26/09/2024

Pedagogia Unoeste recebe nota máxima em avaliação do MEC

Curso ofertado na modalidade presencial destacou-se pelas práticas inovadoras e exitosas nas três grandes dimensões: Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Infraestrutura

Curso de Pedagogia presencial da Unoeste recebeu nota máxima em avaliação do MEC (Foto: Ector Gervasoni)

 

A Unoeste, em seu compromisso com a excelência na formação de profissionais de educação, chancela a história de sucesso do curso de Pedagogia, na modalidade presencial, que caminha lado a lado com a trajetória da universidade. Prova disso é a conquista do conceito máximo (Nota 5), na mais recente avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

A avaliação, que abrange três dimensões principais – Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Tutorial e Infraestrutura – destacou as práticas inovadoras e exitosas do curso em todas as áreas.

Coordenadora do curso, a professora doutora Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos explica como foi realizada a avaliação in loco. “Na organização didático-pedagógica foi elogiada a flexibilidade da matriz curricular, que integra ensino presencial com até 40% de disciplinas na modalidade a distância, alinhando-se às demandas contemporâneas do mercado educacional. Esse formato inovador, que equilibra tradição e tecnologia, foi um dos pontos altos do reconhecimento”, pontua.

Dra. Danielle destaca ainda que o comprometimento e a qualificação do corpo docente, com ampla participação em pesquisa e extensão, foram apontados como fundamentais para a qualidade do curso, além da estrutura e a participação dos alunos. “A infraestrutura de ponta, que inclui a Sala Betha, a Arena Lab, o projeto Be-Active e a brinquedoteca, também foi classificada com nota 5, proporcionando aos estudantes um ambiente moderno e alinhado às melhores práticas pedagógicas”.

Para ela, o conceito 5 é uma reafirmação da qualidade educacional oferecida pela Unoeste. “Além disso, é um reconhecimento ao trabalho de décadas de investimento e confiança na formação de pedagogos que impactam diretamente a educação no Brasil. Este marco fortalece o compromisso da Unoeste em seguir proporcionando uma formação de excelência e contribuindo para a melhoria da educação em Presidente Prudente e em todo o país”, afirma a docente que comemora o resultado.

A diretora da Faculdade de Artes Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp), Dra. Maria Helena Pereira, salienta que a nota obtida representa o esforço e dedicação de toda uma equipe. “Coordenação e corpo docente bem preparado, sendo a maioria de doutores e mestres, comprometidos com a formação, demonstra o quanto curso de Pedagogia está bem estruturado e a sua importância na formação de professores que farão a diferença no mundo do trabalho”.

Aprovação Acadêmica

Dra. Danielle ressalta outro ponto: a participação ativa dos acadêmicos na avaliação. “Além de serem valorizados pelos avaliadores, demonstraram envolvimento em atividades de extensão e projetos sociais. A empregabilidade dos egressos também foi mencionada, com mais de 90% dos formados atuando no mercado de trabalho, seja na educação básica, em cargos de gestão ou na academia”.

Dra. Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, coordenadora do curso de Pedagogia (Foto: João Paulo Barbosa)

Para o especialista em educação do Sesi-SP e ex-aluno do curso, Luan Chagas Furlan, de Presidente Prudente, a escolha pelo curso se deu pelo fato de conseguir 100% de bolsa de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni). “Além da bolsa, outras vantagens foram o corpo docente muito bem capacitado e a estrutura oferecida, como a biblioteca, por exemplo”.

O profissional conta que sua formação no curso de Pedagogia Presencial da Unoeste contribuiu para sua atuação profissional. “Todas as bases necessárias para atuar na educação básica e com projetos educacionais, foram construídas por meio dos excelentes professores do curso que proporcionaram metodologias significativas para a minha formação inicial. Hoje, atuo com o sistema Sesi de ensino, supervisionando e zelando pela qualidade das formações continuadas para os municípios que utilizam o currículo e o material do Sesi”.

Ele ainda destaca que a nota máxima o faz sentir orgulho. “Eu sempre acreditei na capacidade do corpo docente. Espero que o curso continue transformando a vida de muitas pessoas, assim como transformou a minha”, finaliza.

Andrei Lobo Marques Castilho é aluno do 2º termo do curso e a crença na educação e em sua importância para a sociedade foi o motivo de escolha pela área. “Eu sendo professor, tenho o poder de transformar vidas e formar pessoas que serão agentes de transformação. Nessa empreitada, a Unoeste me oportuniza uma infraestrutura incrível, cuidado e amor por parte da gestão e professores, e pelo curso que é extremamente completo – não é à toa que somos conceito máximo”.

Para o aluno, o curso oferece muito mais que somente o ensino. “É uma rede de possibilidades e aprendizado que une prática e teoria de forma única. Além disso, a universidade conta com o Projeto Unoeste Transforma que nos possibilita mesclar nossas habilidades aprendidas no curso a ações sociais. Esse extra da Unoeste é tudo de bom! Sairei do curso sendo um professor completo, disposto a contribuir ao máximo, mesclando todo o aprendizado não só ligado as matérias mas também aos ensinamentos de vida”.

O aluno destaca ainda o privilégio que é fazer parte de um curso de excelência. “Ter o nome da Unoeste, e a Pedagogia conceito máximo no meu diploma me deixam extremamente feliz e satisfeito. Primeiro, porque temos profissionais que merecem esse título, a exemplo, da professora Danielle que se dedica ao máximo por esse curso e pela universidade. Além disso, precisamos manter a chama da educação acessa, sem ela, sem professores e pedagogos, não se faz sociedade, não se faz pessoas íntegras, não se faz um país”.

O sonho de infância tem se tornado realidade para a Katieli Santos Cardoso. “A Unoeste me fez perceber que ‘venci na vida’, pois ela é uma universidade de sucesso, a melhor do oeste paulista. Sempre a admirei por conter os melhores e mais diferenciados profissionais, e uma metodologia surreal. Sem contar que ela está disponível e eficiente para atender ao aluno nas suas mais diversas realidades”.

Katieli afirma que dentre as vantagens da universidade as aulas práticas e atividades extracurriculares são oportunidades de conhecer os melhores profissionais da área da educação. “O curso oferta uma excelente formação que desde já contribuirá para a minha futura atuação profissional, fazendo com que eu me destaque na prática e ensino da educação, e seja diferenciada dos demais profissionais da área. Na Unoeste, tenho chances de criar networking, além dela ser nota máxima no MEC”.

Por fim, a aluna se diz realizada e satisfeita com a o curso. “Saber que o curso teve nota máxima do MEC transborda o meu coração de alegria e me proporciona muita segurança, de saber que estou na universidade certa. Sem dúvida, a nota me faz ter o sentimento de pertencimento. Fico extremamente honrada de poder contar a história de que faço parte de um dos melhores cursos presenciais de Pedagogia em uma universidade que só tenho que agradecer por seu profissionalismo e dedicação ao aluno”.

Faça Unoeste agora!

Se você ficou animado com o fato do curso de Pedagogia da Unoeste ser nota máxima pelo MEC, faça parte desse time já e transforme seu futuro. A universidade está com o Concurso de Bolsas em andamento, com bolsa de estudo de 40% garantida a todos os cursos de licenciatura. Além do concurso, a universidade possibilita o ingresso pela nota do Enem e pelo Programa 40+, para quem tem mais de 40 anos. Inscreva-se no Vestibular Unoeste 2025. 


Legenda: Curso de Pedagogia presencial da Unoeste recebeu nota máxima em avaliação do MEC
Créditos: Ector Gervasoni
Legenda: Dra. Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, coordenadora do curso de Pedagogia
Créditos: João Paulo Barbosa
Legenda: A avaliação abrangeu três dimensões principais e resultou na nota máxima
Créditos: Ector Gervasoni