. O curso se justifica pela crescente demanda da necessidade de reafirmar valores fundamentais em direitos humanos frente aos dias atuais, em proteção do princípio da igualdade e dignidade da pessoa humana.
A especialização tem carga horária de 360 horas a serem cumpridas em seis meses e meio na modalidade a distância, com as seguintes disciplinas: Ambientação em EAD; Direitos Humanos – Perspectivas; Relações Étnico-Raciais; Diversidade de Gênero, Política e Religiosa; Direito das Pessoas com Deficiência – Legislação, Inclusão e Acessibilidade; Meio Ambiente e Sustentabilidade; e Saúde e Bioética. O corpo docente é constituído de profissionais com experiência na área da educação.
As disciplinas são atualizadas com o mercado e são totalmente on-line com duas aulas ao vivo e conteúdo disponível o tempo todo no ambiente virtual Aprender Unoeste e nas bibliotecas virtuais são mais de 13 mil títulos disponíveis. O curso é coordenado pela Dra. Lívia Raposo Bardy Ribeiro Prado, com a supervisão da coordenação pedagógica e direção do Nead, respectivamente pela Dra. Dayene Miralha de Carvalho Sano e professora Sonia Sanae Sato.
Serviço – As inscrições podem ser feitas neste link.