Pesquisadora da Unoeste fará conferência em evento espanhol
Março Ambiental 2022 oportuniza participação gratuita e se apresenta como oportunidade à comunidade acadêmica
Dra. Alba na Espanha em 2020, quando abriu as portas para intercâmbio científico (Foto: Cedida)
Em mais uma ação de internacionalização do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, pelo qual a Unoeste oferta mestrado e doutorado, a coordenadora Dra. Alba Regina Azevedo Arana está entre os conferencistas convidados para a 5ª edição do Março Ambiental, da Universidade da Coruña, na Espanha. Como o evento remoto e com participação gratuita, é uma oportunidade de participação para os integrantes da comunidade acadêmica da Unoeste que tenha interesse no assunto.
O Março Ambiental está programado para o período de 2 a 31 de março e tem cerca de 50 atividades variadas e direcionadas à educação para a sustentabilidade. A conferência da pesquisadora vinculada à Unoeste é sobre a promoção da saúde e meio ambiente no Brasil em tempos da pandemia de Covid-19, programada para às 16h do dia 10. Uma relação criada há dois anos quando a coordenadora levou trabalhos de alunos em evento científico do meio ambiente, na Universidade Alcalá de Henares, em Madri.
Naquela ocasião a participação no 6º Congresso Internacional de Educação Ambiental e no 2º Congresso Ibero-americano sobre Educação Ambiental para a Sustentabilidade, realizados de 13 a 16 de fevereiro de 2020, pouco antes da pandemia do novo coronavírus se alastrar pelo mundo. Evento que envolveu pesquisadores da América Latina, Caribe e Europa em intercâmbio de conhecimento e experiências sobre prática de educação ambiental. Os congressos foram realizados pela Asociación Española de Educación Ambiental (AEEA) e pela Red Iberoamericana de Meio Ambiente (Reima, AC).
Desde então foram mantidos contatos permanentes com pesquisadores da Espanha, em especial a Dra. Adriana Ávila Álvarez, da Faculdade de Ciências de Saúde, da Universidade da Coruña; e Dra. Fidela Humanwine Rosas, da Universidade de Madri. A Dra. Alba diz ser uma honra poder voltar a participar de um evento europeu, representar a Unoeste e discorrer sobre o tema relacionado ao evento deste ano, que tem o meio ambiente como casa e como vida. “Vou falar um pouco sobre a saúde e o meio ambiente no Brasil neste período de pandemia”, comenta.
A fala estará voltada aos problemas brasileiros ambientais e de saúde, suas evoluções; consequências diante da crise sanitária provocada pela Covid-19; e os reflexos na qualidade de vida da população. São questões que permeiam os estudos científicos desenvolvidos no programa de mestrado e doutorado multiprofissional. Os conteúdos da edição Março Ambiental 2022 estão divididos em quatro eixos temáticos, para tratar em profundidade alguns dos assuntos mais relevantes da atualidade: alimentação e vida saudável, consumo e desperdício, crise climática e cidades mais sustentáveis.
Serviços
Inscrições, neste link.