Pedagogia oferece preparação para Semana do Meio Ambiente
Workshop do Programa Educa Pontal atende um grupo professores que terão a atuação como multiplicadores
Professor Josué Pantaleão: reutilização de CD para produzir enfeite de parede (Foto: Reprodução)
Workshop ministrado por professores da Pedagogia Unoeste oferece conhecimento e propõe ações para serem replicadas por professores aos mais de 17,6 mil alunos de 29 escolas vinculadas à Diretoria de Ensino de Mirante do Paranapanema. As atividades remotas foram realizadas durante a manhã desta sexta-feira (28), como preparação às ações da próxima semana de comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente que transcorre em 5 de junho, instituído em 1972 durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, ocorrida em Estocolmo, a capital da Suécia, e promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU).
A realização envolveu a Diretoria, o Programa Educa Pontal, o Programa Escola da Família e a Unoeste. O workshop teve como tema “Meio ambiente e sustentabilidade – a escola como espaço para possibilidades de efetivação com os 3 Rs: reduzir, reutilizar e reciclar”; com o objetivo de atender a formação continuada de professores articuladores do programa estadual que envolve as famílias e os que atuam nas disciplinas de artes e geografia, incluindo ainda os que trabalham com educação especial. O encontro pelo Google Meet mobilizou mais de 50 profissionais, sendo iniciado por volta das 9h e concluído depois das 12, com transmissão no YouTube.
Proferida pela Dra. Janaina Pereira Duarte Bezerra, a palestra teve o seguinte tema: “Programa Educa Pontal e o Dia do Meio Ambiente: reflexões para o trabalho educacional a partir de questões ambientais do Brasil e do mundo”. As explanações feitas pela palestrante foram ilustradas com fotos e vídeos e o foco esteve voltado para a educação ambiental na escola como mecanismo de consciência crítica acerca das questões desse segmento e como ferramenta capaz de gerar novas atitudes, com a finalidade de minimizar danos causados a natureza.
O artista plástico e professor universitário Josué Pantaleão da Silva conduziu a oficina “Práticas pedagógicas e arte com a utilização de material reciclável”; orientando aos professores para trabalharem com alunos algo que possa ser exposto, com o objetivo de multiplicação do conceito de reutilização. Um dos objetos produzidos foi enfeite de parede utilizando compact disc (CD) que iria para o lixo, para cobri-lo com feltro laranja e pedaço de tecido estampado; incluindo no acabamento um laço.
A abertura do workshop foi conduzida pela professora coordenadora de projetos especiais do Núcleo Pedagógico da Diretoria, Ivani Aparecida de Souza Pereira, com o dirigente de ensino Enio Magro representado pela professora Viviane Evangelista Neves Santos, do mesmo núcleo e que agradeceu a parceria da Unoeste no Educa Pontal, “programa que tem feito toda a diferença, com momentos de aprendizagem e satisfação”. A professora de educação especial Solange Marques chamou a atenção para o momento de se reinventar, fazendo alusão ao isolamento social por causa da pandemia do coronavírus, no sentido de trabalhar no ambiente escolar a redução, a reutilização e a reciclagem.
A supervisora de ensino Zuleika Santos chamou a atenção para o tema do workshop, dizendo ser atualíssimo e na educação serve para mobilizar os alunos para o olhar cuidadoso com as questões e ações ambientais. O supervisor de ensino, José Francisco de Lima, defendeu o posicionamento de que o zelo ambiental deve ser de responsabilidade de cada pessoa, dentro de sua casa e daí para fora. A coordenadora do Educa Pontal, Dra. Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos classificou como profícua a parceria da Unoeste com a Diretoria de Ensino de Mirante do Paranapanema, citando por parte da universidade as atuações do pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, e a coordenadora de ações extensivas, Cidinha Martines.
“O programa [Educa Pontal] tem como premissas principais os processos formativos para estimular professores e demais servidores da educação, atendendo aos objetivos da Agenda 2030”, referindo-se à defesa do desenvolvimento sustentável. “O planeta é a nossa casa e dele devemos cuidar”, pontou a Dra. Danielle que também coordena os cursos de Pedagogia presencial e a distância da Unoeste, além de integrar o corpo de professores pesquisadores do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação, que oferta mestrado e doutorado. O dirigente Enio chegou no final para agradecer a parceria da Unoeste e explicar que estava em reunião remota sobre o novo currículo do ensino médio no estado de São Paulo.